O uso de película de segurança para vidros: vantagens e desvantagens

| PKO do Brasil | ,

O uso de película de segurança para vidros: vantagens e desvantagens

Película de Vidro

A película de segurança para vidros comuns pode ser uma alternativa para seu projeto?

A segurança é uma das principais características procuradas para os projetos arquitetônicos, principalmente quando utilizam vidro. Para isso, é possível encontrar no mercado os vidros específicos para esse desempenho, como o temperado, o laminado Laminak e o aramado. Além disso, o uso da película de segurança para vidros está sendo mais difundido no mercado.

Conheça quais as vantagens e desvantagens dessa utilização nos produtos ofertados por sua empresa de esquadrias ou serralheria.

O que é a película de proteção para vidros?

A película para vidro é um material feito com polímero de espessura de 100 microns, que ao ser aplicada nos vidros temperados confere a característica de não deixar que os fragmentos de vidro se espalhem, nos casos de quebra, adquirindo a mesma vantagem dos vidros laminados.

A película de segurança para vidros normalmente é aplicada nos vidros temperados, que já tem sua resistência mecânica aumentada e, em casos de quebra, fragmenta-se em pequenas partes.

A utilização da película para box teve seu uso aumentado, após acidentes envolvendo os materiais. Segundo a ABNT NBR14207, a película de vidro deve ser aplicada de maneira correta e permitir o movimento de abrir e fechar as portas por, no mínimo, duas horas após a quebra.

Vantagens do uso de vidro com película de segurança

  • Garante mais segurança aos usuários
  • Mantém os fragmentos de vidro quebrado na película
  • Permite movimentação da porta do box mesmo com o vidro quebrado
Leia também:  Vidraçaria e esquadria: como faturar mais com vidros de alto valor agregado

Desvantagens do uso de vidro com película de segurança

  • Pode ser removida mais facilmente
  • Tem um tempo de vida útil menor
  • Não possui dimensões muito grandes

Uso do vidro laminado Laminak como opção de segurança

O vidro laminado Laminak é feito pela junção de duas laminas de vidro com uma película de PVB, que tem a característica principal de manter os fragmentos do vidro presos a película, nos casos de quebra.

O material é a melhor substituição para o uso das películas, isso porque o processo de beneficiamento garante maior segurança aos usuários. Além disso, o vidro laminado pode ser feito para preencher grandes vãos, sendo usados em fachadas, portas, janelas, box, coberturas e pisos de vidro.

Neste caso, a película (o PVB) está inserida entre vidros, o que garante que ela não será riscada ou danificada durante os anos. Além disso você terá o acabamento vidro nas duas faces da peça (no caso da película adesiva, um dos lados não terá aquela face lisa do vidro que tem mais brilho e maior facilidade de limpeza).

A demais da aplicação de películas adesivas em vidro temperado para box, estas não podem ser aplicadas em casos onde se requer uma segurança maior, como fachadas, coberturas, pisos e guarda-corpos. Nestes casos, é obrigatório por norma (NBR 7199) a aplicação dos vidros laminados. Clique aqui e veja um guia prático de aplicações de vidro conforme a norma.

A questão da segurança é fator importante para qualquer projeto com vidros. Seja utilizar o vidro laminado Laminak ou a película de segurança para box, porta de vidro ou qualquer outra aplicação, o importante é sempre considerar a relação entre as vantagens e desvantagens e o custo-benefício.

Leia também:  10 ideias de conteúdo para as redes sociais de sua vidraçaria ou empresa de esquadria

Gostou de nosso post, comente suas impressões abaixo!

Instalação de EsquadriaInstalação de Esquadria
Infográfico

Manutenção de Esquadrias

A manutenção das esquadrias é fator fundamental para que elas permaneçam conservadas.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
🍷 Manual do Vidro para Adegas: Conheça o tipo de vidro que deve ser utilizado, instalação, normas técnicas, climatização, iluminação e modelos de adegas. Download grátis❗️ ➡️ https://bit.ly/2UCNXza
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Tudo o que você precisa saber para vender vidros com excelência ⤵️

1️⃣ Mercado e Concorrência
2️⃣ Fornecedores
3️⃣ Cliente e o Funil de Vendas
4️⃣ Orçamento e Visita Técnica
5️⃣ Realização dos Serviços e como Agregar Valor
6️⃣ Marketing Digital

➡️ Download grátis: https://bit.ly/vender-vidros
Dicas de uso de serra de esquadria
eBook

Glossário da Esquadria

Com este glossário você terá acesso aos principais termos utilizados na construção civil.
Vidro Temperado
Infográfico

Manutenção de Temperado

Aprenda a fazer a manutenção correta dos vidros temperados.