Instalação de vidros: Esses 5 erros podem te trazer prejuízos
Erros na hora de instalar vidros

Instalação de vidros: Esses 5 erros podem te trazer prejuízos

  • Processo
  • 6, junho 2019
  • 3 min de leitura

Conhecer os problemas na instalação de vidros será determinante para o sucesso do serviço. A mão de obra especializada, a utilização de materiais de qualidade e outros cuidados são fundamentais!

QUAIS SÃO ENTÃO OS ERROS MAIS COMUNS?

Os erros mais comuns na instalação de vidros vão desde mão de obra desqualificada, uso inadequado de técnicas de manuseio e armazenamento, erro de cálculo de espessura e especificação, problemas com calços, folgas e vedação.”

1º ERRO NA INSTALAÇÃO DE VIDROS: PROFISSIONAIS NÃO QUALIFICADOS

A falta de mão de obra especializada para a instalação de vidros pode significar prejuízos tanto para as empresas quanto para o consumidor final.

Os profissionais qualificados se atentarão aos detalhes como encaixes, vedação, parafusos e ferragens, além da especificação.

“Um exemplo aconteceu em uma residência em que o cliente aprovou uma amostra considerando a cor que ele observada de um dos lados. Porém, os vidros foram instalados do lado inverso. Assim, constatou-se que não havia a informação clara na amostra apresentada pelo instalador.”

Arq. Rebeca Andrade – Especialista em vidros

2º ERRO NÃO SE ATENTAR À ESPECIFICAÇÃO

A primeira dica para evitar esse problema é checar se as medidas e características dos vidros estão de acordo com o projeto e se há disponibilidade de fornecimento.

Além disso, saber qual vidro utilizar, conforme as normas técnicas de aplicação, será determinante para um resultado satisfatório.

“Para exemplificar, em uma cobertura na cidade do Rio de Janeiro, alguns vidros começaram a apresentar quebra espontânea. Foi constatado que o vidro de massa escura não é recomendado para aplicação em cobertura devido à alta absorção de energia (calor), o que pode gerar a quebra espontânea.

Arq. Rebeca Andrade – Especialista em vidros

3º ERRO: FALTA DE CUIDADO NO ARMAZENAMENTO

O vidro é um material frágil e que requer cuidados para ser movimentado e armazenado. Seguir as boas práticas ajuda a evitar prejuízos que podem surgir decorrentes do aparecimento de manchas e riscos nos vidros.

“Em uma obra de Curitiba, os engenheiros constataram que algumas peças de vidro apresentavam pontos salientes em grandes quantidades. A análise apontou que esses pontos estavam fundidos no vidro, ou seja, o material causador dos danos estava quente ao entrar em contato com a superfície.

Nesse caso, o vidro não estava armazenado corretamente e nem protegido de outras ações. Provavelmente o problema foi causado por algum tipo de respingo de metal, proveniente de corte.”

Arq. Rebeca Andrade – Especialista em vidros

4º ERRO: PROBLEMAS COM CALÇOS

O calço é utilizado para evitar a troca de calor entre vidro e perfil e trata-se de um item de extrema importância na instalação de vidros, isso porque caso ele não seja, com o tempo, o atrito do vidro com o perfil pode provocar trincas e quebras.

De acordo com a norma 7199, as dimensões de calço de borda da peça são:

Espessura, igual a folga da borda

  • Largura, igual a espessura do vidro mais duas folgas laterais
  • Comprimento de acordo com o material do calço, para evitar o esmagamento ou deformações excessivas que provoquem o contato da peça com a esquadria.

Além disso as folgas são necessárias, pois o vidro, as ferragens e componentes se expandem e se movimentam com as variações de temperaturas, podendo comprometer a instalação. O recomendado é ter no mínimo 5mm de folga.

5º ERRO: VEDAÇÃO INADEQUADA

A falta de vedação pode provocar vazamentos de água podendo ocasionar a perda dos materiais. Para isso é fundamental contar com silicones e borrachas apropriadas.

“Se o instalador optar pelo silicone é preciso colocar nas bordas do vidro uma fita adesiva, impedindo respingos do material e garantindo melhor acabamento. Já se escolha for pela borracha, deve-se evitar esticar o material, que pode comprometer a acomodação do vidro e o preenchimento do perfil.”

Arq. Rebeca Andrade – Especialista em vidros

Além do problema de vazamentos, o contato da água e componentes químicos com o vidro laminado com PVB podem ocasionar a delaminação.

Como deu para perceber, muitos dos erros podem ser evitados!

Navegue por tópicos