Saiba como fazer bons negócios com seu fornecedor de vidro
Indústria de vidros PKO do Brasil

Saiba como fazer bons negócios com seu fornecedor de vidro

  • GestãoNegociação
  • 4, maio 2022
  • 5 min de leitura

Entre as diversas escolhas a serem realizadas no ramo de negócios de vidros está a escolha do fornecedor. É de extrema importância ter um fornecedor de confiança, com quem você possa contar em momentos de imprevisto e manter um amplo e aberto diálogo sobre as vendas. 

Por isso, entenda a seguir como manter uma boa relação com o fornecedor e fazer bons negócios em diferentes momentos do período de venda, tanto como na alta, em que a demanda exige mais, como em momentos de baixa, de dificuldade para o negócio – é importante ter uma relação de parceria com seu fornecedor.

Como mencionado acima, a escolha do fornecedor que atenderá a sua empresa de esquadrias ou serralheria é um fator fundamental para o sucesso de seu negócio. Os fornecedores devem ser seus parceiros, por isso é importante manter um relacionamento estreito com cada um deles, tratando-os com respeito e profissionalismo.

Você sabe qual a importância de ter um relacionamento estreito com o fornecedor e como essa postura pode ajudar a manter seus clientes ativos? Neste artigo vamos falar exatamente sobre isso, além de dar dicas para que você construa boas parcerias com seus fornecedores.

Quais fatores são importantes para a escolha de um fornecedor? 

O primeiro passo para escolher um fornecedor é entender se ele comercializa os produtos ou serviços que você necessita. É importante verificar processos produtivos e metodologias de trabalho, qualidade do produto entregue e flexibilização em relação a prazos e pagamento ao fornecedor.

Depois disso, é necessário avaliar o histórico do fornecedor escolhido. Procure saber há quanto tempo a empresa está no mercado, qual é a visão e os valores da companhia e tente entender melhor o que a organização mais preza em relação aos clientes. Os quatro fatores mais importantes que precisam estar alinhados são: qualidade, apoio técnico, pós-vendas e consultoria especializada. 

Qualidade

A qualidade do produto precisa ser a melhor possível, para que o custo-benefício seja um diferencial para o cliente, pois um produto de baixa qualidade pode ser comercializado por um preço inferior, mas será necessário trocar a peça com mais frequência. Além de apresentar riscos de segurança.

Vidro temperado com identificação do fabricante

Apoio técnico

Quando se trata de vidro, o apoio técnico é outro fator imprescindível. Os funcionários que oferecem esse serviço possuem total conhecimento da técnica para instalação e manutenção, o que reforça a segurança do produto.

Molde DWG para modelar peça de vidro

Atendimento pós-vendas

Outro serviço que pode fazer diferença é o atendimento pós-vendas, entender como foi a instalação, e se o produto está em pleno funcionamento, garante uma confiança a mais do cliente com a empresa. 

Consultoria especializada

Por último desses fatores, mas não menos importante, é a consultoria especializada. Oferecer um atendimento específico para o produto que foi vendido pode ser outro diferencial da concorrência.

Além disso, é interessante verificar também as referências da empresa. Procure ligar para clientes que já compram desse fornecedor, ou para parceiros do ramo, e pergunte como é o atendimento, a qualidade e outras questões que impactam em seu negócio.

Como avaliar se o fornecedor oferece o que sua empresa precisa? 

Após o levantamento dos dados que citamos acima, é preciso estudar as respostas obtidas com o que sua empresa de esquadrias ou serralheria espera desse fornecedor, analisando corretamente quais os pontos positivos mais importantes que o fornecedor oferece em relação aquilo que você mais precisa.

Outra dica importante é realizar o levantamento dos valores que você gastaria caso tivesse que contratar os serviços ofertados pelo fornecedor, como a consultoria técnica e os profissionais para o pós-vendas. Deste modo, é possível entender melhor o custo-benefício de fechar uma boa parceria.

Quando falamos em pós-vendas, é preciso analisar se a empresa oferece qualquer tipo de respaldo, por exemplo questões como a realização de um cronograma de obras, a otimização parcial dos vidros, a organização da logística de entrega, de movimentação e armazenamento. 

Além disso, é importante conferir os requisitos exigidos pela lei, como o oferecimento de um canal de atendimento ao consumidor.

Vamos supor que sua empresa de esquadria ou serralheria precise de um apoio de pós-vendas. Por se tratar de uma obra grande e que não tenha capacidade de armazenar de uma vez todos os vidros e esquadrias, a produção fracionada de materiais é uma saída produtiva para todos, inclusive sua empresa, que não precisará disponibilizar profissionais para esse gerenciamento, gerando economia na obra pela redução dos prazos.

Distribuidora de Vidros PKO

Preze pela boa relação com seu fornecedor

Para que a relação com seu fornecedor seja duradoura, é importante manter um clima amistoso, resolvendo os possíveis problemas com educação e negociando os melhores prazos de entrega, e também de pagamento. Muitas vezes, será necessário ter flexibilidade e saber entender que nem sempre o valor ou custo são prioridades em uma relação entre empresa-fornecedor.

Pode ocorrer do fornecedor não possuir disponibilidade de tudo aquilo que você espera, mas é imprescindível que eles resolvam qualquer problema que surgir. Por isso é importante a relação de confiança com esse negociador. Deste modo, você saberá que pode contar com esse contato em momentos mais delicados e ele saberá também que você confia na parceria. 

O mais importante na parceria saudável com seu fornecedor é saber que pode contar com ele nos momentos de dificuldades e imprevistos. Dessa forma, seu cliente conseguirá perceber que sua empresa de esquadrias ou serralheria tem a preocupação em oferecer o melhor serviço. 

Avalie a qualidade do produto fornecido

Por fim, é importante fazer uma avaliação minuciosa do produto oferecido pelo fornecedor, pois: se o preço é bom, o custo-benefício compensa e a relação é boa, mas o produto final não possui uma qualidade aceitável, isso prejudica o seu negócio de forma exclusiva. 

Para um produto de qualidade, alguns processos são seguidos pelas empresas que fabricam vidros, garantindo não só a qualidade como a segurança da peça vendida. Entenda alguns dos processos mais importantes de serem alinhados na linha de produção para que o produto final seja confiável para entregar para o seu consumidor.

Vidro temperado com selo do fabricante

Conclusão

Deu para perceber que estabelecer uma parceria de sucesso com um fornecedor não é tarefa simples. Você precisa pesquisar, analisar, entender melhor as vantagens e desvantagens e o que sua empresa realmente precisa de apoio do fornecedor. Porém, com essas dicas é possível fortalecer antigas alianças e construir novos relacionamentos com fornecedores de confiança.

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