Divisórias de vidro: vantagens, onde aplicar e qual vidro utilizar
Vidro polarizado como divisória de quarto e banheiro

Divisórias de vidro: vantagens, onde aplicar e qual vidro utilizar

  • EspecificaçãoProdutoQualidadeSegurançaTodas as Publicações
  • 26, outubro 2022
  • 4 min de leitura

A divisória de vidro tem ganhado cada vez mais destaque nos projetos de interiores. Além de delimitar o espaço, ela consegue integrar os ambientes e reforçar a circulação natural de uma forma simples e elegante – garantindo privacidade também. 

A divisória de vidro pode ser desenvolvida com diferentes tipos de vidros e até mesmo envolvida com películas decorativas, se for do agrado do cliente. A seguir, te contamos as vantagens da divisória de vidro, onde aplica-lá e, principalmente, qual o melhor tipo de vidro para utilizar.

Vantagens da divisória de vidro

Integrar os ambientes, ter privacidade e ainda não bloquear a luz natural dentro do espaço tem sido cada vez mais importante nos projetos de interiores. A divisória de vidro ganhou destaque e tornou-se uma opção viável e fundamental para delimitar os ambientes e, ao mesmo tempo, garantir uma certa intimidade para o usuário. 

As divisórias de vidro reforçam a sensação de expansão aos ambientes, uma vez que eles são conectados visualmente, mas não fisicamente. E, diferente de uma parede de alvenaria, o vidro possui uma espessura muito menor, assim, além da sofisticação, seu projeto ganha mais espaço para ser aproveitado.

Assim, suas principais vantagens são:

  • Permite que a luz natural circule pelo ambiente;
  • Amplia os espaços;
  • Contribui para a estética do ambiente;
  • Possível isolamento acústico (dependendo do vidro escolhido);
  • É moderno e funcional. 

Quais ambientes aplicar a divisória de vidro?

A divisória de vidro é versátil e, assim, é possível encaixar-se nos mais diversos estilos de ambientes. Importante, antes de tudo, ter em mente qual é o principal objetivo da divisória no projeto: circular a luz natural? Isolamento acústico? Integrar os ambientes?

Tendo essas respostas, fica mais fácil decidir qual ambiente a divisória de vidro será vantajosa. Os ambientes mais comuns e ideais para utilizar divisória de vidro são:

  • Salas de reunião em empresa;
  • Apartamentos pequenos; 
  • Separar a cozinha da lavanderia;
  • Delimitar o chuveiro do restante do banheiro;
  • Varanda.
Sala de Espera com vidro Privacy Glass

Qual o melhor tipo de vidro para utilizar?

A divisória de vidro pode ser composta por placas de vidro com diferentes tecnologias e características – independente do espaço em que ela for montada. A seguir, te mostramos as melhores opções do mercado para o seu projeto.

Vidro laminado

O vidro laminado é um dos tipos de vidro mais utilizados em divisórias. Sua composição – feita a partir de um processo de calor e pressão que une duas ou mais chapas de vidros a uma película de PVB – garante resistência à estrutura e proteção aos usuários, pois em caso de quebra acidental, os fragmentos ficam presos à película, evitando a queda, mas também oferece a segurança patrimonial, pois mantém o vão íntegro até a troca do vidro.

Vidro temperado-laminado

Apesar do vidro temperado ainda ser bastante utilizado, muito por conta do seu custo mais baixo, o temperado-laminado diminui ainda mais os riscos de um acidente. 

A PKO do Brasil apresenta a opção de Vidro Temperado-Laminado que alia os benefícios destes dois vidros, podendo ser uma opção interessante para ser aplicada na divisória de vidro, uma vez que ele ​​reduz os riscos de acidentes causados pela quebra, devido à sua característica de manter os fragmentos de vidro presos ao PVB.

Vidro acústico

Amortecer as vibrações sonoras no vidro é a principal característica desse vidro, assim, é perfeito para aplicar em divisórias de escritórios, salas de reunião, estúdios e hospitais. 

A definição de qual das soluções será utilizada, bem como a espessura da composição de vidros, será determinada pelo nível de ruído que se pretende isolar e sua frequência.

Vidro Acústico

Vidro insulado

A divisória de vidro duplo – ou vidro insulado – é alternativa para amplificar os benefícios da divisória, uma vez que sua estrutura garante vantagens como conforto térmico e acústico. Também existe a opção do vidro ser insulado com persiana, agregando ainda mais valor no quesito privacidade.

Algumas exclusividades da PKO do Brasil é oferecer aos clientes um vidro insulado triplo e vidro insulado defasado em até quatro lados. O processamento pode ser feito em diferentes medidas e larguras de perfis, em qualquer sequência.

A PKO ainda produz os vidros insulados em conformidade com a norma técnica recém-publicada, a ABNT NBR 16015.

Vidro polarizado

O vidro polarizado PKO Privacy Glass representa o equilíbrio entre a privacidade e a entrada de luz nos ambientes. Isso porque utiliza uma tecnologia revolucionária que transforma o vidro de cor branca translúcida em incolor, apenas ao apertar um botão. O acionamento do smart glass pode ser através de um interruptor, celular ou até mesmo pela voz.

A PKO do Brasil disponibiliza o Privacy Glass tanto no vidro extra clear quanto no vidro incolor, um diferencial que permite ao cliente escolher pela solução mais adequada a cada projeto. E, claro, sob consulta também é possível que o Privacy Glass seja aderido em outros tipos de vidro, como cinza, verde ou até mesmo o refletivo – tudo de acordo com a necessidade do cliente.

Ainda restaram dúvidas sobre qual vidro aplicar no projeto do seu cliente? Fale com nossa equipe técnica através do e-mail [email protected].

Navegue por tópicos