Skip to main content

Envidraçamento de sacada: Conheça as regras e exigências para essas instalações

| web |

Envidraçamento de sacada: Conheça as regras e exigências para essas instalações

envidraçamento de sacada - regulamento - normas - vidraçaria - sacadas

O envidraçamento de sacada com certeza traz um aspecto mais sofisticado e moderno para um ambiente, além claro, de permitir a melhor utilização da luz natural. Mas saiba que é preciso seguir uma série de regras e exigências para a instalação.

É o que será explicado neste artigo. Falaremos um pouco sobre a legislação e também a regulamentação da ABNT. Boa leitura. 

Legislação sobre envidraçamento de sacada

Fazer o envidraçamento de sacada é um desejo de muitos moradores de apartamentos, já que, com a instalação, é possível ampliar uma sala, por exemplo, ou criar até mesmo um espaço gourmet.

Mas para que a instalação seja feita, é preciso seguir uma série de regras e uma delas é a lei nº 4.591/64. A Lei dos Condomínios trata de aspectos de convivência dos condôminos e também da padronização da fachada do prédio.

Por meio dela é regulamentado que as instalações não podem comprometer nem o padrão estabelecido pelo condomínio, nem afetar a valorização dos imóveis, por isso, antes de começar o projeto, é preciso consultar os regimentos onde o sistema será instalado.

O modelo do envidraçamento de sacada permitido para instalação pode ser a cortina de vidro retrátil, que permite uma abertura quase total do espaço ou utilizando caixilhos de alumínio, onde os vidros são fixos ou deslizantes, possibilitando a abertura parcial da varanda.

Regulamentação ABNT

A garantia de segurança do envidraçamento de sacada se dá por meio do que estabelece a Associação Brasileira de Normas Técnicas, que possui uma regulamentação específica para esse tipo de instalação, a NBR 16259.

Ela trata dos requisitos e métodos de ensaio para sistemas de envidraçamento de sacada e segui-la é o que assegurará o perfeito desempenho, sem comprometer a seguridade e estrutura do condomínio. O não cumprimento das normas e técnicas estabelecidas pela ABNT poderá causar sérios problemas à empresa responsável. 

Apenas dois tipos de vidro são permitidos para a instalação, o laminado e o temperado. Em caso de impacto, eles não irão estilhaçar, o que traz mais segurança ao usuário do produto e aos demais condôminos.

O peso de todo o sistema de envidraçamento de sacada também precisará ser calculado corretamente para evitar acidentes. Nesse cálculo, é preciso considerar dados da estrutura do prédio, o peso extra na área onde os painéis ficarão quando abertos e também a carga referente aos móveis que serão colocados no espaço.

A pressão do vento também precisa ser calculada, para que a empresa produza o vidro com a espessura correta e saiba a forma da ancoragem ideal para o sistema. É preciso que tanto o projeto quanto a instalação levem em conta o local da obra e a altura do apartamento.

Antes da instalação, é preciso realizar um teste ou ensaio. É testado a resistência à corrosão, fechamento e abertura, impactos e a simulação com a velocidade do vento. Se não houver problemas, o sistema estará aprovado para instalação.

A NBR 14718, também determina que sempre que o sistema de envidraçamento de sacada for feito sobre o guarda-corpo, quem o fabricou se torna o responsável.

 É necessário ART para envidraçamento de sacada?

O ART se trata de uma Anotação de Responsabilidade Técnica e o documento é emitido por um Engenheiro civil através do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), sendo obrigatório ao instalar o sistema de envidraçamento de sacada.

Possuir o ART se torna obrigatório para quem deseja ter uma varanda envidraçada, valendo tanto para os moradores ou proprietários dos apartamentos, quanto para a administração do condomínio.

O documento tem como objetivo assegurar que a instalação foi realizada conforme mandam a legislação e as normas técnicas. Além do ART, também existe o RRT, Registro de Responsabilidade Técnica, este emitido por um arquiteto através do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Aproveitar melhor um espaço, dando amplitude para o ambiente é o desejo de qualquer pessoa e com o envidraçamento de sacada é possível deixar o projeto com um ar mais modernista, mas lembre-se que a garantia da segurança e do melhor desempenho se dá pelo cumprimento das regras e normas técnicas, por isso fique atento a elas.

Existe uma variedade de vidros para segurança que podem ser especificados, de acordo com a necessidade do projeto do cliente. Mas será que esses vidros são realmente seguros? Confira esse artigo onde mostramos alguns testes de impacto feitos por nossa equipe nesse tipo de vidro.

[js-disqus]

Conteúdos Exclusivos

Preencha para receber conteúdos exclusivos da PKO do Brasil

  • Ao se cadastrar, você concorda com os Termos de Uso e Política de Privacidade. Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.
eBook

Como fotografar projetos de vidro e esquadria

Saiba escolher entre fotógrafo profissional X “faça você mesmo”, o que não deve ser feito, dicas de montagem, decoração e iluminação, aplicativos para editar fotos e como utilizar o Instagram.

WhatsApp