Como ter uma gestão de compras eficiente em sua empresa de esquadria
Saber planejar corretamente os produtos que irá vender, prevendo sua saída e itens de estoque não tem sido um trabalho fácil. A chamada gestão de compras é fundamental para que as empresas de esquadrias ou serralherias se mantenham competitivas no mercado, tendo maiores possibilidades de negociação de preços.
Ao gerir melhor as compras de sua empresa, é possível ter mais vantagens junto ao fornecedor, no caso de grandes volumes de compras, obtendo uma relação melhor entre custo e benefício.
Confira algumas dicas que preparamos para que você tenha uma gestão de compras eficientes em sua empresa de esquadria ou serralheria.
O primeiro passo para conseguir uma gestão de estoque e compras eficiente é catalogar os produtos disponíveis para venda, organizando melhor o estoque e agilizando a procura por determinado item. Você pode criar códigos para cada tipo de vidro ou identificações próprias para as linhas de alumínio, por exemplo.
A partir do cadastro dos materiais, é preciso ter um planejamento com o registro de tudo o que foi comprado, o que foi vendido e o que restou em estoque. Esse controle é fundamental para entender como está o fluxo de vendas, quais materiais têm mais saída e o que está parado no estoque.
Você pode contar também com o uso de tecnologias nesse processo. Hoje, existem no mercado alguns softwares específicos para a gestão de compras, facilitando assim o monitoramento e acompanhamento dos processos. Podemos citar como exemplo os softwares da Nimbi, da OTK, da Sienge e da Saphira. Além deles, você pode criar também uma planilha em Excel para controlar esse processo.
Dados do portal Exame mostram que os sistemas de gestão de compras podem reunir vários fornecedores e realizar cotações, solicitar informações e comparar preços. Segundo Carlos Campos, sócio diretor da Nimbi, empresa especializada em soluções para a cadeia de suprimentos, “essas soluções ajudam a economizar até 30% em cada negociação, além de aumentar a produtividade da equipe de compras”.
O passo seguinte é fazer uma análise detalhada do fluxo de vendas, entendendo melhor os produtos que têm mais saída, quais não tem procura, os que sofrem sazonalidade e outras análises importantes.
Você precisa também saber questões sobre o armazenamento correto, se há algum prejuízo manter determinado produto em estoque.
Com essa análise, é possível criar: estratégias para vender os produtos com baixa saída, promoções específicas de saldão.
Com a análise pronta e as estratégias traçadas, é possível programar suas compras, criando calendários para fazer pedidos maiores de determinados produtos, mantendo em estoque apenas produtos com saída certa e também evitar aqueles que nenhum cliente quer.
As compras programadas são aliadas também no seu fluxo de caixa, já que você consegue melhores negociações de valores e a estimativa das datas de pagamentos.
Após todos esses passos, é preciso conhecer bem seus fornecedores. Uma boa relação, baseada na confiança, facilita os processos, tanto de negociação de valores quanto de entrega em menor prazos. Por isso, é importante verificar a credibilidade do fornecedor no mercado, entendendo a flexibilidade nas entregas e disponibilidade de produtos.
A gestão de compras e estoque reduz os desperdícios e afeta diretamente seu cliente. Por isso, é indispensável haver uma integração entre os dois setores, aumentando as oportunidades de negócio.
O especialista Carlos Campos, citado anteriormente, completa que é “necessário atacar onde estão os maiores gastos da indústria, e entre 60% e 70% de toda a receita é gasto em compras. Qualquer redução nessas aquisições é muito significativa para as companhias”.
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