A escolha do fornecedor que atenderá a sua empresa de esquadrias ou serralheria é fator fundamental para o sucesso de seu negócio. Os fornecedores devem ser seus parceiros, por isso é importante manter um relacionamento estreito com cada um deles, tratando-os com respeito e profissionalismo.
Você sabe qual a importância de ter um relacionamento estreito com o fornecedor e como essa postura pode te ajudar a manter seus clientes ativos? Neste post vamos falar exatamente sobre isso, além de dar dicas para que você construa boas parcerias com seus fornecedores. Confira a seguir!
O primeiro passo para escolher um fornecedor é saber se ele comercializa os produtos ou serviços que você precisa. É importante verificar processos produtivos e metodologias de trabalho, qualidade do produto entregue e flexibilização em relação a prazos e pagamento ao fornecedor.
Depois, é importante avaliar a história desse fornecedor. Procure saber há quanto tempo a empresa está no mercado, qual é a missão, a visão e os valores da empresa, tente entender melhor o que a organização mais preza em relação aos clientes, como qualidade, apoio técnico, pós-vendas, consultoria especializada, preço, prazo, entre outros itens.
É interessante verificar também as referências da empresa. Procure ligar para clientes que já compram desse fornecedor e pergunte como é o atendimento, a qualidade e outras questões que impactam em seu negócio.
Após o levantamento dos dados que citamos acima, é chegada a hora de confrontar as respostas obtidas com o que sua empresa de esquadrias ou serralheria espera desse fornecedor, analisando corretamente quais os pontos positivos mais importantes que o fornecedor oferece em relação aquilo que você mais precisa.
Outra dica importante é fazer o levantamento dos valores que você gastaria caso tivesse que contratar os serviços ofertados pelo fornecedor, como a consultoria técnica e os profissionais para o pós-vendas. Deste modo, é possível entender melhor o custo-benefício de fechar uma boa parceria.
Quando falamos em pós-vendas, é preciso analisar se a empresa te dá um respaldo como a realização de um cronograma de obras, a otimização parcial dos vidros, a organização da logística de entrega, de movimentação e armazenamento e também o oferecimento de um canal de atendimento ao consumidor, requisito exigido pela lei.
Vamos supor que sua empresa de esquadria ou serralheria precise de um apoio de pós-vendas. Por se tratar de uma obra grande e que não tenha capacidade de armazenar de uma vez todos os vidros e esquadrias, a produção fracionada de materiais é uma saída produtiva para todos, inclusive sua empresa, que não precisará disponibilizar profissionais para esse gerenciamento, gerando economia na obra pela redução dos prazos.
Para que a relação com seu fornecedor seja duradoura, preze por um clima amistoso, resolvendo os possíveis problemas com polidez e negociando os melhores prazos de entrega e também de pagamento. Muitas vezes, será necessário ter flexibilidade e saber entender que nem sempre o valor ou custo é são prioridades em uma relação entre empresa-fornecedor.
Nem sempre os fornecedores terão à disposição tudo aquilo que você espera, mas é imprescindível que eles resolvam o problema, quando surgir. Deste modo, você saberá que pode contar com ele em momentos mais delicados e ele saberá também que você confia na parceria e procurará solucionar as dificuldades da melhor maneira
O importante na parceria com seu fornecedor é saber que pode contar com ele nas dificuldades. Assim, seu cliente conseguirá perceber que sua empresa de esquadrias ou serralheria tem a preocupação em oferecer o melhor.
Deu para perceber que estabelecer uma parceria de sucesso com um fornecedor não é tarefa simples. Você precisa pesquisar, analisar, entender melhor as vantagens e desvantagens e o que sua empresa realmente precisa de apoio do fornecedor.
Esperamos que, com essas dicas, você fortaleça antigas alianças e construa novos relacionamentos com fornecedores.
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