Como ficar à frente da concorrência sem precisar abaixar os preços?

Como ficar à frente da concorrência sem precisar abaixar os preços? | Universo Transparente

  • GestãoVendas
  • 5, junho 2017
  • 2 min de leitura

Aprenda as melhores estratégias para se destacar frente à concorrência

No momento de apresentar uma diferenciação, muitas vidraçarias  pensam em mexer no preço, mas se esquecem de pensar na construção de valor dos produtos. Com a concorrência cada vez mais acirrada, abaixar os preços é a solução mais fácil e rápida, porém existe uma grande vulnerabilidade nessa prática.

Isso ocorre, pois, seus concorrentes podem apresentar um preço mais baixo que o seu. E aí? Como se diferenciar? A resposta para isso é: agregar valor aos seus produtos e serviços.

Agregar valor é mostrar benefícios

O cliente que conhece os benefícios de determinados tipos de vidro ou esquadria, por exemplo, conseguem ter uma percepção de maior valor agregado.

O preço entra como um desses benefícios, mas não pode pautar toda sua estratégia de vendas. Por isso, elencamos algumas estratégias que você pode adotar em sua vidraçaria, saindo na frente da concorrência e sem precisar mexer no preço. Confira:

1. Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo para agregar valor aos seus produtos é estudar o mercado e entender melhor como ele funciona. Para sua vidraçaria é preciso entender melhor o mercado de vidros e de esquadrias de alumínio, PVC e madeira.

É importante considerar variáveis como produtos mais procurados, quais os pontos que os clientes mais prezam na relação, a média de preço praticada, a distribuição e mão de obra envolvidas, entre outros aspectos.

2. Analise seus concorrentes

Saber quem é seu concorrente é fundamental para traçar uma estratégia. Normalmente, cada empresa possui um, dois ou três concorrentes diretos e que realmente impactam nas vendas. Por isso, analise a estratégia adotada por cada um deles, como preço, promoções, prazos e qualidade.

Com essa análise, você conseguirá ter mais conhecimentos para montar uma estratégia efetiva e que te auxilie a sair na frente da concorrência.

3. Melhore a qualidade de seu serviço

Com a análise de mercado e concorrência realizadas, é preciso melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. Nesta etapa, é preciso arrumar a casa, ou seja, otimizar os processos produtivo, de atendimento e pós-vendas. Lembre-se de aplicar os problemas que você enxergou na análise e tente melhorar a qualidade de sua empresa, principalmente nesses aspectos.

Vamos supor que na pesquisa de mercado você percebeu que os clientes reclamam em relação ao prazo de entrega dos produtos. Já na análise de concorrência, você percebeu que os prazos do concorrente são menores que o seu. Neste caso, você precisa entender melhor seu processo para reduzir esse prazo e entregar um resultado melhor ao cliente.

4. Invista em Marketing

O Marketing é um importante aliado das vendas, pois é responsável por criar apresentações diferenciadas e auxiliar no momento de o cliente perceber os benefícios ao fechar negócio com sua vidraçaria.

Um exemplo prático é criar um folheto explicativo de uma janela de vidro com esquadrias especiais. No material é possível explicar as vantagens de comprar a janela, o que ela terá de impacto no dia a dia, qual o custo-benefício e outras informações pertinentes que auxiliarão o cliente a ter preferência por sua empresa.

5. Crie uma Estratégia de Sucesso

Agora é o momento de criar uma estratégia que atenda aos anseios do mercado por meio dos seus produtos. Aqui é fundamental que você tenha o objetivo de não apenas baixar o valor de seu produto para manter-se competitivo, mas sim mostrar todos os diferenciais de sua empresa frente a concorrência.
Seja persistente e mostre seus benefícios. Lembre-se, porém, que, após a primeira venda, você precisa fidelizar seus clientes. Confira esse post sobre fidelização.

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