Vidro Pintado: Dossiê completo!
Vidro pintado

Vidro Pintado: Dossiê completo!

  • Processo
  • 25, fevereiro 2019
  • 4 min de leitura

Conheça mais sobre o vidro pintado ou vidro laqueado, suas características e principais funções

A personalização está cada vez mais presente na arquitetura moderna. Novos padrões de aplicação dos materiais, cores, texturas e formas entram nas novas tendências e com os vidros não é diferente. O vidro pintado ou vidro laqueado é uma das opções que permite compor ambientes diferenciados e exclusivos, graças a sua versatilidade, características e principais funções.

Vidro pintado

Confira a seguir todos os tipos de vidros pintados, suas principais possibilidades de uso, vantagens e desvantagens.

Os tipos de vidro pintado e sua fabricação

Os vidros pintados ou vidros laqueados podem ser divididos em dois tipos: os de pintura a frio e os serigrafados.

Nos vidros pintados a frio, a tinta é aplicada em toda a extensão do vidro, ainda nas fábricas, passando posteriormente por uma lavagem feita com álcool isopropílico. Alguns modelos podem ainda ser temperados, agregando ainda a característica da segurança. Os vidros pintados a frio podem ser beneficiados com o corte.

Já os vidros pintados a quente, os serigrafados, recebem uma aplicação em esmalte cerâmico em pasta hidrossolúvel, passando posteriormente no processo de têmpera para fixação melhor da cor. Neste caso, podem receber diversos padrões de desenhos, gravados em uma tela de poliéster e transferida para a peça de vidro, por meio de emissão luminosa.Após ser serigrafado, o vidro não pode mais ser cortado ou beneficiado.

Aplicações do Vidro Pintado

Os vidros pintados são usados, principalmente, nos ambientes internos, como revestimentos de parede, divisórias, móveis e decoração em geral. Podemos citar como exemplo a especificação no uso do vidro pintado em cozinhas, principalmente pela facilidade de limpeza. Outra possibilidade são as divisórias de ambiente, principalmente quando usam os vidros serigrafados com diferentes desenhos.

Cores e padrões de desenhos no vidro pintado

Os vidros de pintura a frio, de fábrica, podem ser encontrados nas cores branco, preto e vermelho. Já os vidros de pintura a quente podem ter as mais variadas cores, conforme a disponibilidade da tinta no mercado.

Vidro pintado

Em relação aos padrões de desenho do serigrafado, os mais comuns são as listras e círculos, mas sob encomenda e por um preço mais alto, é possível criar seus próprios desenhos.

Uma outra solução para desenhos é o vidro com impressão digital, capaz de transferir para o vidro as mais perfeitas imagens, com seus mínimos detalhes.

Vantagens e Desvantagens de cada tipo de vidro pintado

Vidro pintado a frio

A principal vantagem desse vidro é a economia e durabilidade do material, já que vem pintado de fábrica. A cobertura também é um diferencial grande, pois é bem homogênea. Como principal desvantagem está a pouca variedade de cores disponíveis. Além disso, no uso como divisórias de ambiente, a face do vidro que recebe pintura fica com acabamento de tinta. Nestes casos, é ideal usar o vidro laminado com película colorida, que deixa dos dois lados um acabamento “vidro”, facilitando assim a limpeza e melhorando a estética.

Vidro pintado

Vidro serigrafado

As vantagens é infinidade de cores e desenhos possíveis, ofertando a possibilidade de personalização dos usos. Além disso, o preço para as texturas padrão é acessível. Outra vantagem é o uso do vidro serigrafado com padrões de desenhos que ajudam a diminuir a incidência dos raios solares. Como desvantagem está a inviabilidade para beneficiamento do vidro.

Vidro acidado

Esse vidro apresenta acabamento fosco em uma de suas superfícies, tendo como principal vantagem a privacidade. Ele pode receber também estampas e desenhos diferenciados, já que é feito pela aplicação de um banho com ácido, que corrói superficialmente a placa. Além disso, pode ser temperado, cortado, curvado e bisotado. Sua desvantagem é o preço elevado, já que necessita de uma estrutura para sua fabricação.

Vidro jateado

Texturizado a partir de partículas de areia na superfície. Tal processo comprometia a saúde dos profissionais que acabavam inalando esse pó e tinham sua saúde prejudicada. A vantagem é a possibilidade de criação de desenhos e também a opacidade que o material permite. Como desvantagem está o acúmulo de sujeira ao longo do tempo nesse material.

Vidro com impressão digital

Nesse tipo de vidro, por meio de um maquinário específico, é possível transferir a imagem do computador para o vidro por meio de um esmalte cerâmico. Suas principais vantagens é a possibilidade de ser beneficiado após a pintura e também a durabilidade da qualidade da imagem. Como desvantagem está o preço, que acaba ficando muito elevado pelos investimentos no maquinário importado.

A melhor opção do vidro pintado para sua necessidade

Deu pra perceber que o vidro pintado é muito versátil e possui opções para todos os gostos e bolsos. Antes de escolher a melhor opção, consulte seu fornecedor que explicará todas as características, diferenças, vantagens e desvantagens.

Conte com a PKO do Brasil.

Navegue por tópicos