O uso de película de segurança para vidros: vantagens e desvantagens
Película de Vidro

Película de segurança para vidros - Vantagens e Desvantagens

  • QualidadeSegurança
  • 23, outubro 2017
  • 2 min de leitura

A película de segurança para vidros comuns pode ser uma alternativa para seu projeto?

A segurança é uma das principais características procuradas para os projetos arquitetônicos, principalmente quando utilizam vidro. Para isso, é possível encontrar no mercado os vidros específicos para esse desempenho, como o temperado, o laminado Laminak e o aramado. Além disso, o uso da película de segurança para vidros está sendo mais difundido no mercado.

Conheça quais as vantagens e desvantagens dessa utilização nos produtos ofertados por sua empresa de esquadrias ou serralheria.

O que é a película de proteção para vidros?

A película para vidro é um material feito com polímero de espessura de 100 microns, que ao ser aplicada nos vidros temperados confere a característica de não deixar que os fragmentos de vidro se espalhem, nos casos de quebra, adquirindo a mesma vantagem dos vidros laminados.

A película de segurança para vidros normalmente é aplicada nos vidros temperados, que já tem sua resistência mecânica aumentada e, em casos de quebra, fragmenta-se em pequenas partes.

A utilização da película para box teve seu uso aumentado, após acidentes envolvendo os materiais. Segundo a ABNT NBR14207, a película de vidro deve ser aplicada de maneira correta e permitir o movimento de abrir e fechar as portas por, no mínimo, duas horas após a quebra.

Vantagens do uso de vidro com película de segurança

  • Garante mais segurança aos usuários
  • Mantém os fragmentos de vidro quebrado na película
  • Permite movimentação da porta do box mesmo com o vidro quebrado

Desvantagens do uso de vidro com película de segurança

  • Pode ser removida mais facilmente
  • Tem um tempo de vida útil menor
  • Não possui dimensões muito grandes

Uso do vidro laminado Laminak como opção de segurança

O vidro laminado Laminak é feito pela junção de duas laminas de vidro com uma película de PVB, que tem a característica principal de manter os fragmentos do vidro presos a película, nos casos de quebra.

O material é a melhor substituição para o uso das películas, isso porque o processo de beneficiamento garante maior segurança aos usuários. Além disso, o vidro laminado pode ser feito para preencher grandes vãos, sendo usados em fachadas, portas, janelas, box, coberturas e pisos de vidro.

Neste caso, a película (o PVB) está inserida entre vidros, o que garante que ela não será riscada ou danificada durante os anos. Além disso você terá o acabamento vidro nas duas faces da peça (no caso da película adesiva, um dos lados não terá aquela face lisa do vidro que tem mais brilho e maior facilidade de limpeza).

A demais da aplicação de películas adesivas em vidro temperado para box, estas não podem ser aplicadas em casos onde se requer uma segurança maior, como fachadas, coberturas, pisos e guarda-corpos. Nestes casos, é obrigatório por norma (NBR 7199) a aplicação dos vidros laminados. Clique aqui e veja um guia prático de aplicações de vidro conforme a norma.

A questão da segurança é fator importante para qualquer projeto com vidros. Seja utilizar o vidro laminado Laminak ou a película de segurança para box, porta de vidro ou qualquer outra aplicação, o importante é sempre considerar a relação entre as vantagens e desvantagens e o custo-benefício.

Gostou de nosso post, comente suas impressões abaixo!

Navegue por tópicos