Evite falhas na comunicação e garanta processos mais eficazes
Os processos de trabalho das vidraçarias são compostos por etapas ordenadas, desde o fechamento da venda, a inserção do pedido no processo de produção, a embalagem, logística, entrega ao cliente e instalação. Para que esse processo siga sem problemas é necessário evitar as falhas de comunicação que podem prejudicar o trabalho.
Construir uma comunicação assertiva ajuda na eficiência dos processos, garantindo entregas mais rápidas e qualitativas. Para isso é fundamental mapear os processos e entender como a comunicação entre eles é feita.
Inúmeras situações são ocasionadas quando há falhas de comunicação ou falhas de processos em sua vidraçaria. Abaixo, destacamos as principais:
– Prejudicam o trabalho em equipe
– Geram retrabalho
– Ocasionam baixo desempenho do time
– Acarretam rotatividade de pessoal
– Trazem influências negativas para a imagem da empresa
Com esses exemplos deu para perceber que nenhuma empresa quer perder dinheiro e tempo. Por isso, listamos alguns passos simples que podem ser incorporados em suas rotinas de trabalho que melhorará possíveis falha de comunicação e garantirão uma entrega eficiente ao seu cliente.
O primeiro passo para ter uma comunicação eficaz é avaliar os processos de sua vidraçaria e identificar as falhas que ocorrem. Para isso, levante:
– Onde começa e termina cada etapa do processo
– Os responsáveis por cada etapa
– Como são comunicadas as informações
– Quais os problemas mais recorrentes
Depois de levantar todas as informações, faça um mapeamento desses processos comunicacionais. Nele, aponte:
– Crie esquemas gráficos visuais para facilitar o entendimento
– Otimize os processos administrativos e produtivos
– Identifique os pontos de melhorias necessários
– Estabeleça prazos para cumprimento das ações
O último passo que listamos neste post é estabelecer programas de treinamentos para qualificar sua equipe. Para isso, atente-se:
– Crie rotinas de treinamentos individuais e coletivos
– Atente-se para a parte comportamental e técnica
– Divulgue os avanços que estão sendo feitos
– Reconheça os bons exemplos
Ao identificar falhas na comunicação, reveja como ela está sendo feita e o que isso está impactando em todo o processo de sua vidraçaria. Faça um mapeamento de todo o processo e, caso necessário, reveja todas as etapas a fim de identificar os erros e corrigi-los.
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