Descubra a importância de agregar valor ao produto da empresa de esquadria ou serralheria
Descubra a importância de agregar valor ao produto da sua vidraçaria

Descubra a importância de agregar valor ao produto da sua vidraçaria | Universo Transparente

  • GestãoVendas
  • 24, fevereiro 2017
  • 3 min de leitura

Agregar valor ao produto pode render melhores resultados 

Saber como agregar valor ao produto é uma das dúvidas de muitos empresários que precisam diferenciar sua marca dentre os concorrentes. Uma das estratégias que tem tido bons resultados no mercado de vidros é fazer estudos comparativos do custo-benefício dos produtos especiais, mostrando a seu cliente o porquê de investir em produtos com maior valor agregado.

Agregar não é cobrar um valor maior do que seus concorrentes ou investir em mídias para sua empresa de esquadrias ou serralheria se destacar frente à concorrência. Quando falamos em agregar valor, significa  ressaltar as qualidades e características principais do produto de modo que o cliente perceba a relevância da sua escolha por materiais mais especiais.

Para agregar valor e resultados aos seus negócios é preciso dedicação e vontade de se diferenciar no mercado, construindo uma boa reputação e credibilidade perante seus clientes e potenciais. Confira a seguir as principais dicas sobre o assunto:

A concorrência no mercado vidreiro

A competitividade no mercado é bem acirrada e para se diferenciar, será necessário entender melhor do produto que deseja ter como “especial” e saber passar para o cliente os benefícios que ele terá. Sua empresa de esquadrias ou serralheria precisa pesquisar também quais as novidades que existem no mercado e de que modo elas podem contribuir com sua estratégia. Busque fornecedores que te dão esse respaldo, alimentando-o com as informações sobre o material e também os atualizando sobre as inovações, como por exemplo, empresas que fornecem treinamentos de produtos para seus clientes.

O conhecimento dos clientes e suas necessidades

Antes de traçar preços e escolher qual ou quais produtos receberão a estratégia para uma abordagem de valor agregado, será fundamental conhecer quais as necessidades, hábitos, vontades e valores de seu cliente. Isso será necessário para que os esforços e otimização de gastos sejam direcionados para o que de fato traga resultados.

Para entender melhor esse cenário, você pode fazer uma pesquisa junto à equipe de vendas, que tem um relacionamento mais próximo com esses clientes ou criar formulários digitais, que facilitam a compilação das respostas.

A diferenciação dos produtos

Após conhecer melhor o que seus clientes esperam, você precisa escolher o produto que terá mais valor agregado e levantar todas as informações possíveis sobre ele, desde as especificações técnicas, os processos produtivos, os diferenciais e os valores possíveis de negociação.

O auxílio de materiais, como dados comparativos de desempenho e amostras que mostrem o produto como sendo único e pensado especialmente para clientes diferenciados ajudará no processo de convencimento desses valores junto ao consumidor.

Um exemplo simples pode ser a oferta de  uma janela de vidro, com esquadrias de alumínio especiais, ou uma linha mais sofisticada, e dentre os tipos de vidro existentes, você pode ofertar, por exemplo, o laminado da Linha Habitat, que agrega conforto térmico ao ambiente, segurança, devido a laminação, e estética, pela aparência do vidro.

As formas de agregar valor aos seus produtos

Você pode agregar valor ao seu produto pelo uso de tecnologias diferenciais que são empregadas na matéria-prima ou durante o processo produtivo, que trarão assim vantagens extras ao cliente, como a possibilidade de um vidro mais resistente, mais seguro, autolimpante, entre outras possibilidades.

Outra possibilidade é oferecer serviços junto ao produto, como apoio técnico, mão de obra especializada para instalação, consultoria no momento do projeto, entre outros.

A análise do custo-benefício para o cliente também é etapa importante no processo de agregar valor a um produto. O cliente precisa saber se todos esses benefícios valem a pena para desembolsar um valor mais alto. Você precisa mostrar dados de quanto tempo ele terá esse retorno do investimento. Assim, você mostra a solução das necessidades dele.

Por exemplo você precisa falar que ao usar um vidro de controle solar, ele investirá mais x% em relação ao vidro comum, que será pago em X anos com a economia de energia elétrica pelo uso do ar condicionado.

Somente com todos os argumentos na ponta da língua será possível convencer o cliente a escolher um produto de valor agregado que você oferece.

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