Guarda-corpo autoportante: qual vidro e sistema de fixação ideal?
Guarda-corpo autoportante

Guarda-corpo autoportante: qual vidro e sistema de fixação ideal?

  • EspecificaçãoProdutoSegurançaTodas as Publicações
  • 26, maio 2021
  • 6 min de leitura

O guarda-corpo funciona como uma barreira de meia altura para proteger quem está ao seu redor. As peças são instaladas em desníveis de ambientes como varandas e escadas – em áreas internas ou externas. Na construção civil, uma tendência já consolidada no setor são as opções em vidro, que proporcionam mais leveza e modernidade ao projeto. 

Se a dúvida é se eles são seguros mesmo em vidros, a resposta é sim! Mas, para esta garantia, é primordial que o processo siga a norma “NBR 14.718 – Guarda-corpo”. Esta recomenda a utilização de vidro laminado, geralmente aplicado quando há a necessidade de maior resistência. Pode parecer que existe apenas uma alternativa, mas há variações do laminado a serem consideradas, como o temperado laminado e o aramado.

Outra possibilidade é combinar diferentes tipos de vidro para formar o laminado, por exemplo: aplicar vidro impresso em uma das chapas ou películas coloridas de PVB para dar tons à peça. Aqui, vamos analisar as opções com suas características próprias.

Vidros indicados para guarda-corpos

Laminado

O vidro laminado é um vidro de segurança composto por uma ou mais camadas de chapas. Os laminados são intercalados por interlayers, que podem ser EVA ou resinas. Suas peças estão disponíveis em modelos curvos ou retos. 

Temperado laminado

O vidro temperado-laminado é produzido a partir da laminação de duas ou mais peças de vidros temperados e, por isso, se tornam até cinco vezes mais resistentes que a opção anterior. O temperado laminado também é responsável por bloquear até 99,6% dos raios de sol no ambiente. 

Caso a fixação do guarda-corpo seja feita através de ferragens ou autoportante, entre estes dois tipos, o vidro mais recomendado é o temperado-laminado. Isso porque a alternativa oferece ainda mais resistência por unir as propriedades de ambos os originais. 

Vidro laminado SentryGlas®

Agora, para soluções envidraçadas robustas, o vidro laminado SentryGlas® é considerado a melhor alternativa – sua tecnologia apresenta maiores níveis de aderência, resistência e transparência. Através da película SentryGlas®, a peça consegue agregar segurança e versatilidade para estruturas que exigem maior resistência. 

Em uma simples comparação, podemos dizer que o SentryGlas® pode ser até, aproximadamente, 100 vezes mais rígido e, em média, cinco vezes mais resistente que o PVB contido nos vidros laminados comuns. Ou seja, a película é a mais aconselhável para ser usada na fabricação de vidros de segurança de alto desempenho. 

Alexandre Bonato, gerente de obras da PKO, ressalta a importância de optar por esta alternativa em projetos mais robustos: “Quando é autoportante, podemos presumir que a borda será exposta. Nestes casos, a melhor recomendação é o SentryGlas® – até mesmo por questões de infiltração, por exemplo. A resistência apresentada é muito superior em relação ao que o PVB”. 

Altura mínima

Perante norma, a altura mínima para guarda-corpos é de 1,1 metro do piso, sendo que, para esta medida deve-se considerar a variável do degrau.

O que é SentryGlas®? 

SentryGlas® nada mais é do que esta película altamente moderna e de ampla aderência. Utilizada na produção de vidros laminados de alto desempenho, suas aplicações costumam ser em projetos especiais. No vidro, acomoda-se uma película SentryGlas® entre duas capas e o conjunto é submetido a altas temperaturas para formar uma única peça.

Os laminados comuns, com PVB ou EVA, apesar de se destacarem pela resistência, possuem algumas limitações que os tornam não indicados para trabalhos altamente robustos, como pontes de vidro ou visores de piscinas. Nestes casos, o vidro SentryGlas® é o mais utilizado. 

Além destas características, a película SentryGlas® permite que o resultado final seja possível com vidros mais finos, economia de perfil e painéis maiores. 

Vantagens

Além de suprir necessidades básicas, como facilidade de manutenção, o vidro laminado com SentryGlas® ainda oferece os seguintes benefícios: 

  1. Proteção contra raios UV;
  2. Alta durabilidade;
  3. Suporta altas temperaturas;
  4. Aumenta a resistência à ação do tempo;
  5. Pode ser aplicado com borda exposta sem perigo e contendo resistência à chuva e ao sol. 

Aplicação 

Além dos guarda-corpos, o SentryGlas® ainda costuma ser aplicado em mais estruturas, muitas dessas que possam sofrer com fortes impactos. Por exemplo: vitrines, passarelas e pontes de vidro, paredes, escadas, guaritas de segurança, visores de piscinas e grandes aquários. 

Vale ter em mente que tudo dependerá das necessidades do projeto. Em locais que sofrem com fortes tempestades, por exemplo, a película é muito usada em portas e janelas, pois seu material aumenta a resistência da estrutura.

Laminação tradicional ou laminação SentryGlas®

Conforme já observamos, a principal diferença entre ambos está na resistência e rigidez. Já o modelo de produção é bastante semelhante: duas ou mais chapas de vidro são intercaladas com uma película responsável por unir as peças e agregar segurança ao resultado final.

