Se você é proprietário ou desenvolvedor de edifícios, o primeiro passo para elevar o nível da sua construção é conhecer a certificação WELL.
A certificação WELL avalia o desempenho das construções em termos de sustentabilidade, saúde e bem-estar. Continue lendo para saber mais!
Desenvolvida pelo International WELL Building Institute (IWBI), a certificação WELL é um padrão de avaliação internacional que identifica edifícios construídos para apoiar a saúde e o bem-estar dos usuários.
Adaptando-se a diferentes tipos de projetos e locais, é uma norma que evolui continuamente em resposta às mudanças na saúde pública. Os níveis da certificação variam entre Bronze, Silver, Gold e Platinum.
A primeira etapa do processo de certificação WELL é registrar o projeto na plataforma online, fornecendo informações básicas sobre a área do projeto, os usos pretendidos, e escolhendo o sistema de certificação – para o edifício inteiro ou apenas para as áreas administradas pelo condomínio.
Uma vez aceita a candidatura, o edifício passa por um processo de avaliação que segue os critérios WELL, estes que incluem inspeções no espaço, análises documentais e testes de performance.
A certificação WELL pode ser aplicada a diversos tipos de instalações como propriedades comerciais, residenciais, corporativas, de saúde, entre outras. É válida tanto para novas construções ou já existentes.
Dividida em 10 conceitos principais, a certificação WELL aborda aspectos do ambiente construído que influenciam a saúde humana. São eles:
Os benefícios oferecidos pela certificação WELL aplicam-se tanto ao proprietário do edifício quanto àqueles que utilizam o espaço diariamente. Veja quais são!
Ambientes com esta certificação apresentam melhoria na qualidade do ar interno, no conforto visual e térmico dos usuários, que impactam diretamente no aumento da capacidade de concentração e performance dos ocupantes.
Um ambiente saudável reduz o risco de doenças e afastamentos por problemas de saúde, diminuindo os custos com assistência médica e substituições temporárias.
Enquanto as empresas conseguem atrair e reter talentos, os proprietários residenciais veem maior demanda por unidades que promovem o bem-estar.
Isso ocorre porque ambientes de trabalho confortáveis aumentam a satisfação e a lealdade dos funcionários, enquanto moradores valorizam um lar que prioriza sua saúde e conforto.
A certificação WELL incorpora práticas sustentáveis que beneficiam a todos, como o uso de materiais não tóxicos, a qualidade do ar e da água, e a otimização no uso de recursos naturais como a iluminação natural, onde o vidro tem papel fundamental. Esteja atento a transmissão luminosa mínima requerida: 40%!
Funcionários e moradores se sentem valorizados ao encontrar um local que atenda aos padrões globais de saúde e bem-estar, o que tende a aumentar a moral e o orgulho de pertencer à comunidade ou empresa.
À medida que mais organizações reconhecem a importância de ambientes saudáveis, a certificação WELL se destaca como um padrão essencial para o desenvolvimento de projetos centrados no ser humano.
Mas quando se trata do bem-estar humano, o material utilizado também é um elemento a ser pesado na balança.
O vidro de controle solar, por exemplo, é ideal para controle térmico e visual e proteção contra os raios UV, que estão diretamente relacionados a melhor qualidade de vida – um resultado do conforto térmico, aproveitamento da luz natural e conforto visual.
Leia nosso artigo sobre o vidro de controle solar e veja qual o impacto que ele tem no seu projeto, clique aqui!