6 tipos e modelos de fachada de vidro

6 tipos e modelos de fachada de vidro

Fachada de vidro

Existem diversos modelos de fachada feitas com vidros e muitos deles são amplamente conhecidos, como glazing e spider, porém outros são tão úteis e importantes quanto, mas não tão famosos. As fachadas de vidro possuem uma versatilidade muito grande, pois podem contar com diferentes tipos de vidro, como os coloridos, foscos, temperado, laminado, entre tantos outros, que permitem maior ou menor iluminação. 

Porém, quando se pensa em fachada, é importante considerar alguns outros fatores na escolha do vidro ideal. Entre esses fatores diferenciais estão a estética, questões de limpeza, conforto térmico e, claro, a segurança. 

O custo de uma fachada de vidro pode ser mais elevado, porém depende de algumas questões específicas, como o tipo de vidro escolhido e o metro quadrado que ocupará a fachada. Para isso, é importante contar com um profissional que dirá o melhor custo benefício entre os tipos de vidros disponíveis no mercado e o que é mais adequado para o projeto específico. 

Além disso, vale lembrar que a espessura do vidro também é um fator que precisa ser analisado e estudado para preparar o modelo de fachada de vidro. Idealmente, quanto maior a espessura do vidro, mais firmeza, resistência e segurança ele oferece. E, para isso, a PKO possui uma calculadora de espessura disponível de forma gratuita no site, auxiliando a descobrir quando e como utilizar cada tipo de material.

Principais modelos de sacadas de vidro

Glazing

A fachada Glazing, também conhecida como fachada cortina ou então como pele de vidro, é composta por vidros que são colados a quadros de alumínio ao longo da estrutura. 

Leia também:  Privacidade com vidro refletivo

Atendendo a diversos tipos de projetos arquitetônicos, a fachada é esteticamente bonita, permite maior entrada de luz no ambiente e melhor desempenho térmico, podendo incluir até janelas nessa fachada. 

O modelo Glazing, normalmente usado em prédios corporativos, permite uma limpeza fácil e a aplicação de diferentes tipologias de vidros. 

Essa fachada pode ser fixada e vedada com silicone ou fitas duplas criadas especialmente para essa finalidade, mas não é qualquer tipo de material que pode realizar a fixação desse vidro, já que o objetivo da vedação é também garantir a durabilidade do produto, portanto é importante se atentar a isso.

Edifício fachada pele de vidro

Spider

Esse modelo de fachada de vidro é considerado por muitos decoradores, arquitetos e profissionais do design como uma das mais chamativas e sofisticadas estéticas. A fachada conta com uma visualização transparente pois muitas vezes são compostas por vidros temperados e laminados.

A fachada é desenvolvida com aço inox para a fixação, prendendo um vidro no outro, de onde origina o nome “spider” – lembrando uma aranha, em português. Devido ao metal envolvido na estrutura, uma de suas características é que a fachada apresenta grande resistência. 

Outra vantagem da fachada spider é que ela pode substituir paredes internas de ambientes, com o detalhe da transparência dos vidros.

Fachada Spider

Envidraçamento de sacada

Esse modelo de sacada consiste em cercar e fechar a varanda com vidro, criando uma janela panorâmica. O envidraçamento de sacada é uma boa opção para esse espaço específico por diversos motivos, entre eles a vista completa da paisagem através do vidro, a diminuição do ruído que vem da rua e também da poluição. 

Além disso, fechar e cercar uma sacada sempre permite que o ambiente se torne mais seguro e com maior controle da temperatura, evitando a vulnerabilidade do clima externo, como chuvas e ventos 

Leia também:  Vidro temperado e vidro Blindex: Qual a diferença?

A forma de vedação e sistema de fecho desse modelo é muito importante, podendo ser realizado com peças de alumínio ou colas de materiais firmes, justamente pelo fator segurança.

Varanda com vidro

Guarda corpo

Apesar de não ser muito conhecido como fachada, o guarda corpo é uma ótima opção para garantir segurança e uma boa estética ao mesmo tempo. A segurança é o ponto principal desse modelo, feito especialmente para evitar que as pessoas caiam ao mesmo tempo que não perde a sensação de ambiente externo, fechando completamente o espaço. 

Além disso, o guarda corpo é uma opção versátil em que é possível escolher o modelo que mais agrada e combina com o ambiente designado, alinhando com o restante do projeto. Vale lembrar que ele também possui fácil manutenção e limpeza. 

O vidro pode estar fixado em estrutura de alumínio para oferecer a resistência necessária para garantir segurança.

Guarda-corpo autoportante

Muro de vidro e gradil 

Fachadas com muro de vidro são indicadas para locais como clubes, grandes prédios corporativos, casas e parques. Essa é uma opção moderna e sofisticada que proporciona alguns benefícios como segurança e boa circulação do ar, além de serem substitutos para paredes, muros e divisórias. 

Além da estética e da visibilidade, o vidro do gradil permite a passagem de iluminação natural, por ser transparente, e também isolamento acústico, pois impede a passagem de ruídos exteriores. 

Os tipos de vidro ideais para essa fachada são os laminados, temperados ou aramados. Existem algumas formas de fixar a fachada muro de vidro, como revestido com pedra, em madeira ou com alumínio – dando suporte firme, ou então com grapa, onde é instalado sobre concreto.

Parede de Vidro

Vidro insulado

A principal característica da fachada com esse tipo de vidro é o desempenho térmico. Esse produto também é conhecido como vidro duplo, pois é composto por dois vidros com um espaçamento entre eles, criando uma câmara vedada. Dessa forma, ele se torna um isolante térmico e acústico de ótima qualidade. 

Leia também:  Saiba como ter maior variedade de produtos com a ajuda de seu fornecedor

Essa é uma ótima escolha para aqueles que buscam manter o ambiente com clima mais quente, ótimo para estações de inverno em cidades mais frias. Porém, é importante lembrar que fachadas com este produto podem acumular calor no interior do ambiente. 

Dentro dessa categoria existem algumas configurações, por exemplo vidro insulado laminado, vidro triplo insulado, entre outras. Vale o profissional analisar qual é o mais ideal para um projeto específico.

Conclusão

Por fim, vale ressaltar a importância de um profissional acompanhando todo o processo de instalação das fachadas para que não ocorra nenhum acidente e, principalmente, ter atenção na forma de fixação e vedação dos vidros. 

Outro ponto importante é manter-se sempre informado do mercado de vidros, pois novas atualizações de tipos de vidros e modelos de fachadas podem estar constantemente surgindo!

Instalação de EsquadriaInstalação de Esquadria
Infográfico

Manutenção de Esquadrias

A manutenção das esquadrias é fator fundamental para que elas permaneçam conservadas.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil

  • Ao se cadastrar, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Como vender o Privacy Glass
eBook

Guia Prático: Como Vender o Vidro Privacy Glass

Saiba como obter os melhores resultados de vendas em vidros de alto valor agregado, como o Privacy Glass
Dicas de uso de serra de esquadria
eBook

Glossário da Esquadria

Com este glossário você terá acesso aos principais termos utilizados na construção civil.