O vidro laminado comum perde sua estabilidade se, ao sofrer um forte impacto, suas placas romperem – o que é considerado raro em aplicações bem feitas. Mas, por essa possibilidade, SentryGlas® é indicado exatamente para quando exista a chance de rompimento ou perda de estabilidade.

Quando estilhaçando, o vidro laminado comum mantém todos os cacos presos a si, mas apresenta deflexão. Em comparação, a alternativa mais moderna apresenta desempenho superior, sendo capaz de manter a placa de vidro ereta. 

Fixadores recomendados 

Para um projeto bem entregue não basta utilizar o vidro correto se este for instalado incorretamente. Em instalações mecânicas, por exemplo, a NBR: 14718 recomenda que “os inserts, os pinos, os chumbadores, fixo ou de expansão e as grapas de fixação dos guarda-corpo, a laje de piso ou a cinta de concreto devem ser em aço inoxidável AISI 302, 304 ou 316”. Esta exigência é aplicável aos demais parafusos que forem utilizados.

Isso acontece porque o aço inox é uma liga metálica de alta resistência e não sofre processos de oxidação e corrosão, evitando a ferrugem nos produtos. 

Profundidade da fixação

A NBR 14718 também prevê que a profundidade mínima de penetração dos elementos de fixação ao concreto não seja inferior a 70 mm (independente da espessura). E ainda é necessária atenção para que os furos estejam 100% alinhados. 

A distância entre as colunas de ancoragem precisa ser menor ou igual a 1000 mm, enquanto a folha de vidro, no máximo a medida de 1500x1000mm.

Fixadores Q-Railing: conheça suas funções e aplicações

Os fixadores Q-Railing apresentam design sofisticado, excelente qualidade, montagem rápida e segurança entre seus principais diferenciais – que os tornam uma escolha praticamente óbvia no mercado. Para projetos, há uma ampla variedade de guarda-corpos, balaústres, corrimãos e presilhas para vidro certificados. Inclusive, os sistemas Q-Railing são conhecidos por sua flexibilidade, já que é possível misturar e combinar componentes, criando balaustradas verdadeiramente únicas. 

“O sistema contempla ferragens específicas para guarda-corpos. E, além de ser uma solução robusta, de alta qualidade, já está sendo bem requisitada no Brasil”, completa Alexandre Bonato. 

A seguir veremos alguns modelos entre o extenso currículo da Q-Railing.

Easy Glass

Este é o sistema de guarda-corpo mais leve e econômico – fácil de instalar e exige pouca manutenção. O Easy Glass pode ser usado como uma balaustrada de vidro inteiriça montada entre duas paredes. Caso o projeto exija uma mais longa, basta acrescentar os montantes achatados. A estrutura modular do sistema é flexível e permite que você use quantos montantes desejar (estão disponíveis em quatro tamanhos diferentes em aço, dois para montagem superior e dois para lateral).

Easy Glass Slim

Esta é uma solução completa e econômica para uso interno e externo. O Easy Glass Slim é o mais indicado para residências, edifícios comerciais, lojas e se estende para qualquer lugar que precise de um visual minimalista e transparente. Com o sistema de segurança Safety Wedge, a instalação de painéis de vidro é rápida e fácil. 

O modelo é um ótimo exemplo de como design, segurança e funcionalidade caminham lado a lado.

Q-Railing Easy Glass Slim

Easy Glass Pro

O Easy Glass Pro é o único perfil de base que permite afinar o ajuste de cada painel de vidro de um só lado – sendo a melhor solução para montagens mais exigentes. Com ele, o profissional pode fazer todos os ajustes necessários no vidro do lado em que está realizando as instalações. Isso porque o sistema inclui cinco modelos de perfil de base: dois para montagem superior e três para montagem lateral. A equipe conseguirá facilmente ajustar os painéis de vidro até 10 mm, em qualquer direção. 

Neste processo não há a necessidade de parafusos de ancoragem, pois usam sistemas de ancoragem de cabeça sextavada mais simples e econômicos. 

Easy Glass Max 

Este sistema recebe o Max no nome por suportar cargas extremamente pesadas e ventos fortes com facilidade. Ele permite escolher entre quatro tipos de perfis de base diferentes, leves, mas muito fortes. Além dos perfis de base normais, para montagem lateral e superior, o Easy Glass Max conta com dois de base exclusivos projetados para cobrir cantos em pisos não acabados.

Q-Railing Easy Glass Max

Ultra Range

O Ultra Range é o primeiro e único sistema de guarda-corpos Q-Railing feito de aço inoxidável 2205, tornando-se resistente a corrosões. O modelo oferece uma qualidade única, com alta resistência a manchas. Por conta de suas características duráveis e resistentes à corrosão, ele é ideal para piscinas e regiões litorâneas. 

Manutenção de guarda-corpos 

Tão essencial quanto projetar, produzir e instalar um bom guarda-corpo, é manter a sua manutenção. Neste caso, a norma atribui ao usuário a responsabilidade pelos cuidados, afinal, estes são fundamentais para sua própria segurança.

Em outras palavras, a norma prevê que, se o guarda-corpo sofrer algum dano ou apresentar componentes soltos durante sua utilização, o usuário terá de verificar as condições desses itens para providenciar a manutenção ou sua substituição.

Navegue por tópicos