Por que o pós-venda é decisivo para seu negócio de esquadria?
Pós vendas para empresas de esquadria

Pós-venda: porque ele é decisivo para seu negócio de esquadria?

  • NegociaçãoVendas
  • 12, junho 2018
  • 3 min de leitura

Agregue mais valor ao processo de vendas investindo no pós-venda.

O pós-venda é uma das etapas do processo de comercialização muito relacionado à área de Marketing, que prevê o acompanhamento e o respaldo ao cliente após o momento da compra. Normalmente, abrange as pesquisas de satisfação, o apoio na resolução dos problemas e a realização de ações visando manter a fidelidade do cliente.

As empresas de esquadria ou serralheria que investem em pós-vendas conseguem mensurar melhor se a venda teve resultados positivos e se o cliente voltaria a fazer novos negócios. Por isso, esse setor tem crescido nas organizações, que passam a dar mais atenção aos processos posteriores ao momento da venda.

Por que é importante oferecer pós-venda ao cliente?

O pós-vendas tem como uma de suas premissas o relacionamento com o cliente. Devido à acirrada competitividade, principalmente nas empresas de esquadrias ou serralheria com foco na construção civil, como beneficiadores de vidro e esquadrias, o cliente busca diferenciais na relação com seus fornecedores que o motivarão a permanecer ou não fiel a sua empresa.

Hoje, os clientes procuram atendimento personalizado, tratamento diferenciado e agilidade na resolução dos problemas. Eles buscam principalmente a satisfação na compra, aliada sempre aos preços moderados.

Algumas empresas de esquadrias ou serralherias são pioneiras em processos de pós-venda. Trata-se de ações simples, mas que fazem muita diferença. Uma dessas iniciativas é ofertar canais de atendimento ao consumidor, uma obrigatoriedade prevista em lei, mas que se bem-feita, pode minimizar os impactos de um problema que o cliente esteja passando.

Outro exemplo são os cronogramas de entrega dos materiais solicitados. Caso seu cliente precise da entrega das esquadrias de uma obra de fachadas parcialmente, você pode criar cronogramas de entrega dos materiais de maneira fracionada, inclusive por tipo de vidro, evitando armazenamento inadequado, que pode danificar os produtos.

Confira a seguir algumas dicas para que você possa implantar um processo simples de pós-vendas na sua empresa de esquadrias de alumínio ou PVC.

Dica de pós-venda 1: Atendimento Especializado

O atendimento especializado é a primeira dica para que você se destaque junto aos seus clientes. Veja as principais técnicas:

  • Trate seus clientes com atenção e disponibilidade;
  • Ouça com atenção e procure entender exatamente aquilo que ele quer;
  • Crie e mantenha atualizado um banco de dados com as informações de seus clientes, como nome, gostos, o que mais compra, entre outros;
  • Sempre que realizar promoções, entre em contato para informar ao cliente;
  • Mantenha contato constante com o cliente, mas tenha cuidado para que ele não se sinta incomodado.

Dica de pós-venda 2: Agilidade nas respostas

Outro fator fundamental para que seu cliente se sinta especial é ter agilidade nas respostas. Se por exemplo, um cliente comprou uma janela de vidro laminado com sua empresa e por acaso, houve a quebra do vidro no momento de instalação, você precisa ser rápido para resolver esse problema, informando os prazos para a troca do produto, se haverá custos extras ou outros tipos de encaminhamento.

Para ter agilidade nas respostas, é preciso que:

  • O fluxo de informações seja eficiente, facilitando a troca de mensagens dentro da empresa;
  • O vendedor tenha uma organização das pendências junto aos clientes;
  • Existam canais de comunicação variados, como e-mail, celular, telefone e chats;
  • O cliente tenha acesso às informações de maneira clara e verdadeira;
  • O processo de atendimento tenha começo, meio e fim.

Dica de pós-venda 3: Treine sua equipe

Para que o setor de pós-vendas tenha efetividade, você precisará disponibilizar profissionais responsáveis por esses processos, que saberão corretamente a melhor maneira de tratar os clientes, de resolver problemas e de ofertar soluções.

Os treinamentos surgem como aliado na capacitação desses profissionais e deve envolver:

  • Técnicas de atendimento ao consumidor;
  • Oratória e comunicação;
  • Processo de vendas;
  • Marketing com foco em pós-vendas;
  • Fidelização de clientes.

Como deu para perceber, para que sua empresa de esquadrias ou serralheria tenha sucesso nos processos de pós-venda, basta aplicar algumas ações simples no dia a dia do trabalho e focar  principalmente na agilidade nas respostas, no acompanhamento personalizado e na capacitação da equipe.

Você sabe alguma outra dica para compartilhar conosco? Comente abaixo!

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