Entenda de que modo a fidelização de clientes pode alavancar suas vendas
A fidelização de clientes é uma das etapas mais difíceis no processo de vendas. Isso porque vender mais de uma vez para o mesmo cliente requer que as vidraçarias mantenham um bom relacionamento associado a preços competitivos.
Afinal, você sabe como fidelizar clientes? Confira a seguir de que forma é possível encontrar caminhos para diferenciar sua vidraçaria e transformá-la em referência no mercado.
A fidelização dos clientes é uma estratégia que visa encantar e oferecer vantagens ao consumidor. Ao perceber um diferencial positivo em sua vidraçaria, esse cliente tende a comprar mais vezes.
Segundo o autor do livro “The Secret Language of Leadership”, Steve Denning, as empresas que mantêm o foco na fidelização de clientes, garantem vários porta-vozes para sua marca. Tais clientes, com seu potencial de engajamento, funcionam como um núcleo de atração para novos compradores, e disseminam a boa imagem da marca.
Exemplo de ação de fidelização para sua vidraçaria:
– Atendimento Personalizado
– Variedade de tipos de vidro
– Variedade de esquadrias metálicas
– Preço competitivo
– Suporte técnico
– Pós-vendas
– Manutenção
– Entre outros.
No universo da construção civil, é preciso ofertar total apoio ao cliente, desde o desenvolvimento do projeto até a instalação e acabamentos. A importância da consultoria surge como elemento chave nos processos de fidelização do cliente e sua empresa e, para ter sucesso nesse quesito, você precisa contar com profissionais especializados ou apoio junto aos fornecedores de materiais.
A consultoria de sua vidraçaria começa com a elaboração do projeto de uma fachada, citando os tipos de vidros e as esquadrias necessárias, a mão de obra que utiliza, entre todos os detalhes técnicos desse processo, e vai até o processo de pós-vendas, dando todo o suporte ao cliente para que ele volte a fazer negócio com você.
A segunda etapa para conseguir fidelizar seus clientes, é o cumprimento de tudo o que foi acordado no momento da venda, desde os prazos até a garantia de qualidade. Para isso, você precisa:
Criar uma base de dados com o planejamento de cada uma das etapas, já considerando possíveis atrasos de produção (o cliente não precisará saber).
Aqui você precisa oferecer os melhores produtos disponíveis, de acordo com as necessidades dos clientes. Procure agregar valor aos materiais.
O cliente deseja receber seu produto em perfeito estado. Por isso, fique atento as normas de manuseio e armazenamento das peças, evitando deteriorações.
Procure por fornecedores que ofereçam materiais de qualidade, que sigam as normas específicas para manuseio e beneficiamento. Além disso, ele precisa te dar o apoio necessário no caso de possíveis problemas.
Nesta etapa, já ocorreu a venda e você precisa acompanhar se houve algum tipo de problema. Para medir o nível de satisfação do cliente, você pode adotar algumas ações específica como, por exemplo, fazer pesquisas para entender qual o ponto que o cliente mais gostou, qual ele teve problemas, o que ele achou que faltou, entre outros.
A partir desses dados, você precisa investir em treinamento e especialização dos pontos negativos e procurar solucioná-los. O pós-vendas pode ser decisivo para seu negócio.
O último passo para fidelizar seus clientes é investir na constante comunicação com seu cliente, seja por emails ou ligações. Esse contato com o cliente garante um atendimento diferenciado e proativo.
Antecipar as necessidades dos clientes é estar à frente da concorrência. Quando você oferece todo esse suporte, seu cliente confiará em você e com certeza voltará a fazer negócio, além de indicá-lo para a sua rede de contatos.