Vidro que não se enxerga de fora para dentro: mitos e verdade sobre o vidro refletivo
Privacidade com vidro refletivo

Vidro que não se enxerga de fora para dentro: mitos e verdade sobre o vidro refletivo

  • EspecificaçãoProdutoTodas as Publicações
  • 12, outubro 2022
  • 3 min de leitura

Os vidros que oferecem algum tipo de privacidade estão se tornando tendência no mercado. Isso acontece ao mesmo tempo em que o setor de negócios de vidros, fachadas e vidraças, estão desenvolvendo cada vez mais tecnologia para inovar seus produtos. 

De olho nessa tendência, algumas formas de obter privacidade têm sido selecionadas pelas empresas de vidros, desde as tradicionais e básicas – como cortinas e persianas – até produtos com tecnologia mais avançada, como vidro polarizado.

Um dos vidros que oferecem essa possibilidade de privacidade nos ambientes é o vidro refletivo, um vidro específico que não permite a visibilidade de fora do espaço para dentro. Porém, por não ser muito conhecido entre os consumidores e clientes, existem muitas dúvidas sobre como ele funciona e qual o seu desempenho real. Aqui, vamos explicar mais sobre o que é um vidro refletivo, e mitos e verdades sobre ele. 

Vidro refletivo: o que é? 

O vidro refletivo é um produto que fornece controle solar, ou seja, possui controle térmico e luminoso, filtrando a quantidade de luz e calor que atravessa e penetra no ambiente. Ele é mais buscado para projetos de obras comerciais, mas já começou a conquistar outros ramos. 

Diferente do que se imagina, o vidro refletivo atrai muitos clientes por suas características estéticas, pois não são materiais rudes ou com aparência mais extravagante e, por isso, também está presente em projetos de decoração. 

Esse vidro também é conhecido no mercado como vidro de proteção solar, pois como mencionado anteriormente, ele, de fato, seleciona melhor a quantidade de luz que atravessa o produto.

Vidro laminado refletivo

Mitos sobre o vidro refletivo

  • Quanto mais refletivo, maior proteção do calor
  • Vidro refletivo escurece o ambiente
  • Vidro refletivo sempre garante privacidade
  • Vidro refletivo é usado apenas em obras comerciais

Um dos primeiros pontos a se trazer é que não é verdade que quanto mais refletivo o vidro, mais ele protege do calor. Os que possuem essa função são outros vidros, como, por exemplo, os vidros seletivos ou baixo emissivos. 

Uma das coisas mais ditas por aí sobre esse tipo de vidro e que não é verdade é que o vidro refletivo escurece o ambiente. Não, a transmissão de luz pode variar de acordo com o tipo de vidro específico escolhido, mas o vidro permite a passagem da luz e, portanto, o ambiente não fica escurecido.

Além disso, outro ponto que não é garantido pelo vidro refletivo é que ele sempre oferece privacidade. Uma de suas maiores vantagens é que ele proporciona sim privacidade ao ambiente, porém isso só funciona durante o dia. No período noturno, a luz de dentro é maior que a de fora e por isso esse efeito não ocorre. 

Outro mito sobre esse vidro é que ele é exclusivamente para obras comerciais. Nos últimos tempos, os vidros refletivos mais suaves tem conquistado cada vez mais os projetos residenciais. Afinal ele garante conforto de luminosidade, economia de energia e, claro, a privacidade.

Verdades sobre o vidro refletivo

  • Vidro refletivo gera economia de energia
  • Vidro refletivo é mais sustentável
  • Vidro refletivo não é o mesmo que película refletiva

Um fato que é verdade e é super importante de ser destacado é que esse tipo de vidro gera economia de energia, pois reduz os gastos em ar condicionado e iluminação elétrica. O que torna esse produto específico uma solução sustentável também para o cliente que possui essa demanda pensando no planeta.

Outro detalhe importante sobre esse tema e que é verdade é que existe uma diferença entre vidro refletivo e película refletiva. O vidro passa por um processo de metalização durante a produção, enquanto a película é aplicada após. Além disso, a película entrega uma estética inferior, favorecendo o aparecimento de manchas e diminuindo a durabilidade. Ela também é menos resistente ao calor e a atenuação de ruídos.

Conclusão

Com este artigo conseguimos ter uma visão mais clara do que podemos acreditar sobre o vidro refletivo e, com isso, tomar uma decisão mais assertiva sobre a funcionalidade desse vidro para o projeto final. É importante lembrar que cada projeto deve ser pensado de forma única e particular, para que os produtos sejam escolhidos da forma que melhor se adequa a expectativa do cliente. 

Além disso, esse artigo permite entender exatamente a importância de também contar com um fornecedor qualificado e de confiança, que possa oferecer suporte e assistência durante todo o projeto.

Confira aqui todas as formas de obter privacidade com diferentes tipos de vidros.

Navegue por tópicos