<strong>Envidraçamento de sacada: Conheça as regras e exigências para essas instalações</strong>
envidraçamento de sacada - regulamento - normas - vidraçaria - sacadas

Envidraçamento de sacada: Conheça as regras e exigências para essas instalações

  • Segurança
  • 13, março 2023
  • 3 min de leitura

O envidraçamento de sacada com certeza traz um aspecto mais sofisticado e moderno para um ambiente, além claro, de permitir a melhor utilização da luz natural. Mas saiba que é preciso seguir uma série de regras e exigências para a instalação.

É o que será explicado neste artigo. Falaremos um pouco sobre a legislação e também a regulamentação da ABNT. Boa leitura. 

Legislação sobre envidraçamento de sacada

Fazer o envidraçamento de sacada é um desejo de muitos moradores de apartamentos, já que, com a instalação, é possível ampliar uma sala, por exemplo, ou criar até mesmo um espaço gourmet.

Mas para que a instalação seja feita, é preciso seguir uma série de regras e uma delas é a lei nº 4.591/64. A Lei dos Condomínios trata de aspectos de convivência dos condôminos e também da padronização da fachada do prédio.

Por meio dela é regulamentado que as instalações não podem comprometer nem o padrão estabelecido pelo condomínio, nem afetar a valorização dos imóveis, por isso, antes de começar o projeto, é preciso consultar os regimentos onde o sistema será instalado.

O modelo do envidraçamento de sacada permitido para instalação pode ser a cortina de vidro retrátil, que permite uma abertura quase total do espaço ou utilizando caixilhos de alumínio, onde os vidros são fixos ou deslizantes, possibilitando a abertura parcial da varanda.

Regulamentação ABNT

A garantia de segurança do envidraçamento de sacada se dá por meio do que estabelece a Associação Brasileira de Normas Técnicas, que possui uma regulamentação específica para esse tipo de instalação, a NBR 16259.

Ela trata dos requisitos e métodos de ensaio para sistemas de envidraçamento de sacada e segui-la é o que assegurará o perfeito desempenho, sem comprometer a seguridade e estrutura do condomínio. O não cumprimento das normas e técnicas estabelecidas pela ABNT poderá causar sérios problemas à empresa responsável. 

Apenas dois tipos de vidro são permitidos para a instalação, o laminado e o temperado. Em caso de impacto, eles não irão estilhaçar, o que traz mais segurança ao usuário do produto e aos demais condôminos.

O peso de todo o sistema de envidraçamento de sacada também precisará ser calculado corretamente para evitar acidentes. Nesse cálculo, é preciso considerar dados da estrutura do prédio, o peso extra na área onde os painéis ficarão quando abertos e também a carga referente aos móveis que serão colocados no espaço.

A pressão do vento também precisa ser calculada, para que a empresa produza o vidro com a espessura correta e saiba a forma da ancoragem ideal para o sistema. É preciso que tanto o projeto quanto a instalação levem em conta o local da obra e a altura do apartamento.

Antes da instalação, é preciso realizar um teste ou ensaio. É testado a resistência à corrosão, fechamento e abertura, impactos e a simulação com a velocidade do vento. Se não houver problemas, o sistema estará aprovado para instalação.

A NBR 14718, também determina que sempre que o sistema de envidraçamento de sacada for feito sobre o guarda-corpo, quem o fabricou se torna o responsável.

 É necessário ART para envidraçamento de sacada?

O ART se trata de uma Anotação de Responsabilidade Técnica e o documento é emitido por um Engenheiro civil através do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), sendo obrigatório ao instalar o sistema de envidraçamento de sacada.

Possuir o ART se torna obrigatório para quem deseja ter uma varanda envidraçada, valendo tanto para os moradores ou proprietários dos apartamentos, quanto para a administração do condomínio.

O documento tem como objetivo assegurar que a instalação foi realizada conforme mandam a legislação e as normas técnicas. Além do ART, também existe o RRT, Registro de Responsabilidade Técnica, este emitido por um arquiteto através do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Aproveitar melhor um espaço, dando amplitude para o ambiente é o desejo de qualquer pessoa e com o envidraçamento de sacada é possível deixar o projeto com um ar mais modernista, mas lembre-se que a garantia da segurança e do melhor desempenho se dá pelo cumprimento das regras e normas técnicas, por isso fique atento a elas.

Existe uma variedade de vidros para segurança que podem ser especificados, de acordo com a necessidade do projeto do cliente. Mas será que esses vidros são realmente seguros? Confira esse artigo onde mostramos alguns testes de impacto feitos por nossa equipe nesse tipo de vidro.

Navegue por tópicos