Saiba como fazer o melhor negócio com seu fornecedor
Saiba como fazer o melhor negócio com seu fornecedor

Saiba como fazer o melhor negócio com seu fornecedor | Universo Transparente

  • NegociaçãoVendas
  • 23, fevereiro 2017
  • 3 min de leitura

Tenha uma relação de parceria com seu fornecedor e saia na frente de seus concorrentes

A escolha do fornecedor que atenderá a sua empresa de esquadrias ou serralheria é fator fundamental para o sucesso de seu negócio. Os fornecedores devem ser seus parceiros,  por isso é importante manter um relacionamento estreito com cada um deles, tratando-os com respeito e profissionalismo.

Você sabe qual a importância de ter um relacionamento estreito com o fornecedor e como essa postura pode te ajudar a manter seus clientes ativos? Neste post vamos falar exatamente sobre isso, além de dar dicas para que você construa boas parcerias com seus fornecedores. Confira a seguir!

Quais fatores são importantes para a escolha de um fornecedor?

O primeiro passo para escolher um fornecedor é saber se ele comercializa os produtos ou serviços que você precisa. É importante verificar processos produtivos e metodologias de trabalho, qualidade do produto entregue e flexibilização em relação a prazos e pagamento ao fornecedor.

Depois, é importante avaliar a história desse fornecedor. Procure saber há quanto tempo a empresa está no mercado, qual é a missão, a visão e os valores da empresa, tente entender melhor o que a organização mais preza em relação aos clientes, como qualidade, apoio técnico, pós-vendas, consultoria especializada, preço, prazo, entre outros itens.

É interessante verificar também as referências da empresa. Procure ligar para clientes que já compram desse fornecedor e pergunte como é o atendimento, a qualidade e outras questões que impactam em seu negócio.

Como avaliar se o fornecedor oferece o que sua empresa precisa?

Após o levantamento dos dados que citamos acima, é chegada a hora de confrontar as respostas obtidas com o que sua empresa de esquadrias ou serralheria espera desse fornecedor, analisando corretamente quais os pontos positivos mais importantes que o fornecedor oferece em relação aquilo que você mais precisa.

Outra dica importante é fazer o levantamento dos valores que você gastaria caso tivesse que contratar os serviços ofertados pelo fornecedor, como a consultoria técnica e os profissionais para o pós-vendas. Deste modo, é possível entender melhor o custo-benefício de fechar uma boa parceria.

Quando falamos em pós-vendas, é preciso analisar se a empresa te dá um respaldo como a realização de um cronograma de obras, a otimização parcial dos vidros, a organização da logística de entrega, de movimentação e armazenamento e também o oferecimento de um canal de atendimento ao consumidor, requisito exigido pela lei.

Vamos supor que sua empresa de esquadria ou serralheria precise de um apoio de pós-vendas. Por se tratar de uma obra grande e que não tenha capacidade de armazenar de uma vez todos os vidros e esquadrias, a produção fracionada de materiais é uma saída produtiva para todos, inclusive sua empresa, que não precisará disponibilizar profissionais para esse gerenciamento, gerando economia na obra pela redução dos prazos.

Preze pela boa relação com seu fornecedor

Para que a relação com seu fornecedor seja duradoura, preze por um clima amistoso, resolvendo os possíveis problemas com polidez e negociando os melhores prazos de entrega e também de pagamento. Muitas vezes, será necessário ter flexibilidade e saber entender que nem sempre o valor ou custo é são prioridades  em uma relação entre empresa-fornecedor.

Nem sempre os fornecedores terão à disposição tudo aquilo que você espera, mas é imprescindível que eles resolvam o problema, quando surgir. Deste modo, você saberá que pode contar com ele em momentos mais delicados e ele saberá também que você confia na parceria e procurará solucionar as dificuldades da melhor maneira

O importante na parceria com seu fornecedor é saber que pode contar com ele nas dificuldades. Assim, seu cliente conseguirá perceber que sua empresa de esquadrias ou serralheria tem a preocupação em oferecer o melhor.

Agora, mãos à obra…

Deu para perceber que estabelecer uma parceria de sucesso com um fornecedor não é tarefa simples. Você precisa pesquisar, analisar, entender melhor as vantagens e desvantagens e o que sua empresa realmente precisa de apoio do fornecedor.

Esperamos que, com essas dicas, você fortaleça antigas alianças e construa novos relacionamentos com fornecedores.

Se gostou do post, curta e compartilhe essa publicação em suas redes sociais.

Navegue por tópicos