Ter um relacionamento saudável com seus fornecedores é um diferencial competitivo para sua vidraçaria
Estabelecer uma relação de proximidade e confiança com seus fornecedores é fundamental para que sua vidraçaria tenha um diferencial competitivo no mercado. Pensando em melhorar cada vez mais esse relacionamento, criamos esse post com algumas dicas do que é preciso fazer para ter mais sucesso. Confira!
O primeiro passo antes de estabelecer um contato com o fornecedor é analisar qual o papel deles para sua empresa. Quando as vidraçarias de um modo geral têm bons relacionamentos com fornecedores de vidros ou de esquadrias, por exemplo, a argumentação de vendas junto ao cliente é facilitada.
Essa facilitação no seu processo de vendas é conseguida quando as ações são planejadas em conjunto, garantindo melhores preços, menores prazos e boas condições de pagamento.
Para isso, crie uma lista com suas expectativas, os medos e problemas que têm e de que modo esse fornecedor pode contribuir com seu negócio. Vamos a um exemplo prático:
Sua vidraçaria sempre se depara com um problema de não ter amostras dos tipos de vidros existentes. Neste caso, comente com os fornecedores a possibilidade de doar as amostras ou ajudar na construção de um show room, com janelas de vidro e outras aplicações que usam o produto.
Para que a parceria tenha sucesso e seja duradoura, é preciso que haja uma definição conjunta dos principais pontos para um bom fornecimento. Para isso, sua empresa precisa estabelecer uma cadeia de suprimentos com foco na organização das demandas, previsão de estoque e de vendas.
Essa definição precisa da satisfação das necessidades de ambos lados, por isso, é indispensável realizar reuniões sobre o assunto e estar sempre em contato. Quando há compreensão das necessidades e complementação dos processos as parcerias se tornam sólidas.
No mercado dos vidros e esquadrias, a otimização do tempo é muito importante. Isso porque muitas empresas contam com estruturas reduzidas, com pessoas chave que desempenham várias tarefas. Por isso, ser mais direto e objetivo no tratamento dessas questões é um diferencial importante, reduzindo tempo e, consequentemente, dinheiro.
Nossa dica nesse ponto é ir direto ao assunto, seja para solicitar um orçamento, fazer um elogio ou uma crítica, ou simplesmente definir prazos e preços junto ao fornecedor.
A última dica que gostaríamos de dar é sobre a importância do feedback. Dar retorno sobre os processos é fundamental para a melhoria dessas ações. Somente assim, você e seu fornecedor construirão parcerias efetivas e duradouras.
Uma boa relação com o seu fornecedor pode acarretar no sucesso de seu negócio, afinal, a qualidade de seu produto é o que irá atrair os seus clientes. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o texto 5 maneiras de conseguir mais descontos junto ao fornecedor!