Faça você mesmo: serviços de projetista da sua empresa de esquadrias

| PKO do Brasil | ,

Faça você mesmo: serviços de projetista da sua empresa de esquadrias

Serviços de projetista para esquadria

Aprenda a ser o projetista de sua empresa de esquadrias

Sua empresa de esquadrias ou serralheria conta com profissionais técnicos voltados para otimizar e especificar projetos para seu cliente? Muitos consumidores, ao procurar sua empresa para fazer as janelas de vidro compostas com esquadrias de alumínio, por exemplo, não tem um projeto e cabe a você executá-lo. Mas afinal, você sabe o que faz um projetista?

O Projetista

No universo das esquadrias, o projetista ou consultor de esquadrias determina o a especificação dos materiais de acordo com as normas e o desempenho desejado pelo cliente: tipo e quantidade de perfis utilizados, espessura de cada esquadria, as folgas mínimas necessárias e também os acessórios e materiais complementares, como os silicones, vedantes e ferragens, além dos tipos de vidro.

Em obras maiores, o arquiteto é responsável pelas especificações do projeto, porém, por não ser especialista em esquadria e vidro, são apresentadas as informações básicas, como determinação do vão, tipologia e método de abertura das esquadrias.

Este tipo de consultoria poderá agregar um valor de serviço ao seu negócio. Para isso, você poderá contratar equipe especializada ou treinar seus colaboradores para realizarem esse apoio.

Como fazer as medições corretas?

Para que o projeto de esquadrias seja eficiente, é preciso fazer as medições corretas e todos os cálculos necessários para determinar espessura, dimensões, folgas e outros detalhes. Para isso, você pode melhorar sua atuação com as dicas a seguir:

1) Apoio dos fornecedores

É importante consultar o fabricante de perfis para ter acesso a todo o suporte técnico dos materiais que utiliza, como as indicações de pesos, folgas e calços padrões. Esse fornecedor pode te oferecer também todo o suporte de especificação de tipo de material, simulação de conforto térmico e acústico, relatórios de custo-benefício e retorno de investimento, além de cálculos de espessura gratuitos.

Leia também:  Como fazer uma especificação de vidros ideal

Além disso, alguns fornecedores podem oferecer também essas especificações em extensões de arquivos de softwares específicos de projeto, como o AutoCad, por exemplo.

2) Cursos do Segmento

Outra maneira de se qualificar e se tornar um projetista é fazer cursos de projetos de esquadrias, oferecidos pelas associações do setor, como a Afeal e outras iniciativas público-privadas como o Senai. Além de ganhar mais conhecimentos, você conseguirá realizar os projetos em sua empresa de maneira mais assertiva.

3) Normas Técnicas

Consultar as normas existentes para aplicação de vidros e esquadrias é fundamental para que os projetos sejam adequados e o desempenho dos materiais seja potencializado. Cálculos de pressão de ventos, vidro adequado para cada aplicação, atenuação acústica, dimensões das folgas e calços, entre outros fatores devem ser corretamente calculados, agregando conforto e segurança aos usuários.

Faça você mesmo!

Caso esteja inseguro em atuar como projetista, você tem a opção de ir em busca de cursos e/ou pesquisar informações na internet. Avise o seu fornecedor que irá executar esse serviço por conta própria e certifique-se sobre quais os materiais serão necessários. Isso irá acarretar uma boa economia no projeto, seja de janelas ou fachadas de vidro.

eBook Como encontrar a melhor solução em vidroseBook Como encontrar a melhor solução em vidros
eBook

Como Encontrar a Melhor Solução em Vidros

Tudo o que você precisa saber sobre diferentes tipos de vidros para deixar o seu projeto ainda mais completo.

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil
PKO do Brasil
PKO do Brasil
🍷 Manual do Vidro para Adegas: Conheça o tipo de vidro que deve ser utilizado, instalação, normas técnicas, climatização, iluminação e modelos de adegas. Download grátis❗️ ➡️ https://bit.ly/2UCNXza
PKO do Brasil
PKO do Brasil
Tudo o que você precisa saber para vender vidros com excelência ⤵️

1️⃣ Mercado e Concorrência
2️⃣ Fornecedores
3️⃣ Cliente e o Funil de Vendas
4️⃣ Orçamento e Visita Técnica
5️⃣ Realização dos Serviços e como Agregar Valor
6️⃣ Marketing Digital

➡️ Download grátis: https://bit.ly/vender-vidros
Calculadora de Espessura de Vidros
Calculadora

Calculadora de Espessura de Vidros

Você pode calcular a espessura de todos os vidros de acordo com a região da obra, tipo de topografia, obstáculos da área, andar da aplicação ou pressão do vento.
Decoração com espelhos
Infográfico

Decoração com Espelhos

Ideias de decoração com espelho para vender mais