A FESQUA, Feira Internacional da Indústria de Esquadrias, realizou a sua 14ª edição entre os dias 29 e 30 de setembro. Consolidado como o maior e mais importante evento do mercado vidreiro, ele ocorreu virtualmente e com o propósito de destacar as principais movimentações do setor e suas inovações. A feira acontece a cada dois anos e é reconhecida por ser um espaço destinado a geração de negócios e conexões entre expositores e possíveis consumidores.
Neste artigo, a PKO aponta as tendências mais comentadas da edição e os produtos em crescimento na construção civil. Entre os principais highlights estão soluções sonoras, geração de energia limpa, sistemas e formatos de fachadas, conforto térmico e softwares e sistemas de vendas.
Um dos temas discutidos durante as palestras do evento foram as soluções acústicas, seus benefícios e tecnologias. Atualmente, o vidro de controle sonoro pode ser fabricado em diferentes bases: chapas laminadas, insuladas ou multilaminadas, tendo o PVB acústico como o interlayer mais adequado para obter resultados satisfatórios.
Vale esclarecer que o modelo laminado por si só já oferece um certo bloqueio de ruídos, isso porque a presença do PVB comum é capaz de promover a atenuação de algumas ondas sonoras. Mas, conforme destacado na edição, o acústico possui uma eficácia muito superior.
A alternativa acústica apresenta tecnologias próprias que a tornam mais eficaz no combate de barulhos quando comparada ao tradicional. Para entender como funciona o processo, sua composição química transforma as ondas sonoras absorvidas em “energia”, responsável por agitar as suas moléculas e diminuir a propagação destas dentro do ambiente.
Devido ao resultado elevado e custo-benefício da peça, o mercado vem cada vez mais defendendo o uso do PVB acústico em obras e reformas, principalmente em grandes centros urbanos. A escolha ainda valoriza o imóvel e promove uma melhoria na saúde mental dos residentes. Entre suas aplicações, ênfase para janelas, vãos e fachadas.
Obras e empreendimentos totalmente cobertos por fachadas de vidro marcam um padrão cada vez mais adotado entre os novos projetos da construção civil. Sendo o sistema protagonista do momento, a chamada pele de vidro. Esta é lisa e fixada quimicamente através de adesivos estruturais que camuflam 100% o alumínio. Como única “desvantagem”, o material apresenta um investimento mais elevado, mas nada que não seja justificado por meio de seus benefícios.
Entre os ressaltos do evento está a conquista de uma norma técnica específica para sua instalação e revisão, a NBR 7199. A comemoração se dá pois essa passa a marcar o início de um padrão sinalizado a ser cumprindo e, consequentemente, maior qualidade e segurança para profissionais e consumidores.
Muito utilizados em coberturas e fachadas, os painéis prismáticos também foram uma das soluções abordadas na FESQUA. Este é responsável por realizar uma melhor distribuição da iluminação natural e filtrar a radiação solar que leva ao aquecimento de ambientes internos. Ou seja, uma tecnologia que une o crescimento do uso de fachadas com a diminuição de gastos com energia elétrica e conforto térmico.
Basicamente, o material é formado por placas translúcidas que redirecionam ou refratam a luz solar.
A cada ano se torna ainda mais perceptível a aposta do setor em produtos que promovem a diminuição de gastos com eletricidade e o avanço de tecnologias que geram energia limpa. Neste cenário, o vidro fotovoltaico se torna um dos preferidos do momento – e, provavelmente, dos próximos anos.
Formado a partir da junção do vidro laminado com a película fotovoltaica, o modelo substitui as placas solares tradicionais. Seu desempenho é singular por sua capacidade de fornecer energia a partir da absorção dos raios solares. Aliada de grandes edificações sustentáveis, a peça pode ser instalada em fachadas, portas, janelas, envidraçamento de sacadas, coberturas e mais aplicações.
Os resultados são tão benéficos aos consumidores que o vidro pode representar uma baixa de mais de 90% na conta de luz. Ou seja, em um futuro ainda próximo, esta tecnologia será uma das mais buscadas tanto por grandes obras empresariais, como projetos residenciais. Vale a atenção de sua vidraçaria!
No início do ano, a Udinese – empresa referência no setor vidreiro e em esquadrias, lançou duas novidades para o setor: sendo soluções para a instalação de portas de grandes dimensões e/ou mais pesadas que as comuns. Os novos produtos são a mola aérea de embutir e a mola hidráulica de piso com alta capacidade de carga.
Respectivamente, a primeira é projetada para tráfego intenso em estruturas de até 1.250mm e peso de até 100 quilos. A segunda é pensada para portas com 1.400 de largura, no máximo, e até 300 quilos. Ambas oferecem garantias de três a cinco anos, controle de velocidade, amortecimento de abertura e resistência contra corrosão.
Além desta linha, outros produtos de atenção da empresa são os que integram o Sistema Sophia Silence.
Entre as soluções de arquitetura para esquadrias, o destaque vai para as janelas com batentes da tipologia oscilo deslizante. O estilo de abertura pode parecer algo insignificante ao analisar o projeto como um todo, porém este é capaz de auxiliar no controle de vento e luminosidade do local. Sendo este um modelo muito aconselhável para regiões com oscilações climáticas ou espaços reduzidos que pedem por maior entrada de ar.
