FESQUA Virtual 2021: confira as principais tendências do setor de esquadrias e vidros

FESQUA Virtual 2021: confira as principais tendências do setor de esquadrias e vidros

Janela com esquadria em alumínio

A FESQUA, Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, realizou a sua 14ª edição entre os dias 29 e 30 de setembro. Consolidado como o maior e mais importante evento do mercado vidreiro, ele ocorreu virtualmente e com o propósito de destacar as principais movimentações do setor e suas inovações. A feira acontece a cada dois anos e é reconhecida por ser um espaço destinado a geração de negócios e conexões entre expositores e possíveis consumidores. 

Neste artigo, a PKO aponta as tendências mais comentadas da edição e os produtos em crescimento na construção civil. Entre os principais highlights estão soluções sonoras, geração de energia limpa, sistemas e formatos de fachadas, conforto térmico e softwares e sistemas de vendas. 

Tendências da FESQUA Virtual 2021

Vidros de controle sonoro 

Um dos temas discutidos durante as palestras do evento foram as soluções acústicas, seus benefícios e tecnologias. Atualmente, o vidro de controle sonoro pode ser fabricado em diferentes bases: chapas laminadas, insuladas ou multilaminadas, tendo o PVB acústico como o interlayer mais adequado para obter resultados satisfatórios.

Vale esclarecer que o modelo laminado por si só já oferece um certo bloqueio de ruídos, isso porque a presença do PVB comum é capaz de promover a atenuação de algumas ondas sonoras. Mas, conforme destacado na edição, o acústico possui uma eficácia muito superior. 

A alternativa acústica apresenta tecnologias próprias que a tornam mais eficaz no combate de barulhos quando comparada ao tradicional. Para entender como funciona o processo, sua composição química transforma as ondas sonoras absorvidas em “energia”, responsável por agitar as suas moléculas e diminuir a propagação destas dentro do ambiente.

Devido ao resultado elevado e custo-benefício da peça, o mercado vem cada vez mais defendendo o uso do PVB acústico em obras e reformas, principalmente em grandes centros urbanos. A escolha ainda valoriza o imóvel e promove uma melhoria na saúde mental dos residentes. Entre suas aplicações, ênfase para janelas, vãos e fachadas.

Sistemas e instalações de fachadas

Obras e empreendimentos totalmente cobertos por fachadas de vidro marcam um padrão cada vez mais adotado entre os novos projetos da construção civil. Sendo o sistema protagonista do momento, a chamada pele de vidro. Esta é lisa e fixada quimicamente através de adesivos estruturais que camuflam 100% o alumínio. Como única “desvantagem”, o material apresenta um investimento mais elevado, mas nada que não seja justificado por meio de seus benefícios.

Entre os ressaltos do evento está a conquista de uma norma técnica específica para sua instalação e revisão, a NBR 7199. A comemoração se dá pois essa passa a marcar o início de um padrão sinalizado a ser cumprindo e, consequentemente, maior qualidade e segurança para profissionais e consumidores.

Painéis prismáticos 

Muito utilizados em coberturas e fachadas, os painéis prismáticos também foram uma das soluções abordadas na FESQUA. Este é responsável por realizar uma melhor distribuição da iluminação natural e filtrar a radiação solar que leva ao aquecimento de ambientes internos. Ou seja, uma tecnologia que une o crescimento do uso de fachadas com a diminuição de gastos com energia elétrica e conforto térmico.

Leia também:  Fachada inteiramente de vidro é tema em maior evento do setor - FESQUA Virtual 2021

Basicamente, o material é formado por placas translúcidas que redirecionam ou refratam a luz solar.

Vidro fotovoltaico e a economia de energia elétrica

A cada ano se torna ainda mais perceptível a aposta do setor em produtos que promovem a diminuição de gastos com eletricidade e o avanço de tecnologias que geram energia limpa. Neste cenário, o vidro fotovoltaico se torna um dos preferidos do momento – e, provavelmente, dos próximos anos.

Formado a partir da junção do vidro laminado com a película fotovoltaica, o modelo substitui as placas solares tradicionais. Seu desempenho é singular por sua capacidade de fornecer energia a partir da absorção dos raios solares. Aliada de grandes edificações sustentáveis, a peça pode ser instalada em fachadas, portas, janelas, envidraçamento de sacadas, coberturas e mais aplicações. 

