Aprenda as melhores estratégias para se destacar frente à concorrência
No momento de apresentar uma diferenciação, muitas vidraçarias pensam em mexer no preço, mas se esquecem de pensar na construção de valor dos produtos. Com a concorrência cada vez mais acirrada, abaixar os preços é a solução mais fácil e rápida, porém existe uma grande vulnerabilidade nessa prática.
Isso ocorre, pois, seus concorrentes podem apresentar um preço mais baixo que o seu. E aí? Como se diferenciar? A resposta para isso é: agregar valor aos seus produtos e serviços.
O cliente que conhece os benefícios de determinados tipos de vidro ou esquadria, por exemplo, conseguem ter uma percepção de maior valor agregado.
O primeiro passo para agregar valor aos seus produtos é estudar o mercado e entender melhor como ele funciona. Para sua vidraçaria é preciso entender melhor o mercado de vidros e de esquadrias de alumínio, PVC e madeira.
É importante considerar variáveis como produtos mais procurados, quais os pontos que os clientes mais prezam na relação, a média de preço praticada, a distribuição e mão de obra envolvidas, entre outros aspectos.
Saber quem é seu concorrente é fundamental para traçar uma estratégia. Normalmente, cada empresa possui um, dois ou três concorrentes diretos e que realmente impactam nas vendas. Por isso, analise a estratégia adotada por cada um deles, como preço, promoções, prazos e qualidade.
Com essa análise, você conseguirá ter mais conhecimentos para montar uma estratégia efetiva e que te auxilie a sair na frente da concorrência.
Com a análise de mercado e concorrência realizadas, é preciso melhorar a qualidade de seus produtos e serviços. Nesta etapa, é preciso arrumar a casa, ou seja, otimizar os processos produtivo, de atendimento e pós-vendas. Lembre-se de aplicar os problemas que você enxergou na análise e tente melhorar a qualidade de sua empresa, principalmente nesses aspectos.
Vamos supor que na pesquisa de mercado você percebeu que os clientes reclamam em relação ao prazo de entrega dos produtos. Já na análise de concorrência, você percebeu que os prazos do concorrente são menores que o seu. Neste caso, você precisa entender melhor seu processo para reduzir esse prazo e entregar um resultado melhor ao cliente.
O Marketing é um importante aliado das vendas, pois é responsável por criar apresentações diferenciadas e auxiliar no momento de o cliente perceber os benefícios ao fechar negócio com sua vidraçaria.
Um exemplo prático é criar um folheto explicativo de uma janela de vidro com esquadrias especiais. No material é possível explicar as vantagens de comprar a janela, o que ela terá de impacto no dia a dia, qual o custo-benefício e outras informações pertinentes que auxiliarão o cliente a ter preferência por sua empresa.
Agora é o momento de criar uma estratégia que atenda aos anseios do mercado por meio dos seus produtos. Aqui é fundamental que você tenha o objetivo de não apenas baixar o valor de seu produto para manter-se competitivo, mas sim mostrar todos os diferenciais de sua empresa frente a concorrência.
Seja persistente e mostre seus benefícios. Lembre-se, porém, que, após a primeira venda, você precisa fidelizar seus clientes. Confira esse post sobre fidelização.