Indústria 4.0 e o setor vidreiro

Indústria 4.0 e o setor vidreiro

  • GestãoProcessoTodas as Publicações
  • 9, abril 2020
  • 2 min de leitura

A medida em que o mundo muda, novas tecnologias vão aparecendo para facilitar a vida das pessoas, e na indústria não é diferente.

Estamos vivendo uma nova era, que traz ao mercado a oportunidade de desenvolvimento chamada indústria 4.0, conhecida pela integração entre sistemas, máquinas e pessoas.

Afinal, o que é a indústria 4.0?

A Indústria 4.0 leva esse nome por ser considerada a quarta revolução industrial, utilizando-se de novas tecnologias, que funcionam de maneira integrada para contribuir com processos e gerar mais lucros às empresas.

Apesar de ser um conceito novo, a longo prazo esse avanço trará uma mudança natural no modelo de negócios e quem não se adaptar ficará para trás com processos ultrapassados e desperdício de recursos.

Por outro lado, quem se encaixar nesse novo conceito, trabalhará com mais agilidade e eficiência.

A Indústria 4.0 caracteriza-se pela automação de tarefas e controle das informações já que ficam armazenadas na nuvem, essa integração permite a coleta e troca de dados entre eles.

Indústria 4.0

A Indústria 4.0 trará muitas mudanças para o modelo de negócio que conhecemos hoje, a tecnologia e a inovação em breve farão parte da rotina das empresas de qualquer ramo de atividade que se interessem em crescer no mercado.

Apesar do desenvolvimento da Indústria 4.0 ser fundamental para a competitividade das empresas nos mercados internos e externos, essa transição acontecerá de maneira gradual e dependerá de fatores econômicos e estratégicos, além da capacitação tecnológica industrial presente em cada país.

Indústria 4.0 no setor vidreiro

Quando falamos da Indústria 4.0 no setor vidreiro, vale ressaltar que caso as empresas não tenham maquinários automatizados e softwares para gerenciar processos, terão que se adaptar, e para isso ter um plano empresarial a longo prazo com análise de investimento é de suma importância.

Vale ressaltar que para um equipamento ser considerado 4.0, é necessário que atenda diversos fatores.

Benefícios para o setor vidreiro

Indústria 4.0

Mas os benefícios não são apenas para a indústria, o consumidor também sairá na vantagem por ter mais produtos personalizados, de melhor quantidade, com um custo menor e prazo de entrega reduzido.

Há também alguns pontos negativos a serem considerados, como o uso da inteligência artificial da forma errada e a espionagem industrial.

Apesar de essas novas tecnologias ainda parecerem distantes para a maioria das empresas, principalmente por conta dessa transição entre o físico e o digital, é inevitável que hora ou outra aconteça e indispensável que estejamos todos preparados.

Navegue por tópicos