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Estratégias comerciais e promocionais para sua vidraçaria vender mais

  • GestãoNegociaçãoProcessoVendas
  • 10, novembro 2021
  • 5 min de leitura

Trabalhar com produtos de boa qualidade e executar as instalações de acordo com as normas técnicas e de segurança são requisitos essenciais de um bom profissional e uma boa vidraçaria. Mas, para realizar esses serviços, é essencial também passar pela divulgação e negociação para, enfim, realizar a venda e executar a obra. 

Você já parou para pensar que a abordagem (virtual ou física) feita ao seu cliente pode ser o segredo do sucesso de seu negócio? Reunimos aqui algumas dicas de técnicas de vendas que irão te ajudar a conquistar mais clientes, fidelizá-los e, consequentemente, vender mais. 

Com um mercado cada vez mais acirrado e uma economia ainda desacelerada, mostrar os diferenciais que sua vidraçaria oferece é fundamental para seu sucesso comercial. Para isso, há uma série de ações que podem ajudar a valorizar sua imagem e a conquistar seus clientes. Veja algumas delas logo abaixo.

Divulgação e visibilidade

O primeiro passo para sua vidraçaria vender mais é chegar até seus potenciais clientes, então divulgue sua empresa e serviços o máximo que puder utilizando canais diversos para ampliar as chances de atingir esse público. 

A divulgação pode ser off-line, com o boca a boca, cartões de visita, panfletos, parcerias com arquitetos, construtores e condomínios, ou através da internet – hoje uma das ferramentas mais eficientes.

A aposta em divulgação e estratégias de marketing é essencial hoje em dia. Na internet, tenha um endereço com todas as informações sobre seus serviços, fotos das obras e meios de contato. Nas redes sociais, invista em perfis no Instagram e Facebook, redes muito visuais e que podem ser uma ótima fonte de propaganda de seus serviços, trazendo fotos de projetos já realizados e ideias para eventuais novos clientes.

Ofertas e vantagens

As propagandas, em geral, visam chamar a atenção de possíveis clientes e criar uma sensação de necessidade de aquisição. O cliente precisa ter a ideia de que seu serviço é uma oportunidade, e ofertas são uma ótima forma para chamar atenção para os benefícios de seu serviço.

Mas, atenção: não crie falsas promoções. Se a intenção das promoções é destacar o quão vantajoso pode ser o seu negócio, uma falsa vantagem gera justamente o efeito oposto, podendo abalar a confiança na sua vidraçaria.

Agilidade no atendimento

Ao receber o contato de um possível cliente, especialmente pedidos de orçamentos, seja o mais rápido possível no retorno – a internet trouxe a necessidade de instantaneidade. Um retorno demorado abre espaço para dezenas de vidraceiros concorrentes e pode tirar uma boa oportunidade.

Em plataformas como o Whatsapp Business você pode deixar uma mensagem automática respondendo os primeiros contatos, o que já ajuda a dar um retorno ao cliente. Mas, não se prenda apenas às mensagens automáticas! O cliente precisa ter contato real com você para dar prosseguimento a um orçamento, por exemplo.

Por fim, seja organizado! Os clientes percebem quando um prestador de serviços é organizado ou não. Crie uma planilha com os clientes atendidos, verifique se todos os clientes tiveram retornos, se houveram perfis não respondidos, se é possível negociar preços e cobrir orçamentos de concorrentes… Brigue pelo seu cliente, afinal, todo mundo quer ser conquistado.

Indústria de vidros PKO do Brasil

Clareza e honestidade

O cliente não é bobo, e o acesso a informação torna essa relação ainda mais importante na hora da venda. Ganhe a confiança de seu cliente: isso pode agregar muito valor à imagem da vidraçaria.

Seja claro também. O cliente não é especialista em vidro, mas você deve ser. Demonstrar conhecimento e saber explicar os porquês de cada escolha é fundamental. Explique o que é norma técnica, porque o mais barato não vai garantir a segurança de sua família e quais os riscos de se optar pelo menor preço sem questionar a qualidade. Sem uma explicação clara o cliente usará apenas preço para decidir.

