A medida em que o mundo muda, novas tecnologias vão aparecendo para facilitar a vida das pessoas, e na indústria não é diferente.
Estamos vivendo uma nova era, que traz ao mercado a oportunidade de desenvolvimento chamada indústria 4.0, conhecida pela integração entre sistemas, máquinas e pessoas.
A Indústria 4.0 leva esse nome por ser considerada a quarta revolução industrial, utilizando-se de novas tecnologias, que funcionam de maneira integrada para contribuir com processos e gerar mais lucros às empresas.
Apesar de ser um conceito novo, a longo prazo esse avanço trará uma mudança natural no modelo de negócios e quem não se adaptar ficará para trás com processos ultrapassados e desperdício de recursos.
Por outro lado, quem se encaixar nesse novo conceito, trabalhará com mais agilidade e eficiência.
A Indústria 4.0 caracteriza-se pela automação de tarefas e controle das informações já que ficam armazenadas na nuvem, essa integração permite a coleta e troca de dados entre eles.
A Indústria 4.0 trará muitas mudanças para o modelo de negócio que conhecemos hoje, a tecnologia e a inovação em breve farão parte da rotina das empresas de qualquer ramo de atividade que se interessem em crescer no mercado.
Apesar do desenvolvimento da Indústria 4.0 ser fundamental para a competitividade das empresas nos mercados internos e externos, essa transição acontecerá de maneira gradual e dependerá de fatores econômicos e estratégicos, além da capacitação tecnológica industrial presente em cada país.
Quando falamos da Indústria 4.0 no setor vidreiro, vale ressaltar que caso as empresas não tenham maquinários automatizados e softwares para gerenciar processos, terão que se adaptar, e para isso ter um plano empresarial a longo prazo com análise de investimento é de suma importância.
Vale ressaltar que para um equipamento ser considerado 4.0, é necessário que atenda diversos fatores.
Mas os benefícios não são apenas para a indústria, o consumidor também sairá na vantagem por ter mais produtos personalizados, de melhor quantidade, com um custo menor e prazo de entrega reduzido.
Há também alguns pontos negativos a serem considerados, como o uso da inteligência artificial da forma errada e a espionagem industrial.
Apesar de essas novas tecnologias ainda parecerem distantes para a maioria das empresas, principalmente por conta dessa transição entre o físico e o digital, é inevitável que hora ou outra aconteça e indispensável que estejamos todos preparados.