Glossário do vidro: entenda todas as nomenclaturas do setor
Glossário do Vidro

Glossário do vidro: entenda todas as nomenclaturas do setor

  • EquipeEspecificaçãoGestãoManutençãoNegociaçãoProcessoProdutoQualidadeSegurançaTodas as PublicaçõesVendas
  • 19, janeiro 2022
  • 5 min de leitura

São diversas as nomenclaturas que compõem o universo do vidro e da construção civil. Entre os termos técnicos mais utilizados, podemos encontrar tanto nomes comuns e de fácil entendimento, como outros que fogem do imaginário das pessoas, principalmente, do consumidor final que está fora do segmento. 

Para facilitar a comunicação entre os profissionais da área e os clientes em prospecção, a PKO disponibiliza este glossário com as nomenclaturas mais importantes do setor vidreiro e que são indispensáveis na hora da venda.

Beneficiamento 

Beneficiamento é a conversão de matérias-primas para aumentar seus benefícios ou funções, como têmpera, laminação e corte. Todo vidro precisa passar por um processo de transformação e demais processos após sua fabricação antes de alcançar seu resultado final com todas as características necessárias para compor tais projetos. 

Delaminação

Este termo consiste na separação ou deslocamento das lâminas de vidro utilizadas na laminação. Ou seja, delaminação é o nome usado quando o produto perde sua eficiência de segurança. A qualidade do processo de produção pode influenciar diretamente para este resultado, por isso as peças devem ser submetidas a testes e laudos, como defende a norma NBR 14697.

Envidraçamento

O termo específico refere-se à utilização das chapas para a ocupação de diversos espaços, geralmente com sistema de abertura que permite que todas as peças sejam recolhidas em um determinado ponto e abertas quase em toda sua totalidade – como janelas, portas e divisórias. Neste caso, é preciso seguir a NBR 16259.

Espelho

Aqui, o próprio nome já diz tudo. O espelho nada mais é do que o vidro comum revestido com uma camada de prata e uma outra de tinta protetora, que dá às pessoas o efeito de objetos refletivos. 

Pode ser feito à base de bronze ou vidro cinza para proporcionar produtos com maior versatilidade estética. Quando aplicado em maior quantidade ou com grande exposição, deve ser composto por uma base laminada que ajuda a evitar quebras acidentais.

Glazing

Glazing é o nome dado às fachadas em que os vidros são colados em caixilhos especiais do lado de fora da estrutura, onde as junções entre as peças são quase imperceptíveis. Normalmente é utilizada como cobertura de toda uma estrutura e está associada a vidros reflexivos, não permitindo a visualização da moldura, pilares, vigas e demais componentes estruturais do edifício – assim como também reduz a visualização do ambiente interno durante o dia.

Lapidação

Lapidação é o principal acabamento realizado nas bordas do vidro para retirar partes cortantes da matéria-prima. Ou seja, o ato de finalizar a peça para remover áreas pontiagudas e torná-la mais bonita. 

A qualidade do corte afetará diretamente a durabilidade do produto, pois se durante o processo de beneficiamento permanecerem microfissuras, com o tempo estas podem aumentar e causar o rompimento do vidro.

Pele de vidro 

Definição para fachadas onde o vidro é colado à moldura do lado externo de sua estrutura, de modo que a união entre as partes se torna imperceptível, enquanto as bordas apresentam apenas um pequeno contorno folheado, e não visível. Esta junção é realizada somente com silicone estrutural.

Protótipo

Amostras de vidro em tamanho real são utilizadas para avaliar a aparência estética do produto, também chamadas de protótipos ou modelos. Costumam ser utilizadas em grandes obras para analisar o reflexo e a adaptação no ambiente a ser aplicado.

PVB (polivinil butiral)

Filme plástico (ou película) usado entre duas ou mais lâminas de vidro durante o processo de laminação.

SentryGlas

Película de polímero usada entre duas ou mais peças de vidro no processo de laminação. Com alto desempenho, é de 10 a 100 vezes mais resistente do que o PVB comum. Em geral, adequado para aplicações que requerem maior resistência estrutural, como pisos, guarda-corpos autoportantes, piscinas e aquários.

Spider Glass

Permite a utilização de ferragens articuladas especiais para fixação do vidro, sem a necessidade de utilização de perfis de alumínio nas bordas. Seu nome está relacionado a Spider (aranha, em tradução livre) por se assemelhar a garras de animais.

Vidro acústico

Sua função é diminuir toda e qualquer vibração sonora no vidro, proporcionando ao usuário maior conforto acústico. Este pode ser laminado com PVB especial ou de dupla camada. As especificações dependerão do nível de ruído que o usuário deseja isolar e do tipo de ambiente que deseja aplicar.