Seja o mais específico possível no orçamento, colocando em conta todos os materiais que serão utilizados. Inclusive, na visita, é interessante levar o modelo das peças que serão aplicadas para que o cliente entenda a qualidade do serviço final. Estes pequenos cuidados certamente farão sua vidraçaria vender mais.

Cumpra prazos

Se é importante ter clareza e honestidade na divulgação e na elaboração de orçamentos, é fundamental também cumprir o que é prometido, como os prazos. Poucas coisas são piores do que aquela obra que não acaba nunca.

O prazo da entrega da obra começa a contar a partir do momento em que você fechou o contrato com o cliente. Por isso, antecipe seus pedidos junto aos fornecedores em relação à ferragens, silicone, fixadores, kits e vidros. Qualquer problema com os seus fornecedores compromete a entrega da obra. Mostre comprometimento com o cliente e ofereça um prazo justo para ambos. Criar um prazo inatingível é ruim para você e para o cliente, podendo gerar frustrações de um lado e dores de cabeça em outro. Além disso, acelerar processos pode comprometer a qualidade da entrega, o que mancha a reputação da sua vidraçaria.

Com toda certeza: imagem vende

Clientes são bastante visuais e no setor vidreiro isso se ressalta! Então, tenha sempre à mão um mostruário dos seus produtos para que o cliente tenha opções que se encaixem na sua preferência. Além disso, tenha sempre que possível registros de obras semelhantes que possam ilustrar os desejos de seu cliente e afirmar a qualidade do seu serviço.

Sua imagem também importa. Seja profissional, invista em uniformes para sua equipe, tenha ferramentas adequadas e aplique procedimentos que passem credibilidade e confiança. 

Treine sua equipe para que tanto atendimento como execução sejam bem feitos. É fundamental que todos estejam alinhados com os padrões éticos e técnicos da sua empresa – um mau funcionário pode manchar a reputação da sua vidraçaria no mercado.

Divisória com Privacy Glass e projeção de imagem

Pós-venda eficiente

A melhor divulgação sempre vem de um cliente feliz! Seja um parceiro do seu cliente e, para isso, sempre dê garantia dos serviços e esteja preparado para atender eventuais emergências. Pode parecer difícil, mas acredite: para o cliente, perceber que pode confiar em seu negócio e que tem seus serviços à disposição quando mais precisa faz toda a diferença.

Um serviço que deixou boa impressão pode abrir diversas portas e gerar uma divulgação orgânica para sua vidraçaria, o famoso boca a boca. Por isso, é importante prestar um bom atendimento e estar em constante contato para que não se esqueçam de você e de sua empresa. Esse é o tipo de divulgação que não tem preço e não se compra – e, por isso, é o mais eficiente!

Conclusão

Após todas essas dicas você tem um caminho traçado para chegar aos clientes, ganhar a confiança deles e expandir cada vez mais o seu negócio. 

O mercado vidreiro é bastante competitivo e os clientes muito visam pelo preço final como ponto de decisão no momento da escolha e, por isso, alguns dos pontos discutidos, como a clareza, a confiança e a honestidade, são fundamentais para colocar sua vidraçaria na frente de outras – mesmo quando seu preço eventualmente não seja o menor.

Da instalação mais simples até a mais complexa, o cliente precisa entender que o seu trabalho pode agregar e entregar de diferencial em uma obra. Por que escolher o seu trabalho? Porque você provou que ele será melhor executado e entregue! 

Lembre-se também de sempre se atualizar. Ganhar o cliente é difícil, mantê-lo a médio e longo prazo é ainda mais complexo. Cada vez mais o setor vidreiro tem novas ferramentas, novos formatos e novos produtos precisam ser oferecidos. Vidraçarias com profissionais sempre atualizados, com serviços de ponta e com variedade largam na frente na disputa!

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