A maneira de um vendedor se portar diante de um cliente tem influência direta com as vendas realizadas
Em todos os mercados, os clientes criam expectativas sobre o atendimento que irão receber de uma empresa. No ramo das vidraçarias não é diferente e, para isso, é fundamental que haja um trabalho de capacitação dos vendedores.
No setor vidreiro é importante que o vendedor saiba informações técnicas sobre os produtos que ele está vendendo e também que ele tenha habilidades comunicacionais, de apresentação e também de organização para continuar o relacionamento com esse cliente.
Confira a seguir as principais técnicas de vendas que preparamos para que os vendedores de vidros tenham mais sucesso em suas abordagens:
A primeira técnica de venda que citamos e uma das mais importantes para qualquer vendedor é a de conhecer os produtos que irá oferecer. Caso sua empresa seja uma vidraçaria, é necessário conhecer sobre os tipos de vidro e perfis disponíveis para assim poder sugerir diversas combinações, de acordo com o desempenho esperado pelo cliente.
Aqui, podemos citar, por exemplo, o caso de um cliente que deseja trocar as janelas de vidro de sua residência. Para isso, ele espera agregar o conforto térmico aos ambientes, já que há grande incidência de sol no lugar. Neste caso, se o vendedor conhecer as diversas possibilidades existentes ele pode agregar as esquadrias metálicas um vidro de controle solar.
Quanto mais o vendedor entender sobre os produtos, explicando sobre a importância de se ter conhecimento das especificações, mais fácil será de convencer o cliente a comprar.
A segunda dica para que o vendedor tenha uma postura adequada ao vender vidros é saber se comunicar adequadamente. Aqui é fundamental que ele saiba como abordar o cliente, entendendo suas necessidades e ofertando melhores soluções.
Quando falamos em comunicação, ela não se dá apenas por meio da linguagem oral, mas também é passada por meio de gestos, de vestuário e comportamento. Por isso, é fundamental estar atento ao tom de voz empregado, ao vocabulário e padrões cultos da língua portuguesa, a maneira de se vestir e se comportar frente ao cliente.
Quando há um equilíbrio entre esses itens, o cliente tem mais confiança no vendedor e, consequentemente, dá uma abertura maior para ouvir as propostas e possibilidades de produtos, preços e prazos.
De acordo com Aristóteles, em sua obra Ética a Nicômano, ética é “toda arte e todo saber, assim como tudo que fazemos e escolhemos, parece visar algum bem. Por isso, foi dito, com razão, que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem, mas há uma diferença entre os fins: alguns são atividades, ao passo que outros são produtos à parte das atividades que os produzem”.
Por meio da interpretação dessa frase, é possível entender que qualquer trabalho deve ser realizado dentro dos princípios do bem, do respeito às leis instituídas e da moralidade.
No trabalho de um vendedor, a ética é imprescindível, sendo necessário que esse profissional estabeleça relações justas com seu cliente, dizendo sempre a verdade, cumprindo com os prazos e acordos estabelecidos.
A última dica que damos nesse post é ter uma organização de atendimentos junto aos clientes. Para isso é importante criar um banco de dados com as informações desse consumidor, como preferências, produtos que mais utiliza, contatos atualizados, entre outras informações relevantes.
Assim, você conseguirá manter um relacionamento com esse cliente e prospectar novas vendas.
Ao agregar todos os itens que elencamos no post, é possível melhorar a experiência do usuário com a marca de sua empresa, criando novas oportunidades de venda, ou seja, fidelizando-os.
Você utiliza algumas dessas dicas no processo de venda? Comente abaixo!