Como calcular o preço de venda de esquadrias?

Como calcular o preço de venda de esquadrias? | Universo Transparente

  • Vendas
  • 31, maio 2017
  • 2 min de leitura

Entenda de que forma o preço de venda contribui com seus resultados

Chegar ao valor final do preço de venda de um produto não é tarefa fácil, por isso, é preciso entender melhor de que forma compor esse preço para que sua empresa de esquadria ou serralheria tenha bons resultados.

Cada estabelecimento tem um modelo próprio de sistemas de cálculo de vendas. Porém, nem todos têm eficácia para saber ao certo o quanto cobrar por um produto. Pensando nisso, desenvolvemos esse texto com algumas dicas para que as empresas de esquadrias ou serralheria saibam melhor como calcular o preço de venda.

Variáveis que compõem o preço

Para compor um preço, é preciso analisar algumas variáveis. São elas:

Custos de Produto
O primeiro item que compõe o preço, trata-se das despesas relacionadas ao produto, ou seja, os custos de produção. Aqui, entram gastos com compra de matéria-prima, hora de trabalho dos envolvidos, custos de produção e beneficiamento do produto.

Custo de Despesas Fixas
Após somar os custos de produto, você precisa inserir as despesas fixas para que seu negócio funcione. Aqui entram despesas de locação de imóvel, de energia, água, funcionários, entre outros.

Custos Variáveis
Neste quesito entram despesas com mão de obra, com serviços de terceiros, encargos e tributos extras que podem surgir em determinados projetos de esquadrias de alumínio, por exemplo uma pele de vidro.

Margem de Lucro
Trata-se do valor que restou da venda, tirando todos os custos envolvidos. Esse cálculo deve ser feito para cada produto.

Composição do Preço

O preço de venda líquido (ou PVL) é igual a soma dos custos dividido por um, menos o percentual da margem. Por exemplo, se o seu custo for de 100 reais e o percentual da margem, 20%, o PVL será de 125 reais.

Para saber mais informações, Laércio Ribeiro explica melhor os processos de formação de preço no portal Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Atenção à concorrência

Antes de fechar o preço, é preciso avaliar como está a concorrência. É importante comparar os valores da concorrência e chegar a um número competitivo dentro do mercado. Caso contrário, sua empresa não conseguirá vender e obter lucros.

Tecnologias que ajudam no processo

Existem atualmente algumas tecnologias que ajudam na composição do preço. Podem ser feitas em planilhas do excel ou em alguns aplicativos. Sugerimos um material do Blog Marketplace, aqui.

O importante é que seu negócio tenha métodos específicos para gerenciar cada área. Um bom sistema de cálculo de vendas irá evitar um possível retrabalho e ajudar o setor de vendas de seu estabelecimento a estar sempre organizado
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