Os resultados são tão benéficos aos consumidores que o vidro pode representar uma baixa de mais de 90% na conta de luz. Ou seja, em um futuro ainda próximo, esta tecnologia será uma das mais buscadas tanto por grandes obras empresariais, como projetos residenciais. Vale a atenção de sua vidraçaria!

Linha UdiGlass: molas para grandes portas

No início do ano, a Udinese – empresa referência no setor vidreiro e em esquadrias, lançou duas novidades para o setor: sendo soluções para a instalação de portas de grandes dimensões e/ou mais pesadas que as comuns. Os novos produtos são a mola aérea de embutir e a mola hidráulica de piso com alta capacidade de carga.

Respectivamente, a primeira é projetada para tráfego intenso em estruturas de até 1.250mm e peso de até 100 quilos. A segunda é pensada para portas com 1.400 de largura, no máximo, e até 300 quilos. Ambas oferecem garantias de três a cinco anos, controle de velocidade, amortecimento de abertura e resistência contra corrosão. 

Além desta linha, outros produtos de atenção da empresa são os que integram o Sistema Sophia Silence.

Esquadria de tipologia oscilo deslizante

Entre as soluções de arquitetura para esquadrias, o destaque vai para as janelas com batentes da tipologia oscilo deslizante. O estilo de abertura pode parecer algo insignificante ao analisar o projeto como um todo, porém este é capaz de auxiliar no controle de vento e luminosidade do local. Sendo este um modelo muito aconselhável para regiões com oscilações climáticas ou espaços reduzidos que pedem por maior entrada de ar.

Além disso, o sistema oferecido pela Fise possui ferragens diferenciadas contemplando todo o perímetro e duas opções de abertura: o abrir tradicional e o tombar. Sua vedação também proporciona o controle termoacústico.

Há anos no mercado, a empresa é referência no aperfeiçoamento de portas e janelas com o objetivo de proporcionar maior conforto e funcionalidade ao consumidor. Não à toa, são diversas tipologias disponíveis para diferentes obras.

Conforto térmico 

Outro tema muito abordado na feira foram os vidros de isolamento térmico, com destaque para três linhas da empresa referência Guardian Glass. Assim como o conforto sonoro vem se tornando umas das prioridades de consumidores e arquitetos a cada novo projeto, o conforto térmico não foge deste movimento. Pelo contrário, ambos são complementares.

Leia também:  Como medir o retorno de investimento nas vendas de vidros especiais

SunGuard High Performance

Apresenta maior capacidade de controle sobre a transmissão de luz natural e opções visuais exclusivas. Também é adaptado a diferentes instalações, sendo uma das melhores soluções para fachadas, painéis, janelas e portas. Além disso, sua fabricação proporciona ainda a integração entre proteção solar e isolamento térmico, o que significa que o vidro é uma alternativa de alto padrão.

SunGuard Solar

Este, além do conforto térmico, é um vidro que proporciona um poder altamente reflexivo – o que auxilia na diminuição do aquecimento do ambiente e problemas de iluminação interna que podem ser causados pela forte luz natural em dias mais quentes.

Esteticamente, sua tecnologia possibilita que grandes edifícios se tornem verdadeiros espelhos refletindo a região em sua volta, sem que seu interior sofra modificações.

ClimaGuard 

A alternativa é responsável por tornar os espaços mais confortáveis, oferecendo tanto o isolamento térmico, quanto o controle solar. Algumas de suas combinações, fornecem níveis únicos de transmissão de luz natural em envidraçamentos duplos ou triplos, o que ajuda a reduzir a necessidade de iluminação artificial e, por consequência, colabora para a diminuição de gastos com energia elétrica. Não à toa, é um material muito utilizado em empreendimentos comerciais.

PVC para portas e janelas

Líder mundial na fabricação de perfil de PVC, a VEKA é uma empresa reconhecida por sua qualidade e inovações em sistemas de perfis em PVC para janelas, portas e persianas. Suas linhas apresentam produtos modernos e com ótima eficiência e sustentabilidade.

Na FESQUA, a fornecedora destacou tecnologias avançadas que integram o movimento do mercado em prol da proteção acústica, térmica e segurança.

