Arquitetura pós pandemia

Mudanças na arquitetura pós pandemia

  • Todas as Publicações
  • 24, agosto 2020
  • 2 min de leitura

Confira as mudanças na arquitetura esperadas pós pandemia.

Depois que a pandemia causada pelo Covid-19 passar, muitas coisas vão ter que mudar para nos encaixarmos em uma nova realidade.

E não estamos falando só em novos hábitos de comportamento, a mudança virá em vários aspectos e a arquitetura é um deles.

Nesse artigo vamos falar sobre o papel do vidro nas mudanças esperadas na arquitetura pós pandemia e como explorar as soluções adequadas para cada projeto.

Mudanças na arquitetura

Ambientes mais limpos

Sem dúvida a mudança mais significativa vai ser com relação a higiene, e o vidro tem papel fundamental nesse aspecto.

O vidro por si só já é um excelente produto quando o assunto é praticidade e facilidade de limpeza e manutenção; no entanto, para quem deseja ainda mais, é possível contar com o vidro autolimpante por exemplo, que tem uma camada transparente de dióxido de titânio (TiO2) em sua superfície interna e utiliza os raios UV e água para combater os resíduos que se acumulam no material.

Arquitetura pós pandemia

Viabilização do trabalho remoto

Outra grande mudança foi a adesão ao trabalho remoto; muitas empresas já sinalizam que vão continuar nesse formato.

Quem continuar trabalhando remotamente precisará encontrar um local confortável e com pouco barulho para conseguir realizar as atividades e participar de reuniões sem interferências.

Os vidros de conforto acústico são ideais para amenizar os ruídos sonoros.

Mais tempo dentro de casa

O novo normal sem dúvidas vai aumentar nosso tempo de permanência dentro de casa e com isso gerar outras necessidades como o conforto luminoso.

Os vidros de controle solar reduzem a passagem dos raios de Sol, garantem maior conforto térmico e controlam luminosidade dos ambientes, dessa maneira pode-se aproveitar mais a iluminação natural e reduzir gastos com energia por exemplo.

Arquitetura pós pandemia

Comércios, restaurantes e prédios procurando soluções 

Não são somente as residências que estão passando por modificações, os espaços comerciais de maneira geral já estão procurando soluções para se adaptar.

Na Holanda, a alternativa encontrada por um restaurante foi fazer cabines de vidro que deixam as mesas isoladas uma das outras trazendo mais segurança aos frequentadores.

Muitas coisas estão sendo ressignificadas nesse período de isolamento e o vidro, que sempre teve um papel fundamental na arquitetura, passa a ser cada vez mais incluído nos projetos, sejam eles casas, edifícios, escritórios ou hospitais.

Entender a necessidade de cada aplicação e ofertar a melhor solução em vidro faz toda a diferença para o sucesso de um projeto. Para isso, conte com a gente!

Navegue por tópicos