Saiba como os sistemas de informações gerenciais podem otimizar o encadeamento de tarefas de sua construtora.
A tecnologia é uma importante ferramenta para otimizar os processos de uma organização, já que por meio dela é possível automatizar determinadas atividades, o que permite ganhar agilidade e evitar erros. Os sistemas de informações gerenciais podem ser usados tanto para processos de compra, de venda e de organização das rotinas de trabalhos.
Neste texto, iremos explicar mais sobre a importância dos sistemas gerenciais e como obter melhores resultados para sua construtora por meio da utilização dessas ferramentas. Quer saber mais informações sobre esse assunto? Continue a leitura!
As tecnologias de informações são ferramentas digitais que facilitam a organização das rotinas de determinados processos. Os sistemas podem ser softwares, aplicativos, banco de dados, cronogramas ou simplesmente uma planilha, feita no Excel ou programas similares, desenvolvida especialmente para a sua necessidade.
A principal vantagem de adotar os sistemas gerenciais no dia a dia da sua construtora é a facilitação do cumprimento de metas, agilizando o repasse de informações aos envolvidos e priorizando as etapas fundamentais para que o produto seja entregue da melhor maneira.
Além disso, tais sistemas permitem elaboração de relatórios e gráficos para que você acompanhe e mensure os resultados mais assertivamente, tendo instrumentos para cobrar os gerentes e líderes uma atuação com mais foco em resultados.
Agora vamos abordar melhor como você pode gerenciar seus pedidos por meio de cronogramas e planilhas criadas especialmente conforme as suas necessidades.
O primeiro passo é colocar no papel como funcionam os processos de venda de sua construtora, ou seja, qual o passo a passo necessário, desde o momento em que o cliente liga solicitando um orçamento. Nesta etapa, é importante traçar o tempo que cada ação leva para ser concluída, os responsáveis e os materiais necessários.
Depois, será importante anotar os processos relativos à produção, como compra de matéria-prima ou disponibilidade de estoque, tempo para produção dos itens, qual tipo de maquinário ou processo o produto deve passar.
Por último, entram os prazos passados para o cliente: se será necessária mão de obra para instalação, se o cliente autoriza fotos do produto para você ter como portfólio, entre outros detalhes relativos à entrega final ao cliente.
O cronograma será o norteador de todo o sistema de informações e deve ser disponibilizado para todos os envolvidos, para que os prazos sejam cumpridos da melhor maneira possível.
A participação de pessoas-chave nesse processo de elaboração do cronograma fará muita diferença no resultado final de cumprimento de prazos, porque essas pessoas estão diretamente envolvidas no dia a dia dos processos e possuem uma visão mais assertiva de como cada etapa funciona no segmento de esquadria. Deste modo, as promessas feitas aos clientes, como por exemplo, o prazo de entrega do produto, podem ser feitas da melhor maneira.
Veja abaixo um exemplo de cronograma para gestão de pedidos, elaborado em uma planilha do Excel, feito especificamente para uma construtora.
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Você já utiliza algum sistema de informação para gerenciamento de dados em sua empresa? Acha que eles realmente ajudam na organização do trabalho? Compartilhe conosco suas experiências.