Entenda melhor entre o atendimento ao cliente e a comunicação nas vidraçarias
Os processos de comunicação nas vidraçarias são importantes para aumentar as vendas, já que, ao apostar em um atendimento ao cliente personalizado, sua empresa estará na frente da concorrência quando o assunto é agregar valor ao seu negócio.
Neste post, explicaremos melhor a relação entre aumentar vendas, melhorar a comunicação e o atendimento ao cliente. Confira:
Apostar em uma boa comunicação para atendimento ao cliente gera o fortalecimento de marca do seu negócio. Isso ocorre porque quando o cliente é bem atendido, o que gera recompra e maior divulgação de sua vidraçaria para outros possíveis clientes.
Segundo um estudo divulgado no site do CPDEC, cerca de 48% das pessoas que tiveram alguma experiência ruim relacionada ao atendimento ao cliente espalham essa imagem para cerca de dez ou mais pessoas, ao contrário dos 23% que tiveram uma boa experiência.
Por isso, melhorar o atendimento ao cliente por meio de uma estratégia de comunicação adequada é um dos principais processos de gestão empresarial que sua vidraçaria precisa se atentar.
Para ter excelência no atendimento ao cliente é preciso apostar na otimização da comunicação, que tem como papel: informar, esclarecer, direcionar, demonstrar, ajudar e facilitar.
O primeiro passo para alcançar uma comunicação eficaz e promover um atendimento qualitativo aos clientes é estar atento às necessidades do mercado e desses consumidores. Cada cliente tem suas características e para que a comunicação ocorra de maneira fluida e sem ruídos é preciso adaptar a linguagem de acordo com as peculiaridades deles.
Quando falamos sobre técnica de venda de vidros, o atendimento ao cliente é fator decisivo para a compra. Por isso, elencamos algumas dicas para aprimorar a comunicação com esse consumidor. Acompanhe:
A voz é responsável pela transmissão da emoção. Por meio dela é possível melhorar o tom, o volume, a intensidade, a velocidade, a pausa e a ênfase. É importante também evitar os vícios de linguagem como os repetitivos “né”, “tá”, “ok”, entre outros.
Além da comunicação verbal, existe a comunicação não verbal, ou seja, gestual. Lembre-se que os gestos falam, por isso, mantenha uma boa fluidez e postura entre o que você fala e como se expressa.
Para ter excelência no atendimento é preciso simpatia, competência profissional, eficiência, entusiasmo e rapidez. Além disso, é preciso ter sensibilidade para perceber quais as necessidades dos clientes.
Promover capacitações dos colaboradores para entender melhor como otimizar os processos de comunicação pode melhorar mais ainda seus negócios. Crie um cronograma com periodicidade previamente definida.
Neste item ressaltamos a importância de criar materiais com dicas de como se comunicar com o cliente. Além disso, é possível criar um banco de dados com as informações do cliente, para personalizar ainda mais o atendimento.
É importante destacar que a qualidade dos produtos é o primeiro item para que sua vidraçaria conquiste a atenção dos clientes, porém, quanto mais valor você conseguir agregar aos serviços, maior será a preferência desses consumidores.
Se quer saber mais sobre o assunto, confira nosso post: “Como falhas na comunicação e no processo podem atrapalhar o seu negócio”.