Vidraçarias e empresas de esquadrias investem cada vez mais em relacionamento e rapidez com o cliente. São inovações que, além de satisfazer as necessidades de cada projeto, se destacam em comparação à concorrência pela otimização de tempo em finalizar o processo de reformas e instalações.
O cumprimento dos prazos de entrega, assim como a instalação adequada, o transporte da peça e o valor final não são mais vistos como diferenciais, hoje são pré-requisitos.
Ou seja, saber como apresentar a melhor opção de tempo de instalação de vidros e esquadrias para seus clientes e cumpri-lo no prazo pode representar uma procura maior por seu negócio, possibilitando um aumento no lucro final.
Não construir um planejamento adequado para as entregas é permitir uma série de insatisfações da clientela quanto aos serviços oferecidos por sua equipe. Atrasos na entrega da obra geram problemas e falhas para ambas as partes. Não à toa, assim como a qualidade dos produtos é essencial para construir uma boa imagem, o cumprimento da entrega também é indispensável para o seu sucesso no segmento.
Pensando nisso, elaboramos uma série de ideias para melhorar seus processos internos e oferecer prazos mais atrativos (e reais) aos consumidores!
Neste guia, você encontrará 10 dicas:
Conforme citamos, atrasos nunca são vistos com bons olhos e comprometem toda a experiência de quem contrata os seus serviços, gerando grandes insatisfações. Então, para que nada fuja do prometido, nosso principal conselho é seguir este passo a passo com atenção.
O primeiro tópico a ser colocado em prática para reduzir o tempo de instalação de vidros e esquadrias é organizar e catalogar todos os processos de sua empresa. E, para que todo o mecanismo funcione, uma equipe qualificada é indispensável.
Uma dica para os profissionais da área é entender as necessidades de cada cliente. Muitas vezes, por exemplo, será preciso o apoio de transportadoras para agilizar os prazos de entrega e com uma organização prévia, você já terá alguns contatos parceiros para a função.
Após o planejamento será preciso coordenar a maneira de distribuir as cargas, monitorar as entregas e acompanhar o serviço, evitando problemas que podem surgir e atrasar o resultado final.
Após organizar as etapas de forma singular, como vimos no item anterior, o passo agora é criar um cronograma. Nesta listagem deve conter todas as tarefas que serão executadas e a ordem em que devem ser colocadas em prática.
Essas ações precisam ser seguidas à risca para que você e sua equipe consigam diminuir ao máximo os possíveis imprevistos que podem surgir ao longo dos projetos.
Ao apresentar o projeto e orçamento ao cliente já é esperado que todos os itens necessários para a reforma e instalação estejam pré definidos e – de preferência – à disposição. Ou seja, ferramentas e outros equipamentos devem estar comprados.
Para um controle maior de estoque, a ideia é organizar os acessórios por obra, assim gerindo os números necessários de peças para que todas as obras sejam entregues no prazo.
Outra dica eficaz para o monitoramento e disponibilidade de artigos é traçar uma análise de quais produtos tem mais saída e sempre mantê-los em maior porcentagem no estoque.
A logística de compras de matéria-prima é indispensável para oferecer ao cliente prazos menores e mais atrativos. A fim de aperfeiçoar e agilizar o processo, a empresa pode contar com a tecnologia para a função. Há diversas opções de programas que podem realizar o controle de estoque e a necessidade de compras de forma automatizada e padronizada.
Aqui, você deve partir do princípio que quanto mais sucinta a obra, menor será o tempo gasto com a construção. Para simplificar os procedimentos, opte por métodos mais ágeis: linhas de montagem em série e processos com pré-fabricação que diminuem o passo a passo no local.
Ao utilizar técnicas de montagem prévia, sua equipe otimiza o tempo na obra e entrega a instalação com mais eficiência e prazos em dia.
A fim de evitar ser deixado na mão por empresas parceiras e fornecedores – o que desencadearia uma série de empecilhos no projeto e problemas com o cliente – escolha aqueles que apresentam uma boa estrutura, alta capacidade de produção e prazos mais flexíveis para pedidos.
Assim como falamos dos métodos mais ágeis, alguns equipamentos também podem aprimorar os processos. Você deve ter em mente que qualquer benefício que diminua o tempo de serviço – sem perda na qualidade final – pode ser colocado em prática!
Logo, se reduz o período de serviços, também otimiza os gastos – assim configurando-se como um ótimo investimento para sua vidraçaria ou empresa de esquadrias.
Caso não seja viável possuir uma série de equipamentos, já que alguns são usados com baixa frequência, há a opção de alugá-los de acordo com a demanda de suas atividades.
A visita técnica serve para conhecer o local e as necessidades do cliente. Entender o que ele deseja para o ambiente e orientá-lo de forma mais prática diretamente do local. Além de já apresentar algumas soluções e coletar informações como dimensões e processos de instalações.
Logo após a visita, sua equipe terá um cenário mais exato para apresentar uma proposta e orçamentos com os custos e prazos detalhados.
O momento também é ótimo para construir uma relação com o consumidor.
Conversar com o cliente a respeito da preparação e organização do ambiente da instalação também ajuda a economizar tempo no processo de obra – seja ela grande ou pequena. Um local bem estruturado para a mudança permite que a equipe realize o serviço com mais produtividade, facilitando no cumprimento do prazo de entrega.
O transporte é uma etapa importante do processo de instalação – necessitando de segurança no embarque e desembarque das peças – e que se bem executada ajuda a diminuir o tempo de entrega. Para isso, sua empresa deve contar com uma equipe qualificada para a função!
A contratação de uma equipe terceirizada parece uma ótima opção, mas também pode representar mais gastos que o necessário. Além disso, conhecer os funcionários e ter a certeza de que sabem manusear o produto, faz toda a diferença para evitar riscos no processo.
Ao ter um equipe fixa e veículos especializados disponíveis em sua empresa, há menos desperdício de tempo e mais agilidade no prazo.
Mesmo seguindo um cronograma à risca ou tendo todas as etapas organizadas, empecilhos podem sempre acontecer. Por essa razão, é importante tê-los em mente e não prometer prazos justos aos clientes sem levar em conta possíveis imprevistos.
Ao encaminhar o plano de projeto, as datas de instalação e a entrega ao consumidor, considere situações como por exemplo o atraso de fornecedores, desfalque na equipe por motivos pessoais dos funcionários, problemas com o transporte e questões climáticas que podem paralisar a obra.
Após este artigo, você já está ciente de todos os passos que pode colocar em prática em sua empresa e que ajudarão a cumprir os prazos de entrega e instalações de vidros e esquadrias. Agora é com você, construa e mantenha uma ótima imagem com os seus clientes!