Entre as diversas escolhas a serem realizadas no ramo de negócios de vidros está a escolha do fornecedor. É de extrema importância ter um fornecedor de confiança, com quem você possa contar em momentos de imprevisto e manter um amplo e aberto diálogo sobre as vendas.
Por isso, entenda a seguir como manter uma boa relação com o fornecedor e fazer bons negócios em diferentes momentos do período de venda, tanto como na alta, em que a demanda exige mais, como em momentos de baixa, de dificuldade para o negócio – é importante ter uma relação de parceria com seu fornecedor.
Como mencionado acima, a escolha do fornecedor que atenderá a sua empresa de esquadrias ou serralheria é um fator fundamental para o sucesso de seu negócio. Os fornecedores devem ser seus parceiros, por isso é importante manter um relacionamento estreito com cada um deles, tratando-os com respeito e profissionalismo.
Você sabe qual a importância de ter um relacionamento estreito com o fornecedor e como essa postura pode ajudar a manter seus clientes ativos? Neste artigo vamos falar exatamente sobre isso, além de dar dicas para que você construa boas parcerias com seus fornecedores.
O primeiro passo para escolher um fornecedor é entender se ele comercializa os produtos ou serviços que você necessita. É importante verificar processos produtivos e metodologias de trabalho, qualidade do produto entregue e flexibilização em relação a prazos e pagamento ao fornecedor.
Depois disso, é necessário avaliar o histórico do fornecedor escolhido. Procure saber há quanto tempo a empresa está no mercado, qual é a visão e os valores da companhia e tente entender melhor o que a organização mais preza em relação aos clientes. Os quatro fatores mais importantes que precisam estar alinhados são: qualidade, apoio técnico, pós-vendas e consultoria especializada.
A qualidade do produto precisa ser a melhor possível, para que o custo-benefício seja um diferencial para o cliente, pois um produto de baixa qualidade pode ser comercializado por um preço inferior, mas será necessário trocar a peça com mais frequência. Além de apresentar riscos de segurança.
Quando se trata de vidro, o apoio técnico é outro fator imprescindível. Os funcionários que oferecem esse serviço possuem total conhecimento da técnica para instalação e manutenção, o que reforça a segurança do produto.
Outro serviço que pode fazer diferença é o atendimento pós-vendas, entender como foi a instalação, e se o produto está em pleno funcionamento, garante uma confiança a mais do cliente com a empresa.
Por último desses fatores, mas não menos importante, é a consultoria especializada. Oferecer um atendimento específico para o produto que foi vendido pode ser outro diferencial da concorrência.
Além disso, é interessante verificar também as referências da empresa. Procure ligar para clientes que já compram desse fornecedor, ou para parceiros do ramo, e pergunte como é o atendimento, a qualidade e outras questões que impactam em seu negócio.
Após o levantamento dos dados que citamos acima, é preciso estudar as respostas obtidas com o que sua empresa de esquadrias ou serralheria espera desse fornecedor, analisando corretamente quais os pontos positivos mais importantes que o fornecedor oferece em relação aquilo que você mais precisa.
Outra dica importante é realizar o levantamento dos valores que você gastaria caso tivesse que contratar os serviços ofertados pelo fornecedor, como a consultoria técnica e os profissionais para o pós-vendas. Deste modo, é possível entender melhor o custo-benefício de fechar uma boa parceria.
Quando falamos em pós-vendas, é preciso analisar se a empresa oferece qualquer tipo de respaldo, por exemplo questões como a realização de um cronograma de obras, a otimização parcial dos vidros, a organização da logística de entrega, de movimentação e armazenamento.
Além disso, é importante conferir os requisitos exigidos pela lei, como o oferecimento de um canal de atendimento ao consumidor.
Vamos supor que sua empresa de esquadria ou serralheria precise de um apoio de pós-vendas. Por se tratar de uma obra grande e que não tenha capacidade de armazenar de uma vez todos os vidros e esquadrias, a produção fracionada de materiais é uma saída produtiva para todos, inclusive sua empresa, que não precisará disponibilizar profissionais para esse gerenciamento, gerando economia na obra pela redução dos prazos.
Para que a relação com seu fornecedor seja duradoura, é importante manter um clima amistoso, resolvendo os possíveis problemas com educação e negociando os melhores prazos de entrega, e também de pagamento. Muitas vezes, será necessário ter flexibilidade e saber entender que nem sempre o valor ou custo são prioridades em uma relação entre empresa-fornecedor.
Pode ocorrer do fornecedor não possuir disponibilidade de tudo aquilo que você espera, mas é imprescindível que eles resolvam qualquer problema que surgir. Por isso é importante a relação de confiança com esse negociador. Deste modo, você saberá que pode contar com esse contato em momentos mais delicados e ele saberá também que você confia na parceria.
O mais importante na parceria saudável com seu fornecedor é saber que pode contar com ele nos momentos de dificuldades e imprevistos. Dessa forma, seu cliente conseguirá perceber que sua empresa de esquadrias ou serralheria tem a preocupação em oferecer o melhor serviço.
Por fim, é importante fazer uma avaliação minuciosa do produto oferecido pelo fornecedor, pois: se o preço é bom, o custo-benefício compensa e a relação é boa, mas o produto final não possui uma qualidade aceitável, isso prejudica o seu negócio de forma exclusiva.
Para um produto de qualidade, alguns processos são seguidos pelas empresas que fabricam vidros, garantindo não só a qualidade como a segurança da peça vendida. Entenda alguns dos processos mais importantes de serem alinhados na linha de produção para que o produto final seja confiável para entregar para o seu consumidor.
Deu para perceber que estabelecer uma parceria de sucesso com um fornecedor não é tarefa simples. Você precisa pesquisar, analisar, entender melhor as vantagens e desvantagens e o que sua empresa realmente precisa de apoio do fornecedor. Porém, com essas dicas é possível fortalecer antigas alianças e construir novos relacionamentos com fornecedores de confiança.