Vidro float: O que as empresas de esquadrias precisam saber?

| PKO do Brasil |

Vidro float: O que as empresas de esquadrias precisam saber?

Vidro Float

É importante conhecer o vidro float e suas características de aplicação

O que as empresas de esquadrias precisam saber que é o vidro float– também conhecido como plano ou monolítico, é a base para todos os vidros da construção civil. Por ser composto por uma única lâmina – consiste no material simples, que ainda não passou por nenhum processo de beneficiamento, pintura ou espelhação.

Sua resistência em estado original pode atingir até 400kgf/cm² e tal índice pode aumentar de acordo com o tipo de beneficiamento a qual for submetido, como quando passa de vidro plano para temperado, por exemplo, cuja resistência é em torno de 1400 kgf/cm².

Versátil, ele também pode ser muito útil para as empresas de esquadrias porque oferece a base para o desenvolvimento de espelhos, vidros de controle solar, autolimpante, entre outros.

Vidro Plano

A produção do vidro float tem como base principal à sílica. À ela são incorporados alguns metais e essa mistura é submetida a 1600°C, formando uma massa viscosa que, posteriormente, é despejada sobre um tanque de estanho líquido.

Por possuírem densidades distintas, esses materiais não se misturam e a junção entre a sílica e os metais flutua (float, em inglês) sobre a base de estanho, transformando-se em uma chapa completamente lisa.

Em seguida, a massa já em forma de vidro é resfriado gradativamente, percebendo-se a mudança na aparência que, de opaca, passa a se tornar translúcida.

Depois de completamente fria, a chapa é cortada e lapidada, de modo filetado ou bisotê. Além das características de acabamento de borda, o vidro plano pode ser concebido em espessuras variadas: 12, 15 ou 19mm, caso do Vidro Extragrosso da Vivance.

Leia também:  Como o sistema de compras on-line está revolucionando as empresas de esquadria

Espessuras e tipos de acabamento do vidro float

Para cada espessura e acabamento há um tipo de aplicação do vidro plano, mas sua principal função é proteger as edificações da chuva e do vento, tornando um substituto eficiente para paredes de alvenaria.

Ele também pode ser utilizado para integrar projetos paisagísticos à ambientes internos, onde, ainda, pode assumir a função de dividir ambientes de forma acolhedora e com melhor aproveitamento da luz natural.

O vidro float também é um material bastante aplicado em janelas com esquadrias de alumínio, PVC, madeira e ferro e está disponível nas cores incolor, extraclear, verde, cinza, bronze, azul e fumê.

É sempre importante as empresas de esquadrias observar a procedência do vidro plano. O material precisa estar em conformidade com a NBR 7199, que rege as normas para a aplicação do material na construção civil.

Diferentes tipos de esquadriasDiferentes tipos de esquadrias
Infográfico

Diferentes Tipos de Esquadrias

Conheça os principais tipos de esquadrias existentes no mercado.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
🍷 Manual do Vidro para Adegas: Conheça o tipo de vidro que deve ser utilizado, instalação, normas técnicas, climatização, iluminação e modelos de adegas. Download grátis❗️ ➡️ https://bit.ly/2UCNXza
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Tudo o que você precisa saber para vender vidros com excelência ⤵️

1️⃣ Mercado e Concorrência
2️⃣ Fornecedores
3️⃣ Cliente e o Funil de Vendas
4️⃣ Orçamento e Visita Técnica
5️⃣ Realização dos Serviços e como Agregar Valor
6️⃣ Marketing Digital

➡️ Download grátis: https://bit.ly/vender-vidros
Política de Qualidade da PKO do Brasil
eBook

Normas de Vidro: 4 tipos que você deve conhecer

Saber quais são as normas que regulam o uso e aplicação do vidro é fundamental para quem projeta, especifica e instala este material.
Vidro para Adega de Vinhos
eBook

Manual do Vidro para Adega

Tipo de vidro que deve ser utilizado, instalação, normas técnicas, climatização, iluminação e modelos de adegas.