Como deve ser a postura de um vendedor de vidros?

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Como deve ser a postura de um vendedor de vidros?

Postura de um vendedor de vidros

A maneira de um vendedor se portar diante de um cliente tem influência direta com as vendas realizadas

Em todos os mercados, os clientes criam expectativas sobre o atendimento que irão receber de uma empresa. No ramo das vidraçarias não é diferente e, para isso, é fundamental que haja um trabalho de capacitação dos vendedores.

No setor vidreiro é importante que o vendedor saiba informações técnicas sobre os produtos que ele está vendendo e também que ele tenha habilidades comunicacionais, de apresentação e também de organização para continuar o relacionamento com esse cliente.

Confira a seguir as principais técnicas de vendas que preparamos para que os vendedores de vidros tenham mais sucesso em suas abordagens:

Conhecer os produtos

A primeira técnica de venda que citamos e uma das mais importantes para qualquer vendedor é a de conhecer os produtos que irá oferecer. Caso sua empresa seja uma vidraçaria, é necessário conhecer sobre os tipos de vidro e perfis disponíveis para assim poder sugerir diversas combinações, de acordo com o desempenho esperado pelo cliente.

Aqui, podemos citar, por exemplo, o caso de um cliente que deseja trocar as janelas de vidro de sua residência. Para isso, ele espera agregar o conforto térmico aos ambientes, já que há grande incidência de sol no lugar. Neste caso, se o vendedor conhecer as diversas possibilidades existentes ele pode agregar as esquadrias metálicas um vidro de controle solar.

Quanto mais o vendedor entender sobre os produtos, explicando sobre a importância de se ter conhecimento das especificações, mais fácil será de convencer o cliente a comprar.

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Saber se comunicar

A segunda dica para que o vendedor tenha uma postura adequada ao vender vidros é saber se comunicar adequadamente. Aqui é fundamental que ele saiba como abordar o cliente, entendendo suas necessidades e ofertando melhores soluções.

Quando falamos em comunicação, ela não se dá apenas por meio da linguagem oral, mas também é passada por meio de gestos, de vestuário e comportamento. Por isso, é fundamental estar atento ao tom de voz empregado, ao vocabulário e padrões cultos da língua portuguesa, a maneira de se vestir e se comportar frente ao cliente.

Quando há um equilíbrio entre esses itens, o cliente tem mais confiança no vendedor e, consequentemente, dá uma abertura maior para ouvir as propostas e possibilidades de produtos, preços e prazos.

Ser ético

De acordo com Aristóteles, em sua obra Ética a Nicômano, ética é “toda arte e todo saber, assim como tudo que fazemos e escolhemos, parece visar algum bem. Por isso, foi dito, com razão, que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem, mas há uma diferença entre os fins: alguns são atividades, ao passo que outros são produtos à parte das atividades que os produzem”.

Por meio da interpretação dessa frase, é possível entender que qualquer trabalho deve ser realizado dentro dos princípios do bem, do respeito às leis instituídas e da moralidade.

No trabalho de um vendedor, a ética é imprescindível, sendo necessário que esse profissional estabeleça relações justas com seu cliente, dizendo sempre a verdade, cumprindo com os prazos e acordos estabelecidos.

Manter-se organizado

A última dica que damos nesse post é ter uma organização de atendimentos junto aos clientes. Para isso é importante criar um banco de dados com as informações desse consumidor, como preferências, produtos que mais utiliza, contatos atualizados, entre outras informações relevantes.

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Assim, você conseguirá manter um relacionamento com esse cliente e prospectar novas vendas.

Vender, vender, vender…

Ao agregar todos os itens que elencamos no post, é possível melhorar a experiência do usuário com a marca de sua empresa, criando novas oportunidades de venda, ou seja, fidelizando-os.

Você utiliza algumas dessas dicas no processo de venda? Comente abaixo!

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Você pode calcular a espessura de todos os vidros de acordo com a região da obra, tipo de topografia, obstáculos da área, andar da aplicação ou pressão do vento.

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