Ao todo são duas linhas com tecnologias complementadas, as opções da Slimline e Softline. São sistemas desenvolvidos especialmente para portas e janelas deslizantes. São opções com alto desempenho para obras econômicas, tecnologia superior voltada para portas de grandes vãos e ambientes amplos, soluções inteligentes para o melhor aproveitamento de espaço, controle de ruídos e luminosidades do cômodo externo para o interno e mais elementos de impacto.

O evento abordou especialmente o modelo Softline 142CD, com design moderno, robusto e com alto desempenho em portas de correr que atendem grandes vãos.

Lançamento Kit box reto 

Para mais novidades, a AL Indústria – empresa reconhecida no setor e sete vezes consagrada no prêmio Destaque da organização Anavidro, realizou o lançamento oficial de seu Kit box reto durante a edição virtual de 2021.

Com o objetivo de facilitar cada vez mais o trabalho e as necessidades dos vidreiros por meio de projetos pré-desenvolvidos, o kit tem justamente o propósito de otimizar todo o processo de instalação. Entre as ressalvas, vale informar que, mesmo proporcionando mais praticidade na aplicação, esta só pode ser efetuada por profissionais qualificados e com experiência em vidros temperados.

Inclusive, a empresa reforçou a importância das normas técnicas a serem seguidas. Em especial a ABNT NBR 14207, que determina os tipos de vidros, fórmulas corretas de instalação, manutenção e segurança.

Software de otimização para soluções na construção civil 

A expositora Alô Serralheiro é uma das principais startups de tecnologia focadas no mercado de esquadrias. Nos últimos anos, a empresa desenvolveu sistemas de cálculo para portas e janelas de alumínio e mais expertises. Nesta edição, os participantes puderam acompanhar três diferentes funcionalidades.

Leia também:  Como criar conforto térmico e acústico com vidro insulado

Orçamento das esquadrias de alumínios

Por meio do sistema, o vidraceiro chega a uma proposta de venda completa para entregar ao cliente (com textos, imagens das esquadrias e preços). Além disso, mais detalhes específicos dos projetos podem ser acrescentados, como cronogramas de obra e condições de pagamento negociadas.

Lista de compra de perfis, componentes e vidro

Como o próprio nome entrega, a ferramenta organiza uma lista completa com o que o profissional precisa para que fique mais simples observar o estoque e direcionar os investimentos. A divisão entre perfis, componentes e vidro também foi pensada para otimizar a negociação com fornecedores das diferentes áreas. 

Plano de corte

O programa oferece cálculos ultra rápidos, informações para obras com mais de um acabamento ou cor, maior precisão e lista de tipologias para cada projeto. Este considera ainda todas as possíveis perdas do processo, descontado bordas a cada corte de serra e maior segurança ao desprezar as pontas.

Todas as ferramentas acima são destinadas a fabricantes de esquadrias de PVC e alumínio que trabalham com projetos complexos de fachadas, portas e janelas.

FESQUA 2022

Por fim, a próxima edição da FESQUA acontecerá entre os dias 14 e 17 de setembro de 2022 com a volta das edições presenciais na São Paulo Expo. O credenciamento também já está aberto no site oficial do evento.

Como fotografar projetos de vidro e esquadriaComo fotografar projetos de vidro e esquadria
eBook

Como fotografar projetos de vidro e esquadria

Saiba escolher entre fotógrafo profissional X “faça você mesmo”, o que não deve ser feito, dicas de montagem, decoração e iluminação, aplicativos para editar fotos e como utilizar o Instagram.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Guia Prático: Como Vender o Vidro Privacy Glass. Saiba como obter os melhores resultados de vendas em vidros de alto valor agregado. Como vender o vidro polarizado Privacy Glass, pós-venda, transporte, armazenamento e instalação da peça. Download grátis❗️ ➡️ https://bit.ly/3AEuDky
PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
O vidro com controle sonoro pode ser obtido por meio de diversas opções. O PVB comum, utilizado no vidro laminado, e o PVB acústico são algumas das soluções mais conhecidas para amortecer a passagem de ruídos entre ambientes. Agora, qual o melhor? ➡️ https://bit.ly/3hKz6uP
Como vender o Privacy Glass
eBook

Guia Prático: Como Vender o Vidro Privacy Glass

Saiba como obter os melhores resultados de vendas em vidros de alto valor agregado, como o Privacy Glass
Instalação de Esquadria
Infográfico

Manutenção de Esquadrias

A manutenção das esquadrias é fator fundamental para que elas permaneçam conservadas.