Como negociar com fornecedores: dicas para vidraçarias
Como negociar com fornecedores

Como negociar com fornecedores: dicas para empresas de esquadrias | Universo Transparente

  • Negociação
  • 23, fevereiro 2017
  • 3 min de leitura

A arte de como negociar deve ser desenvolvida por meio de pequenas técnicas

A negociação é peça chave para qualquer processo de compra e venda. Quando bem realizada, é possível conseguir ótimos preços e muitos benefícios junto aos seus fornecedores. Porém, saber como negociar não é tarefa simples e requer adotar algumas estratégias, que te ajudarão nesse processo.

A palavra negociar tem origem no latim negotiatus e significa “lidar com negócios; transacionar comercialmente; comerciar”. A partir dessa definição, é possível compreender que a negociação é uma ação contínua e visa manter relações de compra e venda junto aos seus fornecedores.

Confira a seguir as principais estratégias e dicas para que sua vidraçaria saiba como negociar com os fornecedores, sejam eles de alumínio, PVC, vidros ou ferragens.

Como negociar com fornecedores

1º Passo de como negociar: Prepare-se antes do contato com o fornecedor

A primeira dica para qualquer tipo de negociação é se preparar. Tenha em mente tudo o que você precisa e onde deseja chegar. Pense também no perfil do fornecedor e tente listar quais tipos de serviços ou vantagens ele pode te oferecer.

Se você precisa comprar um vidro para sua janela de alumínio ou PVC, veja os valores de mercado, entenda se é possível receber algum treinamento técnico que te ajude a escolher entre os diversos tipos de vidros disponíveis; compare os benefícios com outras empresas e procure negociar de forma a escolher o melhor custo-benefício.

2º Passo de como negociar: Analise o custo-benefício

Para negociar com os fornecedores é importante elencar o que realmente fará diferença para que você decida fechar o negócio. Às vezes, além do preço, uma assessoria técnica pode ser uma importante etapa, que ajudará no convencimento ao cliente, por exemplo.

Outro benefício muito procurado pelas vidraçarias é o auxílio da especificação técnica para escolha dos melhores itens para composição das suas instalaçöes.

3º Passo de como negociar: Saiba quais as suas expectativas em relação ao fornecedor

A terceira dica para negociar com seu fornecedor é entender exatamente quais as expectativas que você tem em relação a ele. Coloque em um papel tudo aquilo que será diferencial para o fechamento do negócio e tente argumentar com ele sobre a importância de serem  atendidas suas expectativas.

Durante o processo de negociação, é importante não aceitar qualquer contraproposta do fornecedor. Por exemplo, um arquiteto envia um projeto de janelas de vidro para sua vidraçaria, especificando a utilização de um vidro laminado e você solicita orçamento ao fornecedor desse material e, para reduzir o custo, o fornecedor oferece um produto similar. Nesta situação hipotética, será que vale a pena aceitar essa proposta?

4º Passo de como negociar: Tenha uma postura tranquila

O quarto passo para ter sucesso em uma negociação é saber qual a postura mais adequada para abordar o fornecedor. O ideal é ter tranquilidade, falar em tom normal, não se exaltar e não ser muito intolerante. Para isso, todas as informações devem estar na ponta da língua, assim quando você for questionado sobre qualquer questão, será possível levar o diálogo para onde deseja.

5º Passo de como negociar: Saber ver o outro lado

A última dica sobre o processo de negociação é saber entender o outro lado, ou seja, o fornecedor. Dentro de uma negociação, é importante ter em mente que nenhum dos lados irá perder, mas deve haver um equilíbrio. É importante conciliar as ideias e ouvir o que o outro tem a dizer também. Por isso, tenha uma postura mais flexível, de modo que o negócio a ser fechado seja proveitoso para ambas as partes.

Para negociar com o fornecedor e ter acesso aos melhores produtos, siga as dicas acima, considere também o atendimento e se há respaldo pós-vendas. Depois, desejamos um excelente

Se você gostou do texto, curta, comente ou compartilhe suas impressões!

Navegue por tópicos