Vidro de controle solar

Os vidros de controle solar têm um importante papel para janelas, fachadas de prédios e coberturas porque eles equilibram as temperaturas sem deixar de permitir a iluminação solar. Assim, o modelo contribui para o conforto térmico dos ambientes e representa um investimento recuperado, em média, em três anos.

Vidro impresso

Sua superfície é texturizada para difundir melhor a luz, criar mais privacidade para o ambiente e fornecer uma variedade de opções de padrões. Eles também têm o benefício de disfarçar quaisquer riscos. Podem ser laminados ou temperados, garantindo maior versatilidade de aplicação.

Vidro inteligente

Vidro inteligente, ou Privacy Glass, é muito indicado para hospitais – desde UTIs à maternidades. Também é muito utilizado em clínicas para salas de exames e consultas. Em geral, essa tecnologia permite a criação de ambientes mais modernos e controlados. A peça é feita através de um processo de laminação de duas chapas com um filme de cristal líquido com polímeros dispersos. Quando ligado às moléculas, elas se organizam em uma direção específica, tornando-o incolor. Quando o dispositivo é desligado, volta à sua condição original, de branco translúcido.

Vidro insulado ou vidro duplo 

O vidro insulado tem seu poder de isolamento térmico por condução duas a cinco vezes maior que o modelo comum, por isso é excelente para climas com grandes amplitudes térmicas. Sua dupla selagem promove estabilidade e garante que não haja troca gasosa. Fora isso, o produto oferece maior privacidade e melhor aproveitamento da luz natural quando usado com vidros refletivos.

Vidro laminado

Classificado como um vidro de segurança, o modelo laminado soma diversos atributos. Sua produção ocorre por meio de uma união entre duas ou mais placas que podem ser de vidro comum ou temperado. O importante é o material que é responsável por sua junção: camadas intermediárias de películas de PVB (Polivinil Butiral). A película é capaz de filtrar cerca de 99% dos raios ultravioletas. Ou seja, uma segunda vantagem além da proteção. 

Outro benefício é que este oferece proteção acústica, reduzindo ruídos e amortecendo vibrações sonoras vindas do ambiente externo por meio das camadas de polivinil butiral.

Vidro multilaminado

Este é formado a partir da junção de três ou mais lâminas de vidro com PVB, conferindo redução dos riscos de acidentes causados pela quebra, e com função de antivandalismo podendo manter o vão totalmente fechado mesmo depois de receber inúmeros golpes. O multilaminado é muito buscado para a instalação em vitrines de lojas.

Vidro plumbífero 

O plumbífero é extremamente tecnológico por conter chumbo em sua estrutura. Por suas características, é muito específico para salas de cirurgia, raio-x e tudo que envolve onda eletromagnética. Também é recomendado para além das salas comuns de hospitais e deve ser instalado em locais destinados a tomografia, hemodinâmica ou espaços com equipamentos radiológicos em clínicas e consultórios. 

Vidro temperado-laminado

Este alia as características dos dois materiais. Para alcançar tal resultado, utiliza-se duas folhas de vidro temperado, ao invés do comum, unidas por meio da película de resistência. No quesito segurança, o temperado-laminado domina a categoria, sendo a melhor a solução para projetos que apresentam maiores riscos.

Vidro temperado

A principal vantagem do vidro temperado é sua resistência que apresenta cinco vezes mais eficiência do que o comum – o que significa que caso ele seja quebrado, não serão formados cacos pontiagudos perigosos, mas sim pedaços menores e mais arredondados, diminuindo o risco de acidentes. Para garantir o benefício, em seu processo de produção, a chapa passa pela têmpera, onde sofre um choque térmico. Geralmente, o temperado é muito utilizado em janelas, portas, vitrines, boxes de banheiro e mais divisórias.

Vidro float

A chapa recebe uma camada de partículas de dióxido de titânio (TiO2) que quebra as moléculas orgânicas e elimina a poeira. Os raios UV reagem e eliminam a sujeira. O vidro float ou autolimpante também pode ser associado ao vidro de controle solar. A junção irá garantir uma enorme versatilidade ao produto, que poderá oferecer dois benefícios de uma só vez.

Conclusão

Conhecer a terminologia da construção civil correta e utilizada por vidrarias e empresas é fundamental para evitar ruídos na comunicação e fornecer produtos que atendam melhor às expectativas do cliente. Também conhecido como dicionário arquitetônico, esse tipo de vocabulário pode ser disponibilizado para seus colaboradores adquirirem maior conhecimento na área. 

O glossário reúne termos e explicações tanto para profissionais que ainda estão se especializando e se acostumando com o mercado do vidro, quanto para aqueles que atuam há anos no segmento. Dúvidas de comunicação são comuns e podem gerar certas dificuldades, por isso a importância de incorporar as nomenclaturas corretas no dia a dia de qualquer equipe.

Navegue por tópicos