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Como aumentar as vendas de sua vidraçaria

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Como aumentar as vendas de sua vidraçaria

Você já parou para pensar que a abordagem feita ao seu cliente pode fazer toda diferença no seu negócio? Para além disso, apresentar conhecimento e buscar suporte técnico em projetos – oferecidos aqui pela PKO – podem aumentar as vendas de sua vidraçaria. 

Por isso, a seguir, vamos te dar algumas dicas de como aumentar as vendas de sua vidraçaria que irão te ajudar a conquistar ainda mais clientes, fidelizá-los e, consequentemente, vender mais. Acompanhe!

Conheça 13 técnicas de vendas indispensáveis para sua vidraçaria

1. Ajude o cliente a ter clareza sobre suas necessidades

O primeiro item que destacamos como técnica para aumentar as vendas de sua vidraçaria é facilitar e direcionar o cliente para produtos ou serviços de acordo com a necessidade que eles precisam.

Vamos supor que um cliente te procure para uma janela de vidro, mas não tem ideia de qual tipo de vidro ou esquadrias ele quer. Neste caso, mostre as opções pertinentes e possíveis e ajude-o a ter maior clareza sobre o que espera comprar.

2. Conquiste a confiança do cliente 

Ganhar a confiança de um consumidor pode não ser tarefa fácil e, para isso, é preciso demonstrar conhecimento no mercado e nos produtos. Saber sobre o que é vendido e quais opções utilizar em cada tipo de aplicação é requisito básico para sua equipe de vendas.

Por isso, realize treinamentos constantes sobre técnicas, produtos e também postura no contato com o cliente para que, assim, o consumidor perceba e tenha mais confiança.

3. Seja ético

Outra dica importante é ser transparente, não mentir e explicar as possibilidades possíveis em relação a produtos, prazos e preços. Ser ético com a empresa e com o cliente é item obrigatório para a conquista de credibilidade e confiança junto ao consumidor.

Leia também: 5 maneiras de conseguir mais descontos junto ao fornecedor 

4. Saiba ter flexibilidade

Atualmente, a flexibilidade dentro das empresas é a capacidade de ver mudanças ou novas ideias como oportunidades, ou seja, enxergar o que há de melhor e resolver as situações que surgem como problemas.

Ao adotar essa postura dentro da sua vidraçaria, o crescimento torna-se contínuo. Como diz o ditado chinês: “Em noite de tempestade, as árvores rígidas são as primeiras a quebrar. As flexíveis se curvam e deixam o vento passar…”

5. Não desdenhe da capacidade do cliente

Já ouviu aquela máxima: “o cliente sempre tem razão”? Então, com a globalização e o advento da internet, os clientes têm acesso a todos tipos de informações sobre empresas e produtos, podendo facilmente ver os modelos de esquadrias de alumínio disponíveis e suas características.

Por isso, ouça sempre o que ele tem a dizer e com base nas críticas, construa uma melhor reputação para sua vidraçaria.

6. Seja organizado

A organização é fundamental para garantir que todos os clientes sejam atendidos da melhor forma possível. Crie uma planilha com os clientes atendidos, se foi enviado orçamento, se houve um retorno para negociar melhor os preços e mais. Assim, é possível evitar esquecimentos e garantir um trabalho mais otimizado.

7. Planeje estratégias

As estratégias de vendas precisam ser planejadas antecipadamente dentro da empresa e repassadas aos vendedores, garantindo assim que a abordagem seja adequada e similar. Preveja as tendências do mercado, as metas para cada produto e as promoções que podem ajudar a impulsionar seu negócio.

8. Apresente conhecimento técnico

Uma das mais importantes dicas para aumentar as vendas de sua vidraçaria é ter todas as informações sobre o produto ou serviço que seu negócio está oferecendo, pois somente assim você passará confiança para o consumidor.

Por isso, tenha na ponta da língua todo conhecimento técnico e comercial do setor de vidros para aumentar a credibilidade aos clientes— e consequentemente as vendas. 

9. Invista em treinamentos 

A equipe de vendas tem grande parcela de contribuição com o faturamento da sua empresa. Além de auxiliarem no aumento do faturamento, um time bem treinado reforça a criação de uma imagem institucional mais forte, gerando reconhecimento e confiança dos clientes em sua marca.

Assim, no momento do treinamento é importante ter em mente os diferenciais do produto, os valores agregados que ele pode oferecer ao cliente, quais os serviços que a empresa oferece juntamente com o material, entre outras informações.

Para os clientes e possíveis parceiros em potencial, a PKO oferece treinamento para conhecimento e entendimento na utilização dos produtos – mais um benefício da nossa empresa.

Leia também: Por que investir no treinamento da sua equipe de vendas?

10. Use sua criatividade

A criatividade é outro diferencial que a equipe comercial precisa ter no mercado altamente competitivo que estamos inseridos. Saber como abordar o cliente e de que maneira enviar um e-mail com promoção, por exemplo, é fundamental para ganhar a confiança e preferência do cliente. Aposte em estratégias e abordagens diferenciadas.

Leia também: 10 tipos de vidros especiais com características únicas para incluir no seu projeto

11. Esteja integrado com o setor de marketing

O setor de Marketing é importante aliado da área de vendas por dar mais subsídios para que o processo ocorra de maneira natural e mais facilmente. Conte com materiais específicos, como e-mail marketings, folders e vídeos.

12. Busque suporte técnico ao seu cliente

Tanto sua empresa, quanto o próprio cliente, podem buscar suporte técnico no momento da escolha de quais são os produtos mais adequados para o projeto. Essas soluções podem acontecer junto a arquitetos e especialistas ou encontrar empresas fabricantes no mercado que oferecem esse serviço gratuitamente, por meio de técnicos ou simuladores, em uma espécie de consultoria. 

Você sabia que a PKO do Brasil oferece suporte técnico ao seu cliente— das demandas mais simples às mais complexas? O departamento de Especificação Técnica de Vidros auxilia os profissionais quanto ao melhor produto a ser utilizado em um empreendimento, e os clientes têm à disposição também a orientação para cálculos de espessura para as mais variadas aplicações, além de orientações quanto ao desempenho de vidros acústicos até a sugestão de melhor modulação para o menor desperdício do corte. 

Leia também: Importância de apoio técnico na escolha dos produtos

13. Acredite em seu potencial 

A última dica que damos em relação às técnicas de venda é acreditar no potencial de sua empresa. Essa é a principal chave do sucesso, garantindo assim um bom trabalho e conquistando a confiança do cliente.

Conclusão

Aplicando todas essas dicas, com certeza você irá conseguir aumentar as vendas de sua vidraçaria, mostrar ao seu cliente o potencial de seu negócio e conseguir entender onde estão as possíveis falhas do seu negócio para, consequentemente, ter a chance de consertá-las.

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