Entenda o que é poluição sonora e as suas consequências
Poluição sonora - O que é poluição sonora -

Entenda o que é poluição sonora e as suas consequências

  • Segurança
  • 20, junho 2023
  • 2 min de leitura

A poluição sonora é um problema crescente na sociedade, que afeta a qualidade de vida das pessoas, em diversas áreas. O excesso de ruído, seja ele proveniente de fontes industriais, veiculares, comerciais ou residenciais, pode ter consequências graves para a saúde e bem-estar das pessoas. Neste artigo, vamos explorar o que é poluição sonora, suas causas, riscos à saúde e a legislação relacionada ao tema no Brasil.

O que é poluição sonora?

A poluição sonora é caracterizada pela presença excessiva de sons indesejáveis e perturbadores no ambiente. Esses sons, que ultrapassam os limites de tolerância, podem ser originados de diversas fontes, como tráfego intenso, construções, atividades industriais, aparelhos eletrônicos, entre outros. A exposição constante a níveis elevados de ruído pode causar estresse, distúrbios do sono, problemas de concentração, irritabilidade e até mesmo perda auditiva.

Causas da poluição sonora

Existem várias causas para a poluição sonora nas áreas urbanas. O aumento do tráfego de veículos, o funcionamento de máquinas e equipamentos industriais, a ampliação de áreas comerciais e a utilização constante de aparelhos eletrônicos contribuem para o ruído excessivo. Além disso, a falta de planejamento urbano adequado e a ausência de isolamento acústico em construções são fatores que agravam o problema.

Riscos à saúde provocados pelos ruídos nas áreas urbanas

A exposição contínua a altos níveis de ruído pode ter efeitos negativos significativos para a saúde. Estudos mostram que o ruído excessivo está associado a problemas cardiovasculares, como hipertensão arterial e doenças do coração. Além disso, pode levar ao estresse crônico, distúrbios do sono, problemas de concentração, irritabilidade, perda de audição e até mesmo distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão. As crianças e idosos são especialmente vulneráveis aos efeitos da poluição sonora.

Legislação sobre poluição sonora no Brasil

No Brasil, existem leis e normas que visam controlar e minimizar os efeitos da poluição sonora. A Lei do Silêncio, também conhecida como Lei de Ruídos, estabelece os limites de emissão de ruídos em diferentes horários do dia e da noite. De acordo com a legislação, durante o dia, os níveis de ruído não devem ultrapassar 70 decibéis em áreas residenciais e 55 decibéis em áreas hospitalares. Durante a noite, esses limites são reduzidos para 60 e 50 decibéis, respectivamente. Além disso, as normas técnicas estabelecem critérios para o isolamento acústico em edifícios e a fiscalização do cumprimento das leis é de responsabilidade dos órgãos competentes.

Navegue por tópicos