Janelas de vidro: Conheça os seus principais benefícios 
Janelas de vidro - Vidros para janelas

Janelas de vidro: Conheça os seus principais benefícios 

  • Segurança
  • 8, abril 2024
  • 3 min de leitura

As janelas de vidro são itens fundamentais em projetos arquitetônicos, elas  proporcionam não apenas iluminação natural, mas também uma série de benefícios que contribuem para o conforto térmico, acústico e a qualidade de vida dos usuários.

Neste texto, vamos explorar a importância das janelas de vidro, seus benefícios e os diferentes tipos de vidro ideais para sua aplicação de acordo com a norma NBR 7199. Continue na leitura abaixo para saber mais. 

Importância das janelas de vidro

As janelas de vidro desempenham um papel essencial nas edificações como a ventilação e a iluminação natural nos espaços internos. E elas são fundamentais para garantir o conforto térmico e acústico nos ambientes. Além disso, contribuem para a estética e a valorização dos espaços, proporcionando para os usuários uma conexão com o mundo exterior e criando uma sensação de amplitude. 

Norma para a aplicação das janelas de vidro

Para que as janelas de vidros tenham um ótimo desempenho nas edificações e com a espessura correta, é fundamental seguir a norma técnica 7199, que estabelece os requisitos para a aplicação ideal do material. Conhecer a NBR 7199 evita que a instalação seja inadequada para a proposta do projeto, assim, ela garante a segurança e a eficiência das janelas de vidro ao informar o vidro certo a ser utilizado na edificação. 

Quais os benefícios das janelas de vidro?

As janelas de vidro podem trazer além da estética, muitos benefícios para os projetos arquitetônicos. Confira abaixo algumas vantagens! 

Economia de energia

As janelas de vidro contribuem para a economia de energia ao permitir a entrada de luz natural nos ambientes, o que reduz a necessidade do uso da iluminação artificial durante o dia. Isso não apenas reduz os custos com a eletricidade, mas também promove a sustentabilidade para a edificação. 

Saúde e bem-estar

A entrada da iluminação natural através das janelas de vidro está associada a diversos benefícios, pois ao incorporá-la nos edifícios, o projeto contribuirá para a saúde e o bem-estar dos usuários, como a melhoria do humor e o aumento da produtividade. Além disso, a vista para o exterior pode proporcionar momentos de relaxamento e conexão com a natureza. 

Praticidade e segurança

As janelas de vidro oferecem praticidade na limpeza e manutenção, além de contribuir para a segurança dos ambientes, quando fabricadas com vidros de alta resistência. 

Vidros para aplicar em janelas

Na escolha do vidro para janelas, é importante considerar as necessidades específicas de cada projeto. Como foi citado anteriormente, é fundamental seguir a norma 7199 para que a aplicação do vidro esteja adequada para a edificação. Alguns tipos de vidro comumente utilizados incluem: 

Vidro de controle solar

O Vidro de Controle Solar é a escolha ideal para projetos que demandam controle térmico e proteção contra raios UV. Composto por camadas metalizadas depositadas em uma de suas superfícies, esse tipo de vidro reduz a entrada de calor e luminosidade nos ambientes, proporcionando conforto térmico e diminuição do consumo de energia. 

Porém, é válido compreender que para a aplicação desse material, ele deve ter em sua composição os vidros permitidos pela NBR 7199, que nesse caso, ela recomenda o uso do revestimento de vidro de controle solar nesses produtos, considerando que as janelas estejam em locais onde a incidência do sol seja constante. 

Vidro Insulado

Composto por duas ou mais camadas de vidro separadas por uma câmara de ar ou gás, proporciona isolamento acústico e térmico. Mas é importante lembrar que para que a aplicação desse vidro seja segura, segundo a NBR 7199, o vidro tem que ter em sua composição um dos vidros de segurança previstos pela norma, como o vidro laminado, por exemplo. 

Vidro laminado

Formado por duas ou mais camadas de vidro unidas por uma película de polivinil butiral (PVB), oferece resistência a impactos, proteção contra raios UV e mais segurança para os ambientes e as pessoas que ocupam esses espaços. O vidro laminado é considerado um vidro de segurança, sendo permitido nessas aplicações conforme estabelecido na norma 7199. 

Vidro Low-e

O vidro Low-e ou baixo emissivo, é um tipo de vidro de controle solar de alta performance. Esse material possui uma fina camada de revestimento que reflete o calor, proporcionando isolamento térmico e redução do consumo de energia. 

Resumindo as janelas de vidro 

As janelas de vidro são elementos essenciais na arquitetura contemporânea, proporcionando uma série de benefícios que vão além da estética. Com a variedade de tipos de vidro disponíveis no mercado, é possível encontrar a solução ideal para cada projeto, garantindo conforto, eficiência energética e segurança para os ocupantes dos espaços.

Quer conhecer mais a fundo sobre o desempenho dos vidros para conforto térmico? Então leia nosso texto sobre o vidro de controle solar e conheça os benefícios dele para as edificações. 

Navegue por tópicos