Infraestrutura verde: Como implementá-la na arquitetura
Infraestrutura verde - Infraestrutura verde na arquitetura - Arquitetura sustentável

Infraestrutura verde: Como implementá-la na arquitetura

  • Todas as Publicações
  • 5, abril 2024
  • 3 min de leitura

A infraestrutura verde tem se destacado como uma ótima ferramenta na arquitetura contemporânea. Ela oferece não apenas questões estéticas, mas também um conjunto de benefícios ambientais e sociais. 

Mas o que exatamente é a infraestrutura verde e como ela pode ser executada na arquitetura para promover um ambiente mais sustentável e resiliente? Confira agora neste blog a importância da implementação dessa solução ambiental. 

O que é infraestrutura verde?

A infraestrutura verde refere-se à inclusão de elementos naturais, como vegetação, água e solo, no desenvolvimento urbano e na construção de edifícios sustentáveis. Isso pode incluir telhados verdes, paredes vegetadas, jardins de chuva, áreas permeáveis e espaços verdes. 

Qual é a função da infraestrutura verde?

A implementação da infraestrutura verde desempenha um papel crucial na diminuição de uma série de problemas ambientais e sociais, incluindo enchentes, mudanças de temperatura e qualidade do ar. 

A realização de uma infraestrutura verde propõe um planejamento que contribui para o reaproveitamento de recursos naturais que garantem a preservação da natureza. Assim, essa ferramenta ajuda na conservação da qualidade da água, do ar, do solo, e é claro, da vida das pessoas. 

Importância da infraestrutura verde

A infraestrutura verde contribui significativamente para a sustentabilidade a longo prazo. Ao reduzir o escoamento pluvial, diminuir a temperatura nos ambientes e promover a biodiversidade, a infraestrutura verde ajuda a criar comunidades mais saudáveis e resilientes. Sendo assim, a implementação dessa ferramenta se torna fundamental para a arquitetura e para a preservação do meio ambiente. 

Problemas que podem ser solucionados

O planejamento urbano quando adota medidas sustentáveis como a infraestrutura verde, pode resolver muitos problemas que impactam diretamente as pessoas e o meio ambiente. Veja abaixo alguns impactos ambientais que podem ser solucionados. 

Enchentes

Com o aumento de enchentes nas cidades, a implementação de jardins de chuva, por exemplo, pode minimizar problemas como as enchentes, pois ajudam a absorver e filtrar a água da chuva. Desse modo, os jardins contribuem para a redução do controle de águas pluviais e o lixo nos rios, assim, melhorando a qualidade da água.  

Mudanças de temperatura

Aplicar na arquitetura práticas sustentáveis como telhados verdes e áreas vegetadas ajudam a reduzir as temperaturas elevadas nas cidades, proporcionando um ambiente mais fresco e confortável para os usuários. 

Qualidade do ar

A vegetação atua como um filtro natural, removendo poluentes do ar e melhorando a qualidade do ar nas cidades. É por isso que a arborização urbana tem sido uma ferramenta arquitetônica eficaz para o meio ambiente. 

Como implementá-la na arquitetura

Existem várias maneiras de implementar a infraestrutura verde nos projetos arquitetônicos, incluindo: 

Telhados verdes e paredes vegetadas

Adicionando a vegetação aos telhados e paredes dos edifícios para aumentar a área verde e promover a biodiversidade, pode assegurar um ambiente mais sustentável para as pessoas das cidades. 

Áreas permeáveis

Utilizando materiais permeáveis, como pavimentos porosos e calçadas permeáveis, para permitir a infiltração da água da chuva no solo, podem melhorar o escoamento da água que vem das chuvas. 

Espaços de lazer com vegetação

Integrar áreas de recreação com a arborização, como parques e praças, promovem um ambiente mais saudável e acolhedor para os ocupantes das cidades. 

Certificação para projetos sustentáveis

Certificações como AQUA e LEED estabelecem diretrizes e padrões para projetos sustentáveis, incentivando a implementação de construções mais ecológicas e eficientes. Saiba abaixo um pouco mais de cada uma dessas certificações. 

Certificação AQUA

A Certificação AQUA é um sistema abrangente de classificação para edificações sustentáveis, que avalia uma ampla gama de aspectos, desde o uso eficiente de recursos naturais até a qualidade do ambiente interno. Ela engloba critérios como eficiência energética, gestão de água, qualidade do ar e impacto ambiental. 

Certificação LEED

A Certificação LEED é uma distinção amplamente reconhecida internacionalmente, que estabelece e avalia práticas de construção sustentável. Concedida pelo U.S. Green Building Council (USGBC), essa certificação visa reconhecer projetos e edifícios que atendam a rigorosos padrões de sustentabilidade ambiental e eficiência energética.

A infraestrutura verde como solução 

A infraestrutura verde oferece uma abordagem inovadora e eficaz para enfrentar os desafios ambientais e sociais enfrentados pelas cidades contemporâneas. Ao aplicar elementos naturais nos ambientes construídos, podemos criar espaços mais saudáveis, sustentáveis e resilientes para as gerações presentes e futuras. 

Quer continuar aprendendo mais sobre as práticas sustentáveis na construção de edifícios? Confira então o nosso texto de Blog sobre como o vidro de controle solar pode  impactar os seus projetos. 

Navegue por tópicos