Certificações ambientais: 5 selos essenciais para edificações
Certificações ambientais - Selos verdes - Certificações sustentáveis - edificações sustentáveis

Certificações ambientais: 5 selos essenciais para edificações

  • Qualidade
  • 19, agosto 2024
  • 2 min de leitura

As certificações ambientais podem transformar completamente a maneira como você constrói e opera seus projetos.

Imagine um espaço que não só valoriza as questões sustentáveis, mas também proporciona economia e bem-estar para seus ocupantes. Isso é possível quando falamos de certificações ambientais! 

O que são certificações ambientais?

Certificações ambientais são reconhecimentos formalizados que indicam quando produtos, empresas, processos ou serviços estão em conformidade com normas pré-estabelecidas para a preservação ambiental.

Quando o assunto são edifícios, as certificações ambientais mais relevantes vêm como uma forma de avaliar e reconhecer práticas de construção sustentável que diminuem o impacto ambiental e promovem o bem-estar dos ocupantes.

Importância das certificações ambientais para as edificações

Ao cumprir com os requisitos e critérios estabelecidos pelas certificações, os edifícios podem otimizar a eficiência energética dos seus sistemas, minimizar o uso dos recursos naturais e melhorar a qualidade ambiental dos espaços internos.

Nesse sentido, o investimento em certificações ambientais pode reduzir os custos operacionais e contribuir como estratégia para valorização do empreendimento.

Principais certificações ambientais para projetos verdes

Vamos conhecer agora algumas das principais certificações ambientais que podem transformar seu projeto em um exemplo de sustentabilidade. Veja quais são!

Certificação LEED

A Certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma das certificações ambientais mais reconhecidas internacionalmente. Criada pelo U.S. Green Building Council (USGBC), ela avalia desde o terreno de implantação do edifício, a eficiência dos sistemas de água e energia e a qualidade ambiental interna. 

Separamos tudo o que você precisa saber sobre essa certificação ambiental neste artigo, clique aqui e confira! 

Certificação AQUA

A Certificação AQUA-HQE™ (Alta Qualidade Ambiental) é a adaptação brasileira da francesa HQE™ (Haute Qualité Environnementale). Aplicada exclusivamente pela Fundação Vanzolini, ela avalia o desempenho ambiental de edificações em 14 categorias, como: 

  • Gestão do projeto;
  • Qualidade ambiental do edifício;
  • Eficiência energética;
  • Conservação de recursos naturais;
  • Condições de conforto e saúde dos usuários,
  • Entre outras.

Certificação WELL™

A Certificação WELL™ coloca a saúde e o bem-estar dos ocupantes no centro das atenções. Desenvolvida pelo International WELL Building Institute (IWBI), ela avalia a qualidade dos recursos essenciais à vida como o ar, água e luz, o incentivo a boa nutrição, o conforto ambiental dos espaços internos, e a influência do edifício e de políticas operacionais na promoção da saúde mental de seus ocupantes.

Certificação EDGE

A Certificação EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies) é promovida pela International Finance Corporation (IFC). Voltada para mercados emergentes, ela exige que os edifícios sejam pelo menos 20% mais eficientes em termos de energia, água e materiais. 

O processo de certificação EDGE é rápido e acessível, totalmente online, indicado para projetos com recursos limitados.

Certificação PBE Edifica

A Certificação PBE Edifica é 100% nacional e faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE). Ela classifica a eficiência energética de edificações comerciais, públicas e residenciais em uma escala de A (mais eficiente) à E (menos eficiente) e considera aspectos para otimizar o desempenho térmico, o sistema de iluminação e de climatização.

Se você deseja entender mais afundo sobre alguma dessas certificações, clique aqui e saiba como!

‌Conclusão

Edifícios com certificados ambientais recebem a chancela de terceira parte por um órgão certificador que atesta a melhoria de seus sistemas, conferindo-lhes credibilidade e reconhecimento no mercado.  

Caso o foco do seu empreendimento seja a sustentabilidade e a eficiência energética, o vidro de controle solar é uma alternativa viável. Confira nosso texto sobre o tema aqui!

Navegue por tópicos