Negociação: o que você sabe sobre essa técnica?
Técnicas de negociação

Negociação: o que você sabe sobre essa técnica?

  • NegociaçãoVendas
  • 15, agosto 2017
  • 2 min de leitura

Crie melhores oportunidades por meio de uma negociação de qualidade

A habilidade da negociação no ramo de esquadrias pode render bons resultados para o negócio, porém para que ela seja assertiva, é preciso entender o negócio e até onde se deseja chegar. Afinal, quando ela não é bem-feita, o cliente pode desistir da compra.

Com o objetivo ajudá-lo a melhorar a técnica de negociação empregada no dia a dia de sua empresa de esquadria ou serralheria, elaboramos esse post com algumas dicas importantes para alavancar seu negócio. Confira:

Faça um planejamento

O primeiro passo para ter sucesso em uma negociação, seja com seu cliente ou com seu fornecedor de vidros ou esquadrias de alumínio, é fazer um planejamento.

Para isso, é preciso pensar nos principais pontos que envolvem tal negociação:  seus objetivos, limites e concessões que podem ser feitas, o seu conhecimento técnico sobre o objeto dessa negociação e se você está disposto a desistir desse processo, além de outras questões relevantes para seu negócio.

O exercício de planejar não precisa ser necessariamente posto no papel, mas é importante que a pessoa responsável pela negociação reflita e tenha tais dados bem claros antes de iniciar qualquer conversa.

Tenha calma

Mesmo que o nervosismo tome conta, tente não deixar o desespero transparecer. Ser confiante durante o processo de negociação é fator fundamental para o sucesso. Para isso, é preciso que você seja um bom ouvinte e entenda também as metas e objetivos da outra parte.

Normalmente, as negociações fechadas muito rapidamente acabam deixando passar detalhes e informações relevantes, que poderiam trazer um resultado mais efetivo.

Conheça muito bem seu produto

Esse é um dos pontos mais importantes, pois se você não conhece o objeto de negociação, será muito difícil argumentar sobre os benefícios e o que você espera desse acordo. Para isso, conhecer e ter variedade de produtos é fator fundamental.

Vamos supor que você está negociando as janelas de vidro da casa de seu cliente. Aqui, é preciso considerar todas as informações técnicas que envolvem esse produto, ou seja, saber os tipos de vidros e esquadrias disponíveis, as características, benefícios, desempenhos e valores de cada um dos materiais. Somente assim você conseguirá convencer o cliente a comprar sua sugestão

Esteja aberto para receber contrapropostas

Em uma negociação é importante que ambas as partes tenham ganhos, ou seja, é importante os dois lados terem a percepção de ter fechado o melhor negócio. Para isso, é importante ceder em alguns pontos e ouvir as contrapropostas.

Ao iniciar uma negociação, preveja cenários e possíveis contrapropostas que o cliente pode fazer. O segredo é ter sempre algumas ‘cartas na manga’ para que de fato você tenha sucesso.

Sabendo executar bem a arte da negociação, a sua empresa de esquadrias ou serralheria tem a chance de fechar os melhores negócios e, assim, você irá atingir os seus objetivos com mais facilidade.

Gostou de nosso post? Comente suas impressões abaixo!

Navegue por tópicos