4 etapas para conquistar a fidelização de clientes da sua vidraçaria

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4 etapas para conquistar a fidelização de clientes da sua vidraçaria

4 etapas para conquistar a fidelização de clientes da sua vidraçaria

Entenda de que modo a fidelização de clientes pode alavancar suas vendas

A fidelização de clientes é uma das etapas mais difíceis no processo de vendas. Isso porque vender mais de uma vez para o mesmo cliente requer que as vidraçarias mantenham um bom relacionamento associado a preços competitivos.

Afinal, você sabe como fidelizar clientes? Confira a seguir de que forma é possível encontrar caminhos para diferenciar sua vidraçaria e transformá-la em referência no mercado.

Por que fidelizar clientes?

A fidelização dos clientes é uma estratégia que visa encantar e oferecer vantagens ao consumidor. Ao perceber um diferencial positivo em sua vidraçaria, esse cliente tende a comprar mais vezes.

Segundo o autor do livro “The Secret Language of Leadership”, Steve Denning, as empresas que mantêm o foco na fidelização de clientes, garantem vários porta-vozes para sua marca. Tais clientes, com seu potencial de engajamento, funcionam como um núcleo de atração para novos compradores, e disseminam a boa imagem da marca.

Exemplo de ação de fidelização para sua vidraçaria:

– Atendimento Personalizado

– Variedade de tipos de vidro

– Variedade de esquadrias metálicas

– Preço competitivo

– Suporte técnico

– Pós-vendas

– Manutenção

– Entre outros.

Como fidelizar clientes

Etapa 1: Consultoria e Apoio

Consultoria e apoio

No universo da construção civil, é preciso ofertar total apoio ao cliente, desde o desenvolvimento do projeto até a instalação e acabamentos. A importância da consultoria surge como elemento chave nos processos de fidelização do cliente e sua empresa e, para ter sucesso nesse quesito, você precisa contar com profissionais especializados ou apoio junto aos fornecedores de materiais.

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A consultoria de sua vidraçaria começa com a elaboração do projeto de uma fachada, citando os tipos de vidros e as esquadrias necessárias, a mão de obra que utiliza, entre todos os detalhes técnicos desse processo, e vai até o processo de pós-vendas, dando todo o suporte ao cliente para que ele volte a fazer negócio com você.

Etapa 2: Qualidade e Cumprimento de Prazos

Qualidade e cumprimento de prazos

A segunda etapa para conseguir fidelizar seus clientes, é o cumprimento de tudo o que foi acordado no momento da venda, desde os prazos até a garantia de qualidade. Para isso, você precisa:

Ter cronogramas estabelecidos

Criar uma base de dados com o planejamento de cada uma das etapas, já considerando possíveis atrasos de produção (o cliente não precisará saber).

Oferecer o melhor produto

Aqui você precisa oferecer os melhores produtos disponíveis, de acordo com as necessidades dos clientes. Procure agregar valor aos materiais.

Saber armazenar e manusear os vidros

O cliente deseja receber seu produto em perfeito estado. Por isso, fique atento as normas de manuseio e armazenamento das peças, evitando deteriorações.

Buscar fornecedores qualificados

Procure por fornecedores que ofereçam materiais de qualidade, que sigam as normas específicas para manuseio e beneficiamento. Além disso, ele precisa te dar o apoio necessário no caso de possíveis problemas.

Etapa 3: O Pós-Vendas

Pós vendas

Nesta etapa, já ocorreu a venda e você precisa acompanhar se houve algum tipo de problema. Para medir o nível de satisfação do cliente, você pode adotar algumas ações específica como, por exemplo, fazer pesquisas para entender qual o ponto que o cliente mais gostou, qual ele teve problemas, o que ele achou que faltou, entre outros.

A partir desses dados, você precisa investir em treinamento e especialização dos pontos negativos e procurar solucioná-los. O pós-vendas pode ser decisivo para seu negócio.

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Etapa 4: Comunicação

Comunicação

O último passo para fidelizar seus clientes é investir na constante comunicação com seu cliente, seja por emails ou ligações. Esse contato com o cliente garante um atendimento diferenciado e proativo.

Antecipar as necessidades dos clientes é estar à frente da concorrência. Quando você oferece todo esse suporte, seu cliente confiará em você e com certeza voltará a fazer negócio, além de indicá-lo para a sua rede de contatos. 

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