4 cuidados essenciais para melhorar a segurança do trabalho em sua vidraçaria ou empresa de esquadria

| PKO do Brasil |

4 cuidados essenciais para melhorar a segurança do trabalho em sua vidraçaria ou empresa de esquadria

Segurança do trabalho em vidraçarias

Aposte na Segurança do Trabalho e tenha menor desperdício

A Segurança do Trabalho deve ser tratada com muita responsabilidade dentro das empresas do setor vidreiro. Isso porque o vidro é um material muito frágil e, em casos de quebra, pode representar perigo para a saúde e segurança dos colaboradores que lidam diretamente com o material.

Confira a seguir 4 dicas que separamos para que você melhore a Segurança no Trabalho na sua empresa de esquadria ou serralheria. Acompanhe!

1 – Cuidados com o armazenamento

A primeira dica que damos para melhorar a segurança no trabalho de sua empresa de esquadria ou serralheria é saber como armazenar corretamente os vidros. Deste modo, é possível evitar quebras e garantir maior durabilidade do material.

Para armazenar vidros é ideal deixá-los em cavaletes, sempre dispostos no mesmo ângulo, que pode ser 4 ou 6 graus. Além disso, é preciso usar espaçadores entre os vidros para proteger do atrito uns com os outros.

Todas as partes que tiverem contato com o vidro devem estar protegidas com borrachas coladas por adesivos, visando a movimentação inapropriada do material.

Outra opção de armazenamento dos vidros é a utilização dos paliteiros ou colares, que são presos individualmente em duas hastes metálicas, podendo ser montado e desmontado facilmente.

2 – Cuidados com a movimentação

A segunda orientação é sobre os cuidados com o manuseio do vidro dentro das empresas, nos galpões de armazenamento. Para isso, é possível contar com equipamentos mais simples ou mais complexos, dependendo das características da empresa.

Leia também:  Insulamento de vidro: Como se faz?

A cinta de aço é um dos equipamentos mais comuns, que serve para movimentar as pilhas de vidro e podem ser adaptadas para ponte rolante ou empilhadeira. Já o balancete tem a mesma função, porém com a necessidade de travamento do acionamento superior. Neste caso, é possível adaptá-lo para movimentar apenas uma chapa de vidro.

Além desses equipamentos é preciso contar também com a utilização de ventosas e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados, como: óculos, luvas, capacetes e botas de segurança, que irão garantir a integridade física dos colaboradores envolvidos na movimentação dos vidros.

3 – Cuidados no Transporte

O transporte dos vidros é necessário ser feito de maneira cautelosa para que o produto chegue em boas condições ao cliente final. Normalmente é realizado em caminhões ou veículos com carrocerias, que estejam regulamentados e autorizados para esse tipo de transporte.

Os vidros para serem transportados precisam estar sempre na vertical e em ordem decrescente de tamanho. Nos caminhões, eles precisam estar sobre cavaletes, acondicionados conforme orientamos acima, no item de armazenamento e também serem protegidos por lonas para não os molhar.

Outra opção são os encostos de ferros, mais utilizados para o transporte de espelhos e vidros laminados. Nestes casos, é preciso verificar as amarrações das escoras frontais e a fixação dos encostos para não ter seu movimento obstruído durante o transporte.

Para que o produto chegue em bom estado ao cliente é preciso que o motorista dirija cautelosamente, evitando freadas bruscas ou arrancadas violentas, tendo cuidado ao passar por lombadas e valetas.

4 – Cuidados no Descarregamento

O descarregamento dos vidros também é fator importante para a segurança do trabalho das empresas do setor vidreiro. Por se tratar de um material delicado, é preciso que os colaboradores envolvidos sejam treinados sobre as melhores maneiras de descarregar o produto do caminhão.

Leia também:  10 ideias de conteúdo para as redes sociais de sua vidraçaria ou empresa de esquadria

Algumas técnicas de como segurar o vidro podem garantir a segurança dos trabalhadores e evitar quebras no material. Por isso, conte sempre com fornecedores que se preocupam com a entrega do material, mas também prezam pela segurança de seus colaboradores.

A PKO do Brasil tem uma política de segurança e departamento voltado para o transporte e descarregamento de vidros, com profissionais qualificados para entregar o melhor produto ao cliente. Consulte-nos!

Instalação do vidroInstalação do vidro
eBook

Erros na Instalação de Vidros

Saiba os principais problemas enfrentados no processo de instalação dos vidros.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
🍷 Manual do Vidro para Adegas: Conheça o tipo de vidro que deve ser utilizado, instalação, normas técnicas, climatização, iluminação e modelos de adegas. Download grátis❗️ ➡️ https://bit.ly/2UCNXza
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Tudo o que você precisa saber para vender vidros com excelência ⤵️

1️⃣ Mercado e Concorrência
2️⃣ Fornecedores
3️⃣ Cliente e o Funil de Vendas
4️⃣ Orçamento e Visita Técnica
5️⃣ Realização dos Serviços e como Agregar Valor
6️⃣ Marketing Digital

➡️ Download grátis: https://bit.ly/vender-vidros
Estoque de vidros
eBook

Glossário do Vidro

O melhor guia de termos do vidro para a construção civil.
Vidro para raio-x
eBook

Vidro Plumbífero

Tudo sobre o vidro plumbífero. Saiba como é feito, características e especificações, instalação e limpeza.