Negociação: o que você sabe sobre essa técnica?

| PKO do Brasil | ,

Negociação: o que você sabe sobre essa técnica?

Técnicas de negociação

Crie melhores oportunidades por meio de uma negociação de qualidade

A habilidade da negociação no ramo de esquadrias pode render bons resultados para o negócio, porém para que ela seja assertiva, é preciso entender o negócio e até onde se deseja chegar. Afinal, quando ela não é bem-feita, o cliente pode desistir da compra.

Com o objetivo ajudá-lo a melhorar a técnica de negociação empregada no dia a dia de sua empresa de esquadria ou serralheria, elaboramos esse post com algumas dicas importantes para alavancar seu negócio. Confira:

Faça um planejamento

O primeiro passo para ter sucesso em uma negociação, seja com seu cliente ou com seu fornecedor de vidros ou esquadrias de alumínio, é fazer um planejamento.

Para isso, é preciso pensar nos principais pontos que envolvem tal negociação:  seus objetivos, limites e concessões que podem ser feitas, o seu conhecimento técnico sobre o objeto dessa negociação e se você está disposto a desistir desse processo, além de outras questões relevantes para seu negócio.

O exercício de planejar não precisa ser necessariamente posto no papel, mas é importante que a pessoa responsável pela negociação reflita e tenha tais dados bem claros antes de iniciar qualquer conversa.

Tenha calma

Mesmo que o nervosismo tome conta, tente não deixar o desespero transparecer. Ser confiante durante o processo de negociação é fator fundamental para o sucesso. Para isso, é preciso que você seja um bom ouvinte e entenda também as metas e objetivos da outra parte.

Normalmente, as negociações fechadas muito rapidamente acabam deixando passar detalhes e informações relevantes, que poderiam trazer um resultado mais efetivo.

Leia também:  Como fazer uma especificação de vidros ideal

Conheça muito bem seu produto

Esse é um dos pontos mais importantes, pois se você não conhece o objeto de negociação, será muito difícil argumentar sobre os benefícios e o que você espera desse acordo. Para isso, conhecer e ter variedade de produtos é fator fundamental.

Vamos supor que você está negociando as janelas de vidro da casa de seu cliente. Aqui, é preciso considerar todas as informações técnicas que envolvem esse produto, ou seja, saber os tipos de vidros e esquadrias disponíveis, as características, benefícios, desempenhos e valores de cada um dos materiais. Somente assim você conseguirá convencer o cliente a comprar sua sugestão

Esteja aberto para receber contrapropostas

Em uma negociação é importante que ambas as partes tenham ganhos, ou seja, é importante os dois lados terem a percepção de ter fechado o melhor negócio. Para isso, é importante ceder em alguns pontos e ouvir as contrapropostas.

Ao iniciar uma negociação, preveja cenários e possíveis contrapropostas que o cliente pode fazer. O segredo é ter sempre algumas ‘cartas na manga’ para que de fato você tenha sucesso.

Sabendo executar bem a arte da negociação, a sua empresa de esquadrias ou serralheria tem a chance de fechar os melhores negócios e, assim, você irá atingir os seus objetivos com mais facilidade.

Gostou de nosso post? Comente suas impressões abaixo!

Calculadora de Espessura de VidrosCalculadora de Espessura de Vidros
Calculadora

Calculadora de Espessura de Vidros

Você pode calcular a espessura de todos os vidros de acordo com a região da obra, tipo de topografia, obstáculos da área, andar da aplicação ou pressão do vento.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil

  • Ao se cadastrar, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
Espessura do vidro
Infográfico

Vidros X Aplicações

Manual prático de aplicações do vidro conforme norma NBR 7199.