Entenda os processos de formação de preço para ter mais argumentos na hora de negociar descontos para sua vidraçaria
Muitos fatores podem influenciar na decisão de compra, e o preço tem bastante importância no processo de venda nas vidraçarias. Para conseguir vantagem competitiva junto ao seu cliente, é preciso reduzir os custos de produção do material, o que pode ser resolvido junto aos fornecedores, por meio de descontos.
Para que você consiga obter descontos juntos ao seu fornecedor de vidros, por exemplo, você precisa entender melhor quais os elementos que compõem o preço do produto, assim conseguirá argumentar melhor nessa negociação.
Confira a seguir algumas dicas para conseguir descontos junto aos fornecedores, que te darão mais poder nas negociações.
A primeira dica para conseguir descontos é entender o impacto de vários fatores que podem constituir o preço final do material. Para isso, será necessário entender a composição do preço para ver os valores referentes ao frete, à mão de obra, a otimização dos processos produtivos do produto, entre outros fatores.
Após entender o peso de cada um desses itens no preço, você consegue negociar melhor com o fornecedor. Podemos dar como exemplo um frete que seja terceirizado, mas que esteja embutido no valor do produto. Você pode aceitar receber a cobrança em faturamento separado, pois assim evitará a bitributação sobre o item, e consequentemente um custo maior no valor final.
O bom relacionamento com seu fornecedor é um dos fatores que pode influenciar na hora de pedir descontos. Isso porque quando há uma parceria, é possível entender como esse fornecedor compõe o preço e o que ele está fazendo para baratear os custos para você fechar negócio.
No ramo da construção civil, algumas vidraçarias já têm parcerias consolidadas com fornecedores de diferentes tipos de vidro, conseguindo assim mais descontos e prazos menores.
Outra maneira de conseguir bons descontos é analisar se há vantagem no caso de pagamentos diferenciados. Converse com seu fornecedor sobre quais as formas de pagamento disponíveis e se nos pagamentos à vista é possível ter um desconto maior.
Você pode verificar também com seus fornecedores os prazos de pagamento. Muitas vezes, eles te darão alguns dias para pagamento e você consegue receber de seu cliente e repassar, gerando melhor fluxo de caixa.
Outra dica para conseguir descontos é fazer um planejamento dos materiais para comprar em maior volume. Para isso, você pode traçar um balanço dos últimos meses e verificar quais produtos têm mais saída de vendas, fazer uma projeção para os próximos meses e já fechar a compra antecipada desses materiais, mantendo-os em estoque.
Normalmente, compras em maior volume reduzem os custos e você conseguirá mais descontos no preço final, descontos que poderão ser repassados ao seu cliente também.
A última dica é saber negociar. Você precisa conhecer técnicas de negociação para conseguir de fato os descontos esperados. Lembre-se que o valor deve ser justo, afinal, nem você nem seu fornecedor irão ter prejuízo.
Segundo o portal G1.com, uma pesquisa feita com 1.204 pessoas em todo Brasil demonstrou que 70% dos entrevistados não sabem negociar porque não usam técnicas específicas para isso.
Há várias maneiras de negociar, seja ofertando preferência de escolha desse fornecedor, estudando a maneira de composição dos preços e até fazer indicações para parceiros. Se você não se sente seguro, procure um curso rápido de negociação para se aprimorar. Instituições renomadas como a FGV – Fundação Getúlio Vargas e o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial oferecem estes cursos à distância.
O mais importante é demonstrar conhecimento e interesse sobre os processos, expondo mais segurança nesse processo de negociação diante do fornecedor e obtendo melhores descontos para seu produto.
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