4 cuidados essenciais para melhorar a segurança do trabalho em sua vidraçaria ou empresa de esquadria
Segurança do trabalho em vidraçarias

Segurança do Trabalho: 4 cuidados para melhorá-la em sua vidraçaria

  • Segurança
  • 21, novembro 2017
  • 3 min de leitura

Aposte na Segurança do Trabalho e tenha menor desperdício

A Segurança do Trabalho deve ser tratada com muita responsabilidade dentro das empresas do setor vidreiro. Isso porque o vidro é um material muito frágil e, em casos de quebra, pode representar perigo para a saúde e segurança dos colaboradores que lidam diretamente com o material.

Confira a seguir 4 dicas que separamos para que você melhore a Segurança no Trabalho na sua empresa de esquadria ou serralheria. Acompanhe!

1 – Cuidados com o armazenamento

A primeira dica que damos para melhorar a segurança no trabalho de sua empresa de esquadria ou serralheria é saber como armazenar corretamente os vidros. Deste modo, é possível evitar quebras e garantir maior durabilidade do material.

Para armazenar vidros é ideal deixá-los em cavaletes, sempre dispostos no mesmo ângulo, que pode ser 4 ou 6 graus. Além disso, é preciso usar espaçadores entre os vidros para proteger do atrito uns com os outros.

Todas as partes que tiverem contato com o vidro devem estar protegidas com borrachas coladas por adesivos, visando a movimentação inapropriada do material.

Outra opção de armazenamento dos vidros é a utilização dos paliteiros ou colares, que são presos individualmente em duas hastes metálicas, podendo ser montado e desmontado facilmente.

2 – Cuidados com a movimentação

A segunda orientação é sobre os cuidados com o manuseio do vidro dentro das empresas, nos galpões de armazenamento. Para isso, é possível contar com equipamentos mais simples ou mais complexos, dependendo das características da empresa.

A cinta de aço é um dos equipamentos mais comuns, que serve para movimentar as pilhas de vidro e podem ser adaptadas para ponte rolante ou empilhadeira. Já o balancete tem a mesma função, porém com a necessidade de travamento do acionamento superior. Neste caso, é possível adaptá-lo para movimentar apenas uma chapa de vidro.

Além desses equipamentos é preciso contar também com a utilização de ventosas e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados, como: óculos, luvas, capacetes e botas de segurança, que irão garantir a integridade física dos colaboradores envolvidos na movimentação dos vidros.

3 – Cuidados no Transporte

O transporte dos vidros é necessário ser feito de maneira cautelosa para que o produto chegue em boas condições ao cliente final. Normalmente é realizado em caminhões ou veículos com carrocerias, que estejam regulamentados e autorizados para esse tipo de transporte.

Os vidros para serem transportados precisam estar sempre na vertical e em ordem decrescente de tamanho. Nos caminhões, eles precisam estar sobre cavaletes, acondicionados conforme orientamos acima, no item de armazenamento e também serem protegidos por lonas para não os molhar.

Outra opção são os encostos de ferros, mais utilizados para o transporte de espelhos e vidros laminados. Nestes casos, é preciso verificar as amarrações das escoras frontais e a fixação dos encostos para não ter seu movimento obstruído durante o transporte.

Para que o produto chegue em bom estado ao cliente é preciso que o motorista dirija cautelosamente, evitando freadas bruscas ou arrancadas violentas, tendo cuidado ao passar por lombadas e valetas.

4 – Cuidados no Descarregamento

O descarregamento dos vidros também é fator importante para a segurança do trabalho das empresas do setor vidreiro. Por se tratar de um material delicado, é preciso que os colaboradores envolvidos sejam treinados sobre as melhores maneiras de descarregar o produto do caminhão.

Algumas técnicas de como segurar o vidro podem garantir a segurança dos trabalhadores e evitar quebras no material. Por isso, conte sempre com fornecedores que se preocupam com a entrega do material, mas também prezam pela segurança de seus colaboradores.

A PKO do Brasil tem uma política de segurança e departamento voltado para o transporte e descarregamento de vidros, com profissionais qualificados para entregar o melhor produto ao cliente. Consulte-nos!

Navegue por tópicos