Além disso, o sistema oferecido pela Fise possui ferragens diferenciadas contemplando todo o perímetro e duas opções de abertura: o abrir tradicional e o tombar. Sua vedação também proporciona o controle termoacústico.
Há anos no mercado, a empresa é referência no aperfeiçoamento de portas e janelas com o objetivo de proporcionar maior conforto e funcionalidade ao consumidor. Não à toa, são diversas tipologias disponíveis para diferentes obras.
Outro tema muito abordado na feira foram os vidros de isolamento térmico, com destaque para três linhas da empresa referência Guardian Glass. Assim como o conforto sonoro vem se tornando umas das prioridades de consumidores e arquitetos a cada novo projeto, o conforto térmico não foge deste movimento. Pelo contrário, ambos são complementares.
Apresenta maior capacidade de controle sobre a transmissão de luz natural e opções visuais exclusivas. Também é adaptado a diferentes instalações, sendo uma das melhores soluções para fachadas, painéis, janelas e portas. Além disso, sua fabricação proporciona ainda a integração entre proteção solar e isolamento térmico, o que significa que o vidro é uma alternativa de alto padrão.
Este, além do conforto térmico, é um vidro que proporciona um poder altamente reflexivo – o que auxilia na diminuição do aquecimento do ambiente e problemas de iluminação interna que podem ser causados pela forte luz natural em dias mais quentes.
Esteticamente, sua tecnologia possibilita que grandes edifícios se tornem verdadeiros espelhos refletindo a região em sua volta, sem que seu interior sofra modificações.
A alternativa é responsável por tornar os espaços mais confortáveis, oferecendo tanto o isolamento térmico, quanto o controle solar. Algumas de suas combinações, fornecem níveis únicos de transmissão de luz natural em envidraçamentos duplos ou triplos, o que ajuda a reduzir a necessidade de iluminação artificial e, por consequência, colabora para a diminuição de gastos com energia elétrica. Não à toa, é um material muito utilizado em empreendimentos comerciais.
Líder mundial na fabricação de perfil de PVC, a VEKA é uma empresa reconhecida por sua qualidade e inovações em sistemas de perfis em PVC para janelas, portas e persianas. Suas linhas apresentam produtos modernos e com ótima eficiência e sustentabilidade.
Na FESQUA, a fornecedora destacou tecnologias avançadas que integram o movimento do mercado em prol da proteção acústica, térmica e segurança.
Ao todo são duas linhas com tecnologias complementadas, as opções da Slimline e Softline. São sistemas desenvolvidos especialmente para portas e janelas deslizantes. São opções com alto desempenho para obras econômicas, tecnologia superior voltada para portas de grandes vãos e ambientes amplos, soluções inteligentes para o melhor aproveitamento de espaço, controle de ruídos e luminosidades do cômodo externo para o interno e mais elementos de impacto.
O evento abordou especialmente o modelo Softline 142CD, com design moderno, robusto e com alto desempenho em portas de correr que atendem grandes vãos.
Para mais novidades, a AL Indústria – empresa reconhecida no setor e sete vezes consagrada no prêmio Destaque da organização Anavidro, realizou o lançamento oficial de seu Kit box reto durante a edição virtual de 2021.
Com o objetivo de facilitar cada vez mais o trabalho e as necessidades dos vidreiros por meio de projetos pré-desenvolvidos, o kit tem justamente o propósito de otimizar todo o processo de instalação. Entre as ressalvas, vale informar que, mesmo proporcionando mais praticidade na aplicação, esta só pode ser efetuada por profissionais qualificados e com experiência em vidros temperados.
Inclusive, a empresa reforçou a importância das normas técnicas a serem seguidas. Em especial a ABNT NBR 14207, que determina os tipos de vidros, fórmulas corretas de instalação, manutenção e segurança.
A expositora Alô Serralheiro é uma das principais startups de tecnologia focadas no mercado de esquadrias. Nos últimos anos, a empresa desenvolveu sistemas de cálculo para portas e janelas de alumínio e mais expertises. Nesta edição, os participantes puderam acompanhar três diferentes funcionalidades.
Por meio do sistema, o vidraceiro chega a uma proposta de venda completa para entregar ao cliente (com textos, imagens das esquadrias e preços). Além disso, mais detalhes específicos dos projetos podem ser acrescentados, como cronogramas de obra e condições de pagamento negociadas.
Como o próprio nome entrega, a ferramenta organiza uma lista completa com o que o profissional precisa para que fique mais simples observar o estoque e direcionar os investimentos. A divisão entre perfis, componentes e vidro também foi pensada para otimizar a negociação com fornecedores das diferentes áreas.
O programa oferece cálculos ultra rápidos, informações para obras com mais de um acabamento ou cor, maior precisão e lista de tipologias para cada projeto. Este considera ainda todas as possíveis perdas do processo, descontado bordas a cada corte de serra e maior segurança ao desprezar as pontas.
Todas as ferramentas acima são destinadas a fabricantes de esquadrias de PVC e alumínio que trabalham com projetos complexos de fachadas, portas e janelas.
Por fim, a próxima edição da FESQUA acontecerá entre os dias 14 e 17 de setembro de 2022 com a volta das edições presenciais na São Paulo Expo. O credenciamento também já está aberto no site oficial do evento.