A tecnologia é uma das ferramentas mais importantes para otimizar os processos de uma empresa, pois com novos sistemas é possível automatizar determinadas atividades, permitindo ganhar agilidade e evitar certos erros muito comuns.
Dessa forma, a tecnologia e as plataformas de sistemas de informações muitas vezes são usadas tanto para processos de compra e de venda, como para processos de organização das rotinas de trabalho.
Neste artigo iremos explicar mais sobre a importância desses sistemas e plataformas – e também nos aprofundar em como obter melhores resultados para sua construtora por meio da utilização dessas ferramentas.
Além disso, é preciso entender de onde parte essa necessidade de organização, apesar de todas as empresas possuírem sua parcela de estruturação na rotina. Vamos nos usar como um exemplo: a PKO é uma empresa de vidros, não de gestão, portanto parte da administração é trabalhada a partir de ferramentas. Por isso, esse artigo foi desenvolvido justamente para ajudar os parceiros de companhias, como construtoras, na organização de seus negócios.
Uma organização estruturada torna os negócios mais produtivos para a empresa por si só, mas também para os parceiros. Confira abaixo mais informações sobre esse assunto!
As tecnologias de informação são ferramentas digitais que facilitam a organização das rotinas de determinados processos.
Os sistemas variam bastante, por isso podem ser softwares, aplicativos, banco de dados, cronogramas ou simplesmente uma planilha, feita no Excel por exemplo, desenvolvida especialmente para a sua necessidade específica.
A principal vantagem de adotar os sistemas gerenciais no dia a dia da sua construtora é a facilidade e agilidade de cumprir metas, tornando o repasse de informações aos envolvidos mais rápido e priorizando as etapas fundamentais para que o produto seja entregue da melhor maneira possível.
Além disso, tais sistemas permitem elaboração de relatórios e gráficos para que você analise e acompanhe um panorama geral e consiga medir os resultados de forma mais assertiva, tendo instrumentos para cobrar os gerentes e líderes uma atuação com mais foco e assim mais resultados.
A partir de agora vamos abordar melhor como você pode gerenciar seus pedidos por meio de cronogramas e planilhas criadas especialmente conforme as suas necessidades e da sua empresa.
O primeiro passo é colocar no papel para analisar de forma concreta como funcionam os processos de venda de sua construtora, ou seja, qual o passo a passo necessário – desde o primeiro momento, em que o cliente liga solicitando um orçamento, até o feedback pós-compra.
Nesta etapa, é importante traçar o tempo que cada parte desse processo leva para ser concluída, os responsáveis e os materiais necessários. Assim, você terá um panorama geral mais claro.
Depois disso, é importante anotar os processos relativos à produção, como compra de matéria-prima, disponibilidade de estoque, tempo para produção dos itens, qual tipo de maquinário ou processo o produto deve passar.
Por último, entram os prazos que precisam ser passados para o cliente: se será necessária mão de obra para instalação, se o cliente autoriza fotos do produto para você ter como portfólio, entre outros detalhes da entrega final ao cliente.
O cronograma é o que irá orientar todo o sistema de informações e, por isso, deve ser disponibilizado para todos os envolvidos para que os prazos sejam cumpridos da melhor maneira possível.
A participação de pessoas-chave nesse processo de elaboração do cronograma é essencial e faz muita diferença no resultado final de cumprimento de prazos, porque essas pessoas estão diretamente envolvidas no dia a dia dos processos e possuem uma visão mais assertiva de como cada etapa funciona no segmento de esquadria, neste caso.
Deste modo, as promessas feitas aos clientes, como por exemplo, o prazo de entrega do produto, podem ser feitas da melhor maneira. Afinal, elas precisam sempre ser cumpridas.
Veja abaixo um exemplo de cronograma para gestão de pedidos, elaborado em uma planilha do Excel, feito especificamente para uma construtora.
Com as dicas deste artigo será possível orientar de forma mais assertiva e produtiva a forma de gerenciar sua construtora, a partir dos dados, prazos e expectativas dos clientes. Lembre-se de manter uma comunicação aberta entre todos os envolvidos nesse processo, para facilitar o fluxo de informações.