Vidro de controle solar: Entenda o impacto dele no seu projeto
Vidro de controle solar - Projeto arquitetônico - projetos de alto padrão - Esquadrias - Vidraçaria

Vidro de controle solar: Entenda o impacto dele no seu projeto

  • Produto
  • 6, abril 2023
  • 3 min de leitura

Você com certeza já viu prédios com fachadas de vidro. Mas você já parou para pensar como esses vidros resistem ao sol todos os dias?

Existe um tipo de vidro que é o mais indicado para esses casos.

O Vidro de Controle Solar ou vidro de eficiência energética, é o mais indicado para projetos que necessitem de controle térmico e controle de raios UV. Vamos entender mais sobre esse material que é tendência no mercado arquitetônico.

O que é o vidro de controle solar?

O vidro de controle solar é formado a partir da deposição de camadas metalizadas em uma das suas superfícies, que reduzem a passagem dos raios do sol por meio do vidro, além de controlar a temperatura do ambiente e a luminosidade. A PKO Brasil trabalha também com outra linha de controle solar, além da tradicional. Sendo ela:

Vidros Low-E (Baixa Emissão)

A produção dos vidros low-e segue o mesmo processo dos vidros de controle solar, porém os materiais utilizados na camada metalizada garantem melhor performance ao produto.

Comparado ao material tradicional, os vidros de baixa emissão garantem maior controle de temperatura ao ambiente e maior entrada de luz natural, sem perder a característica de integração entre os espaços. Ainda, quando combinado ao insulado, a sua capacidade de isolamento térmico é maximizada.

Quais os seus benefícios?

Além das características citadas anteriormente, como o controle de temperatura, o uso do vidro de controle solar traz diversos benefícios para o seu dia a dia. Por exemplo:

• Redução de custos. O vidro ajuda a controlar a temperatura, evitando que muito sol entre no ambiente, diminuindo assim a necessidade de ar condicionado.

• Os vidros de controle solar garantem a privacidade ao ambiente, mas sem limitar a vista e a integração.

• Por se tratar de um vidro de reflexão, ele facilita o controle da luminosidade e ofuscamento, sendo possível criar um ambiente naturalmente iluminado, sem a necessidade de luzes artificiais.

• O vidro de controle solar, como dito anteriormente, é excelente para revestimento de fachadas, seja no sistema de pele de vidro ou Glazing.

• Possuem rápida instalação e pouca manutenção.

• Podem ser aplicados laminados ou insulados. Alguns produtos podem ainda ser aplicados monolíticos ou temperados.

• Disponível em diversas cores, você pode escolher a que mais se encaixa no seu projeto. Além disso, ele pode ser combinado com películas de PVB colorido quando laminado. Consulte a disponibilidade.

Quais as suas especificações?

Os vidros de controle solar, como vimos anteriormente, são compostos por lâminas de vidro e superfícies metalizadas, que auxiliam no controle da temperatura e proteção UV. Eles podem ser adquiridos em diferentes espessuras e dimensões, de acordo com a necessidade do projeto. Na PKO trabalhamos com:

DIMENSÕES (MM)

ESPESSURA (MM)

3*

2200 x 3210

4

2400 x 3210

6

2540 x 3210

8*

10*

*Outras dimensões e espessuras sob consulta

A PKO Brasil trabalha de acordo com as normas técnicas ABNT NBR 16023 – Vidros revestidos para controle solar e ABNT NBR 7199 – Aplicação de vidros na construção civil.

Qual a funcionalidade do vidro de controle solar?

Os principais objetivos do vidro de controle solar são o controle de até 70% da temperatura do ambiente e o bloqueio de até 99% dos raios UV. 

Ainda no projeto arquitetônico, é preciso definir o nível da necessidade de refletividade de cada ambiente. Os índices variam entre alta refletividade (acima de 25%), média refletividade (15 e 25%) e baixa refletividade (abaixo de 15%).

Esses índices determinam o desempenho do vidro no projeto. Ou seja, quanto maior refletividade, maior controle de calor no ambiente.

Onde aplicar o vidro de controle solar?

Vimos todas as características do vidro de controle solar. Agora, é preciso dizer em quais ambientes o material deve ser utilizado.

Devido ao seu alto controle de temperatura e dos raios UV, o vidro de controle solar é o mais indicado para locais onde a incidência do sol é muito grande, como:

• Fachadas

• Janelas

• Portas

• Coberturas

• Clarabóias

Este é o vidro mais procurado também para projetos comerciais, como prédios e escritórios, que precisam controlar a temperatura do ambiente durante todo o dia.

Descubra onde e quando usar cada tipo de vidro, com o nosso simulador de controle solar.

Por que usar no seu projeto?

Com todos os benefícios que vimos até agora, é possível dizer que o vidro de controle solar é um dos materiais mais versáteis disponíveis no mercado arquitetônico. Com ele, é possível criar ambientes, fachadas e coberturas sofisticadas, sem perder a privacidade, a segurança e o conforto. 

Além disso, o vidro é um material 100% reciclável, o que garante ao projeto benefícios sustentáveis, como economia energética e a utilização de luz natural.  O vidro de controle solar garante ainda benefícios como a preservação de móveis e de utensílios que podem ser danificados pelo calor excessivo.

Conclusão

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o vidro de controle solar, é hora de garantir o material com um fornecedor confiável. A PKO do Brasil está desde 1995 trabalhando para entregar o melhor aos seus clientes e é referência em qualidade no mercado vidreiro. São diversas opções, que podem ser adequadas às suas necessidades. Faça um orçamento conosco e entregue grandes projetos.

Navegue por tópicos