Skip to main content

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: ENTENDA COMO O VIDRO PODE SER UM GRANDE ALIADO NOS SEUS PROJETOS

| web |

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL: ENTENDA COMO O VIDRO PODE SER UM GRANDE ALIADO NOS SEUS PROJETOS

Arquitetura sustentável - Sustentabilidade - projetos arquitetônicos

Mais do que dar um acabamento sofisticado ao seu projeto, o vidro traz também benefícios sustentáveis para uma construção. Mas, antes de falarmos sobre esse material, vamos entender a importância da arquitetura sustentável para o mundo.

O que é uma arquitetura sustentável?

A arquitetura sustentável tem como principal objetivo minimizar os impactos das construções no meio ambiente, por meio de recursos sustentáveis e materiais que não agridam a natureza.

Prezando sempre por recursos naturais, como energia solar, eficiência energética, consumo consciente de água e iluminação natural, a arquitetura sustentável também tem o objetivo de garantir um futuro mais saudável para o planeta e para as próximas gerações.

Entre os materiais mais utilizados em construções sustentáveis, está o vidro. Vamos entender como ele funciona neste cenário.

Como o vidro pode colaborar para uma arquitetura sustentável?

Além de ser encontrado em diversas versões, sendo um material versátil em uma construção, o vidro é produzido de forma 100% reciclável e pode ser utilizado em diferentes projetos, sem perder a qualidade.

Mas, muito além de um material bonito, o vidro é responsável por trazer economias sustentáveis aos projetos arquitetônicos. Com sua iluminação natural, é possível economizar energia elétrica, por exemplo. Já com seu filtro de raios UV e controle de temperatura, é possível economizar no uso de ar condicionado.

Confira a seguir os tipos de vidro mais indicados.

Tipos de vidros para aplicar no seu projeto

Vidro de Controle Solar

O vidro de controle solar é um material multifuncional, que pode ser utilizado de diversas formas, sendo indicado para locais onde a incidência do sol é muito grande.

O material é formado por camadas de vidro, com uma estrutura metalizada sobre uma delas, ajudando a reduzir a passagem de raios solares para o ambiente, controlando a temperatura e garantindo iluminação natural. Ideal para:

• Fachadas

• Janelas

• Portas

• Coberturas

Vidro Insulado

O vidro insulado, ou vidro duplo, é composto por duas ou mais camadas de vidro, com uma câmara de gás entre elas. É o mais indicado para quem busca um bom material para equilibrar a temperatura do ambiente, diminuindo os custos com energia elétrica, também garantindo isolamento acústico.

Pode ser aplicado em:

• Portas

• Janelas

• Fachadas

• Ambientes climatizados

• Equipamentos de refrigeração

• Ambientes que exijam isolamento acústico

Conclusão

Os vidros são materiais excelentes e acessíveis que contribuem para a arquitetura sustentável, garantindo maior incidência de luz natural, economia de energia, isolamento termoacústico e controle de temperatura. 

Gostou do conteúdo? Então leia também nosso texto VIDROS DE GRANDES DIMENSÕES PARA PROJETOS RESIDENCIAIS, COMERCIAIS E INDUSTRIAIS.  

[js-disqus]

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil

  • Ao se cadastrar, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Infográfico

Manutenção de Espelho

Dicas para você fazer a manutenção e limpeza correta dos seus espelhos.

WhatsApp