O uso de película de segurança para vidros: vantagens e desvantagens
Película de segurança em vidro quebrado

O uso de película de segurança para vidros: vantagens e desvantagens

  • EspecificaçãoManutençãoProdutoQualidadeSegurançaTodas as Publicações
  • 2, março 2021
  • 4 min de leitura

Com toda certeza, a segurança é um requisito muito importante em relação ao uso de peças de vidro. No mercado são encontradas opções que proporcionam mais garantia e proteção, como o temperado, aramado e laminado. Mas, além desses modelos, também é possível investir em películas de preservação.

Batizada como película de segurança, sua aplicação é ideal tanto para projetos residenciais, quanto para escritórios. Também costuma ser muito utilizada em box de banheiros. A função do filme de proteção é dificultar quebras e até mesmo arrombamentos. 

Com a instalação, há uma maior garantia de que os cacos fiquem fixados na peça evitando maiores acidentes. Isto porque são produzidas a partir de um polímero muito fino, espessura de 100 microns, que mantém presos os fragmentos do vidro quando quebrado.

O elemento que permite mais conforto e resistência para painéis de vidro, como envidraçamento de sacadas, janelas e fachadas, costuma ser aplicada nos vidros temperados para aumentar a segurança, uma vez que evita a abertura de vãos.

A partir deste artigo, veremos as vantagens e desvantagens das película de segurança e o que as normas do setor vidreiro determinam sobre seu uso.

  1. Quais são as vantagens da instalação da película?
  2. Quais as desvantagens apresentadas nas peças?
  3. Quais são as orientações e normas a serem seguidas para boxes?
  4. Película de segurança em vidros temperados ou opções laminadas sem película? 
  5. Qual a norma a ser seguida para a instalação e uso de películas de segurança?

Como dissemos, a segurança é uma das principais características procuradas quando há a utilização de vidro em obras e construções. E, mesmo com o uso de vidros específicos para esse desempenho (temperado, laminado, e aramado), a película está cada vez mais se difundindo no mercado. A seguir, analisaremos suas vantagens e posteriormente as possíveis desvantagens.

Quais são as vantagens da instalação da película?

A segurança com certeza é a maior vantagem no uso da película, já que ela mantém os fragmentos de vidro quebrado fixos na película e também permite a movimentação da porta do box mesmo após a quebra. 

A película de segurança é hiper resistente e, por isso, é utilizada também como forma de evitar o vandalismo em estabelecimentos, pois não rasga, não pode ser perfurada e tem uma camada de maior resistência à abrasão, evitando riscos no material. 

  • Garante maior segurança aos usuários;
  • Mantém os fragmentos de vidro quebrado fixos na película;
  • Permite a movimentação da porta do box mesmo com o vidro quebrado;
  • Anti-vandalismo em estabelecimentos;
  • Camada anti-risco com maior resistência à abrasão;
  • A película não rasga, e não pode ser perfurada;
  • Camada protetora para vidros refletivos e temperados;
  • Estabilidade de cor (anti-amarelamento);
  • Proteção UV de no mínimo 95%.
Vandalismo em janela de vidro com película

Quais as desvantagens apresentadas nas películas de vidro?

Em relação às desvantagens, sua vida útil e dimensões restritas são as que mais ganham destaque, embora não sejam de tanta relevância quando comparadas às vantagens. 

  • Não possui uma vida útil muito longa;
  • Não possui dimensões muito grandes;
  • Não é indicada para guarda-copos;
  • Pode ser removida com facilidade, sem a necessidade de um técnico, o que pode comprometer seu uso no dia a dia.

Quais são as orientações e normas a serem seguidas para usar a película de vidro em boxes? 

Quando utilizada em boxes, a norma ABNT NBR14207 prevê que a película ao ser aplicada de forma correta deve ser instalada de maneira com que permita o movimento de abrir e fechar as portas por pelo menos duas horas após a quebra. Seu uso é recomendável no mercado após acidentes com o material sem proteção.

Película de segurança em vidros temperados ou opções laminadas sem película? 

O principal benefício do vidro laminado é a segurança. O modelo mantém os fragmentos presos à película PVB, que fica entre suas duas placas. E, devido a sua localização, a durabilidade da película de PVB é maior do que a película de segurança comum, geralmente, usada em chapas de vidro temperado.

Seguindo a norma NBR 7199, a opção laminada pode ser utilizada em portas, janelas, fachadas, janelas, box, coberturas e pisos. No momento de oferecer o serviço, analise cada projeto individualmente e considere seu custo-benefício. 

Vidro temperado ou temperado com película?

O vidro temperado tradicional, como vimos na introdução, é conhecido por sua grande resistência. Ele é submetido ao processo de têmpera em que é aquecido gradativamente até atingir 700ºC e sendo resfriado bruscamente. Por responsabilidade deste processo, o modelo confere maior firmeza. 

Ele ainda suporta mudanças de temperaturas de até 200ºC, sendo considerado um vidro de segurança por essas características. 

Já a opção com a película de proteção visa unir os benefícios dos dois tipos – do temperado com o laminado – agindo com mais vigor. Porém, por norma, não é indicado para todos os projetos da construção civil. 

Vidro laminado

O vidro laminado é muito utilizado em pára-brisas de automóveis ou em fachadas, servindo como elemento de blindagem. Também soluciona e previne acidentes com estilhaços após a quebra.

Conheça o vidro laminado Laminak

O vidro laminado Laminak da PKO do Brasil é originada pela junção de duas lâminas de vidro com uma película de PVB. Este modelo de laminado é considerado a melhor substituição para o uso das películas comuns. Além de garantir mais segurança, pode preencher grandes espaços, sendo utilizado desde janelas até mesmo fachadas, coberturas e pisos.

Durante sua fabricação, a película PVB é colocada entre chapas, garantindo que ela não será riscada ou danificada durante sua longa vida útil.

As películas adesivas usadas em vidros temperados nem sempre são recomendadas para casos onde se requer uma segurança muito maior, como guarda-corpos, fachadas e coberturas muito extensas. Para estes projetos é obrigatório seguir a norma NBR 7199 que prescreve a aplicação de vidros laminados para as funções.

Qual a norma a ser seguida para a instalação e uso de películas de segurança?

De acordo com as regras do setor, o uso de painéis de vidro é regulamentado pela norma NBR 16259. Esta prevê que, caso sejam utilizados painéis em vidro, estes devem apresentar modelos de segurança. Ou seja, temperado, temperado com película de segurança, laminado ou até mesmo o aramado, conforme citamos ao longo do artigo.

Para seguir com o planejamento correto, a utilização deve atender aos critérios de segurança estabelecidos em cada região do Brasil. As regras são estipuladas através de elementos como pressão dos ventos, altura dos edifícios e as características do ambiente onde a construção está localizada.

E, como podemos concluir, o uso da película de segurança para vidros é uma excelente maneira de proteger espaços residenciais e comerciais, tornando-os mais seguros e diminuindo os riscos de acidentes com quebras e arrombamentos.

Além de oferecer maior proteção aos usuários, sua adoção garante que não haja cacos de vidro ou estilhaços em caso de quebra, protegendo as pessoas próximas. Porém, é sempre importante levar em consideração as normas e dimensões dos projetos, analisando os benefícios entre as películas de segurança e as chapas já laminadas.

Navegue por tópicos